segunda-feira, 15 de outubro de 2018

. . . o dia de hoje


                                                               Dia dos Professores 
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

Origem do Dia dos Professores

A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto define a razão do feriado:
"Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
* Esta a mais nobre de todas as profissões, pois sem ela a grande maioria das demais não existiria. Numa época em que a classe é tão injustiçada, desrespeitada e muito mal remunerada, além de agredida por tantos alunos irracionais e animalescos, reverencio, enalteço, homenageio e agradeço a todos aqueles que um dia foram meus professores, a começar pelas freiras do Externato Sagrada Família onde fiz meu Jardim da Infância, as minhas professoras do Grupo Escolar Lourenço Franco de Oliveira, Nesinha Silveira e Beti Magalhães (1º ano), Marta Perondini (2º ano), Aparecida Freitas (3º ano), todas elas aqui representadas nas fotos de Araci Sodré Marchi (4º ano) e pela Diretora Maria José Magalhães:













* O curso de Admissão ao Ginásio foi ministrado no antigo prédio da Prefeitura, pela Neli Perondini.


* Os cursos Ginasial e Científico foram no prédio do alto da Rua Tiradentes, sempre sob a direção de Corina Falleiros e sua foto bem como as demais fotos representam aqueles que não consegui suas imagens.










* Um espaço especial reservado para minha querida professora particular Olga de Souza Vichi.



* Também estão indelevelmente marcados em minha mente e no meu coração todos os inúmeros responsáveis pela minha formação profissional (Medicina), seja em seu início em Serra Negra, os Irmãos Cavenaghi, como no Curso Objetivo na capital e posteriormente na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em seguida em minha especialização em São José dos Campos.

--- A todos ainda vivos e aos que já partiram, indistintamente, minha imensa gratidão e saudade.
                                  **** AO   MESTRE   COM   CARINHO ****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.