--- Na sessão de ontem o Ver. Ricardo (Toco) relatou que os comerciantes da Rua Coronel estão querendo propor uma remodelação nas calçadas para que haja aumento nas vagas de estacionamento, com a retirada dos chamados "dentes" onde estão as floreiras e os bancos, estreitamento da via de trânsito (leito carroçável) apenas para trânsito de 1 veículo, estacionamento liberado para os dois lados e alargamento das calçadas.
* No desenho acima, apenas um esboço sem qualquer escala, como é hoje. No desenho abaixo, se eu entendi direito, é como ele deu a sugestão e explicou ontem.
Pelas medidas: das calçadas, da rua e das " ilhas ", a solução é simples.....basta empurrar os prédios uns 2 metros para trás....kkkkk.
ResponderExcluirGrande
Cabeças de vento, (shit Heads) o que temos que fazer é: Retirar os dentes de um lado primeiro e proibir o estacionamento neste mesmo lado. Num outro passo (no futuro pode ser daqui a um dois ou cinco anos) retiram-se os dentes do outro lado e proibisse o estacionamento naquele lado também. Isto e o que o poder publico tem que fazer, não o que os comerciantes querem, mas o que tem que ser feito. Afinal o que é mais importante, o que os comerciantes daquela rua querem ou o que o resta cidade quer? Em minha opinião deveriam proibir já o estacionamento dos dois lados e deixar o transito fluir normalmente como pede o povo que usa aquela via. Os comerciantes que se danem, somos a maioria, somos aqueles que colocaram os políticos no poder, não os comerciantes. Via publica não existe para ser estacionamento de comerciante algum, via publica existe para transito livre, desimpedido e sem congestionamentos. Se os comerciantes precisam de estacionamento que paguem por um como já se faz em vários comércios locais. Nós o povo, não podemos permitir que uma minoria de comerciantes tenha estacionamento grátis as nossas custas e agravos. Somos os verdadeiros donos das vias publicas não os comerciantes. Edison...
ResponderExcluirLegal!! Gostei..
ResponderExcluirGostei da proposta do Toco.
ResponderExcluirO mais correto a ser feito é retirar as vagas de estacionamento dos dois lados e aumentar a largura da calçada de forma contínua, deixando apenas alguns espaços de estacionamento para carga e descarga.
ResponderExcluirObserva-se aos finais de semana que onde não há os “dentes” da calçada não é possível caminhar devido ao grande fluxo de pessoas.
Sem contar que o estacionamento de carros congestiona ainda mais a rua que já tem um grande fluxo de carros.
Os comerciantes muitas vezes pensam mais naquilo que é mais cômodo para eles do que naquilo que é melhor para a cidade e para o turismo.
Outra sugestão à prefeitura para embelezar a cidade é fazer um projeto de enterramento dos fios da rua coronel e da rua 7 de setembro.
Obs: Diminuir o espaço do pedestre é retroceder na mobilidade urbana, ainda mais em uma cidade turística que tem um grande fluxo de pedestres.
O problema da coronel não pode ser analisado pontualmente. A cidade não é só a coronel.
ResponderExcluirO que me parece mais adequado seria a prefeitura ter uma equipe PERMANENTE de técnicos para estudar questões de mobilidade urbana e propor soluções globais e não pontuais.
Soluções pontuais normalmente resolvem um problema e criam outros dez.
A ideia proposta tem grande chance de provocar diminuição da velocidade média de deslocamento nesta rua e nas adjacentes. Atualmente a velocidade média na coronel e na sete de setembro já é baixíssima em alguns horários, mesmo em dias normas.
Aumentando-se o número de vagas como proposto no croqui, é natural que se aumente proporcionalmente o número de manobras para estacionamento (baliza). Toda vez que um carro acha uma vaga, ele interrompe todo o tráfego da via, ou seja, mais tempo tráfego interrompido. Onde fica a fluidez?
Tráfego parado significa maior perda de tempo, maior queima de combustível, mais gastos, mais poluição atmosférica, etc.
Acredito que existam soluções mais inteligentes que atendam a necessidade dos comerciantes e que ao mesmo tempo não gere um impacto tão grande no tráfego local.
E a minha opinião é contrária à proposta neste post. No meu entendimento, a solução para a região central deveria adotar uma configuração que privilegie o pedestre e não ou veículo particular e vagas de estacionamento. E acredito de verdade que todos seriam beneficiados, inclusive e principalmente o comércio local.
Aproveitando o tema tráfego e vagas para estacionamento, quando serão formados os Conselhos Municipais de Mobilidade Urbana e o de Acessibilidade Urbana?
Lembro que as primeiras audiências públicas para se discutir o Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana ocorreram em agosto de 2.014 e, passados quase quatro anos, ainda não temos um Conselho de Mobilidade Urbana e um Conselho de Acessibilidade Urbana trabalhando aqui em Serra Negra.
Executivo e Legislativo, quando teremos Conselhos de Mobilidade e de Acessibilidade? Quando ocorrerão as reuniões destes conselhos? Vão esperar passar as eleições?
O Giuliano Saragiotto está correto. A solução para melhorar questões de mobilidade na região central Vai por aí: Diminuir o número de vagas de estacionamento. Diminuir o número de vagas de estacionamento na coronel e também na sete de setembro.
ResponderExcluirA ideia de enterrar os fios também é boa mas custa caro e a cidade tem inúmeras outas prioridades muito mais urgentes. Neste caso a prefeitura poderia pensar numa parceria com o setor privado (comerciantes e hoteleiros) para este fim. O público gerencia e o privado paga.