Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de março de 2016

. . . um excelente comentário que merece tópico

--- Um comentário abalizado e criterioso (*). Duvido que a Prefeitura tenha esse cuidado e essa preocupação que o Marcelo está colocando. DU - VI - DO !!!

(*) Esse comentário do Marcelo foi feito no tópico " . . . mais alguns pontos negativos", em resposta a comentários anteriores e portanto faz parte de um contexto.


Anônimo "MARCELO DE SOUZA disse...
Concordo que a qualidade do pavimento pode ser questionada.

Não é só essa rua que tem buracos e não é só nessa rua que o pavimento se resume aparentemente a uma capa de asfalto de poucos centímetros apoiada diretamente sobre o solo natural.
Pavimentos são projetados para suportar um determinado tráfego (leve a pesado) durante um determinado período de tempo (vida útil, normalmente 20 anos).
Basta nossos representantes (vereadores) solicitarem o projeto e memorial de cálculo dos pavimentos para verificarem para qual tráfego e para qual vida útil nossos pavimentos estão sendo projetados e construídos. Este ano, eleitoral, vão pavimentar algumas ruas e é um bom momento para os vereadores questionarem os projetos e memoriais de cálculos dos pavimentos.
Outra questão que pode ser questionada é se a Prefeitura através de seus departamentos competentes que certamente aprovaram os projetos e serviços de terraplanagem de desterro e de aterro se preocuparam com o trajeto dos caminhões pesados ou com restrições da carga transportada, por exemplo, impondo limitação de meia carga na caçamba para preservar o pavimento. Essa é outra questão que nossos representantes (vereadores) podem solicitar da Prefeitura. Houve alguma restrição de carga ou avaliação do trajeto? Com carga parcial gasta-se mais com o transporte (proprietário da obra) mas preserva-se as ruas e imóveis que às vezes também sofrem com o tráfego pesado (economia pública).
Às vezes o trajeto passa por ruas cujo pavimento foi projetado e construído para um tráfego leve ou moderado e, nestes casos, o poder público pode e deve restringir a carga, ou seja, o volume transportado por caçamba, para preservar os pavimentos.
Muitas Prefeituras já têm seções típicas de pavimento em função da condição de suporte, do tráfego e da vida útil pretendida. Serra Negra tem seções típicas de pavimentos? Vai pavimentar uma rua, determina-se o tipo de tráfego, a vida útil e, com base em pouca investigação geotécnica determina-se o tipo de pavimento já padronizado pela Prefeitura.
Todas estas informações poderiam estar disponíveis à população no site da Prefeitura. Informação e transparência nunca são demais, não é verdade?
Outro fator igualmente importante é a fiscalização dos serviços. Às vezes o projeto do pavimento é adequado mas a execução pode deixar a desejar. Por isso Fiscalização é igualmente fundamental.
De qualquer forma, todos os problemas de pavimentação, seja por excesso de carga, seja por deficiências de projeto, seja por deficiência de execução, de investigação, de fiscalização ou de manutenção, ou seja, qualquer problema vai pra conta do contribuinte que paga seus impostos e acaba usando às vezes, ou quase sempre, serviços de qualidade duvidosa.
Dizem que no Brasil paga-se impostos de Europa e recebe-se de volta serviço público da África. Precisamos mudar isso. É um processo longo mas que deve ser iniciado e continuado. 
Como fazer isso: Se informando e fiscalizando.
Cada vez mais o cidadão precisa ficar mais atento, se informar mais, fiscalizar mais e cobrar por serviços e respostas de qualidade.

Aproveito, para todos se informarem do projeto de lei que tem por intenção proibir queimadas na cidade de Serra Negra. Chega de fumaça e fuligem! Segue o link do abaixo assinado.
Boa semana a todos!"

https://www.change.org/p/prefeitura-municipal-de-serra-negra-sp-lei-para-proibir-queimadas-na-limpeza-de-terrenos-na-cidade-de-serra-negra-sp

10 comentários:

Anônimo disse...

Só faltou dizer o obvio. Depois de 8 anos três prefeitos cassados e as ruas da cidade completamente sucateadas não poderíamos votar em ninguém que esta na prefeitura de hoje. Muito menos em alguém indicado por qualquer dono do poder que não tem poder, mas tem dinheiro para comprar candidatos. Vote em gente nova e evite a Brasília local com políticos de carreira que querem somente um tríplex na praia e um sitio em Atibaia.

Anônimo disse...

Caro Marcelo,
Muito boa suas observações.
Parabéns.
Porém, não deixemos de acrescentar a INFINITA CONTRIBUIÇÃO da desorganizada, relaxada, debochada, SABESP e seus infindáveis e desnecessários cortes e cavas em pavimentos recém recuperados.
É quase regra para a SABESP cortar uma rua de uma lado à outro, somente para fazer uma ligação de água, ao invés de proceder o prolongamento da linha pelo passeio até o novo ponto. Custa mais caro para a empreiteira contratada.
Acho que alguém deve estar lendo vantagem indevida, e não é o povo.
Como você bem registrou, todo pavimento asfáltico, precede de projeto.
E todo projeto, faz expressa consideração a respeito de base e sub-base.
A SABESP, vem e arrebenta com todo o trabalho, e depois tapa o buraco ou vala, DA MANEIRA MAIS PORCA E NEGLIGENTE QUE EXISTE.
E nós, reclamamos para quem????
AI MEU BOLSO.

MARCELO DE SOUZA disse...

Caro anônimo das 18:15 do dia 28 de março de 2.016: Não vejo gente nova. Quem seriam? Pelo menos não vejo ninguém mostrando a cara e expondo suas ideias, críticas, pensamentos, propostas e projetos. Eu pelo não vejo um debate sério dos problemas da cidade e eventuais projetos, soluções, etc. Quem são e quais são as propostas?

Caro anônimo das 20:46 do dia 28 de março de 2.016: Você tem razão. Quando são executados serviços nas ruas da cidades, de qualquer cidade, todas as etapas são importantes, desde a preocupação com o desvio de tráfego para dar segurança ao cidadão e aos operários da obra, preocupação com a estabilidade da vala (segurança), preocupação com o serviço propriamente dito como por exemplo o assentamento adequado de uma tubulação, etc. Igualmente importante é o reaterro compactado da vala. Esta última etapa nem sempre é observada. As vezes o solo não é adequado ou não é compactado adequadamente e, uma hora aparecem as deformações que podem ser sentidas no afundamento localizado do pavimento. As vezes o problema fica oculto através de erosão interna (pipping). É o que parece que acontece na Rua Papa João Paulo II próximo da Rua Dr. Paulo Pimentel Mangeon. Até outro dia havia um tronco sinalizando um buraco no asfalto próximo da calçada. Ontem já havia terra cobrindo o buraco. O buraco foi "tapado", mas o problema pode estar oculto a pouca profundidade (pipping). Problema de afundamento de pavimento também pode ser sentido no começo da rua Cláudio Belini Baroni próximo do cruzamento com a Rua Papa João Paulo II e Armando Argentini. Talvez o serviço de abertura e fechamentos de valas precisa ser melhorado e melhor fiscalizado para evitar ou pelo menos minimizar tais afundamentos.

Anônimo disse...

Sr Marcelo, o senhor esta errado quando diz que não ha ninguém disponível melhor do que estas matilhas do poder. Ha sim senhor Marcelo, há centenas de pessoas nesta cidade candidatos a fazer muitíssimo melhor do que eles quando eleitos. Havia mais de 5000 candidatos a presidente nas ultimas eleições. Havia dezenas de candidatos a prefeito e vereadores nesta cidade nas ultimas eleições. Cabe a nos mesmos votar certo e não nas raposas do poder. O plano de poder que o senhor se refere são para eles mesmo, nunca para nos que pagamos seus salários. Planos de governo, o que irão fazer não interessa em nada ao trabalhador que vive de salario mínimo, o que precisamos e de políticos que trabalhem para nos mesmos e não para eles. Nota: a constituição federal permite sim que qualquer individuo seja candidato a qualquer cargo neste país fazendo parte de um partido ou não.

MARCELO DE SOUZA disse...

Caro anônimo das 16:33 do dia 30 de março de 2016: Leia novamente o que eu escrevi as 09:03 de 30/03/2016:
1. Eu não disse que não há ninguém melhor. Eu disse que eu não vejo gente nova, pelo menos elas ainda não se apresentaram publicamente. Se existem, me ajude, quem são e quais suas propostas para a cidade?
2. Também não usei expressões como "matilha do poder" ou "raposas do poder";
3. Também não falei de plano de poder. Falei de propostas para a cidade. Plano de Poder me parece ser uma coisa diferente de propostas para a cidade. Espero que os candidatos a algum cargo no legislativo ou no executivo tenham planos para a cidade e não apenas um plano de poder.
4. Eu acredito que para votar certo o eleitor precisa conhecer sim o que pensam os candidatos e quais são as propostas para a cidade em todas as áreas (saúde, saneamento, infra-estrutura, meio ambiente, economia, turismo, etc). Se não tivermos conhecimento do que pensam e das propostas dos candidatos, não teremos condições para votar acertadamente.
5. Acho que poderíamos aproveitar melhor mais estes e outros espaços para debater eventuais problemas, ideias, propostas, projetos, soluções, etc e não limitar o debate à pessoas.
6. E para finalizar, é exatamente por pensar que existem pessoas capazes que eu provoco discussões, debates, etc. Acho que elas poderiam se apresentar e se manifestarem desde já e não nas vésperas das eleições.
Saudações

Anônimo disse...

Veja senhor Marcelo, o Tiririca não tinha qualquer plano de governo para ser deputado. Na verdade ainda hoje e’ completamente inútil para este país. Nunca deveria ter sido eleito para nada. Ainda assim o Tiririca custa um milhão de vezes menos para nossos bolsos do que o Cunha, Renan, Collor etc. Por ser um idiota completo ele não sabe nem sequer roubar os bilhões que roubam os macacos velhos do poder. Conclusão vote em Tiriricas que não roubam e a economia funciona sozinha sem politico algum. Sem governo estaríamos muitíssimo melhor que estamos hoje.

Anônimo disse...

É interessante observar a diferença da qualidade de expressão do Marcelo e do Edison. Vê-se que são duas pessoas inteligentes porém, um é ponderado e equilibrado e o outro revoltado. O Marcelo instrui e educa, já o Edison quer derrubar o morro e incendiar tudo. Observem que, as consequências de nossos pensamentos, palavras e atitudes sempre irão nos atingir, não somente aos outros.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 11h45min. (anônimo, atrás do muro, covarde como dizem outros aqui) Eu Edison e o Sr Marcelo assinamos os nossos comentários porque somos machos o suficiente para isto. O senhor e’ o anônimo desconhecido. Quem e’ o senhor em Serra Negra? O senhor esta querendo colocar minha assinatura em comentários anônimos. Estes comentários anônimos obviamente tem um autor que não sou eu, procure este autor e se dirija a ele não a ao Edison, contudo eu tenho a dizer que petistas sempre acham pessoas que pensam igual a elas muito inteligentes, e aqueles que não pensam igual a elas não passam de uns burros. Eu pessoalmente acho também o senhor Marcelo muito inteligente, quanto ao anônimo acima prefiro guardar meu pensamento. Quanto ao final do seu comentário que diz que “as palavras e atitudes sempre irão nos atingir” eu já registrei e me blindei como se faz em politica, porque considero isto uma isto uma ameaça.
Conselho: procure saber quem faz comentários anônimos neste blog e me deixe em paz senhor. Edison

Anônimo disse...

Senhores anônimos deste blog não critique o Edison, pois ele escreve aqui para 28.000 nesta cidade. Para os 28.000 desta cidade o que escrevemos aqui soa como musica de primeiríssima qualidade.
Não temos culpa alguma se não soa como o vozeirão do Lula. Se os senhores querem ouvir desta musica (vozeirão do Lula) que entrem no site do PT na internet. Aqui não e’ blog de comunista pendurado no governo, musica nos seus ouvidos não pode ser encontrada aqui. Como aqueles milhões que querem o PT fora do governo, queremos um futuro melhor para SN. Anônimo desconhecido assina.

Anônimo disse...

Tenho certeza que o anônimo desconhecido de 2 de abril de 2016 11:45 não quer e não precisa aparecer pois eu o conheço muito bem. E faz a comparação corretamente. Quem se sentiria tão ameaçado pelos seus próprios atos senão o ilustre falastrão? Lula é assim também, um falastrão, que a Polícia Federal está provando o que fez nos bastidores. Quantos falastrões promoveram e estão promovendo as guerras e quantos anônimos desconhecidos, neste momento, estão a salvar vidas.