"Conferência pública de 'mobilidade e acessibilidade urbana'.
Inacreditável que todos os vereadores pediram quase que de joelhos para que o público comparecesse nestas sessões para expressar suas opiniões sobre o que deveria ser feito neste assunto. Inacreditável porque parece claramente que eles não têm qualquer opinião sobre o assunto, uma vez que as leis existentes já são suficientes e a cidade 'funciona as mil maravilhas' como disse seu presidente. Pagamos até $7.000,00 por mês a estes, e eles nem sequer sabem por onde começar e convocam os eleitores que ganhamos salário mínimo para ajudá-los. Senhores vereadores, se os senhores não sabem como dirigir este ônibus lotado com 28.000 serranos que renunciem já (o grifo é meu) e colocaremos gente mais capacitada para fazer este trabalho. Os senhores não têm nada que pedir ajuda do povo para fazer seu trabalho, são muitíssimo bem pagos para isto, e o que os senhores têm a fazer é trabalhar, pesquisar, consultar advogados e especialistas no assunto, copiar leis de outras cidades mais evoluídas e implementar nesta cidade. Não aceitamos também que os senhores enfiem a mão no nosso dinheiro e contratem gente mais capacitada para resolver estes problemas. Ou trabalhem ou renunciem e usaremos a fortuna que pagamos à Câmara todos os meses para obter as respostas. Edison..."
4 comentários:
Caro Edison, eu participei de todas as audiências públicas sobre mobilidade e acessibilidade urbana, desde as primeiras no final de 2.014 até as mais recentes realizadas agora em 2017.
Tenho interesse no assunto e afirmo que numa cidade, mobilidade e acessibilidade estão diretamente associada à qualidade de vida e saúde.
O município precisa ter um Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, caso contrário, deixará de receber recursos federais para a área de infra-estrutura.
O prazo para que o município tenha um plano de mobilidade e acessibilidade urbana está ficando curto e acredito que, a preocupação principal do Executivo e do Legislativo não é propriamente com a mobilidade e acessibilidade e sim com os recursos que deixariam de vir caso não atenda algumas imposições federais.
Se a preocupação real fosse mobilidade e acessibilidade a lei já estaria pronta desde 2015 e já teríamos conselhos de mobilidade e de acessibilidade.
O projeto de lei de mobilidade e acessibilidade urbana que está sendo discutido no momento já está pronto e não tem muito o que ser revisado. Já foi discutido nas audiências públicas passadas. Basicamente é uma cópia da lei federal. Porém, deve existir alguma imposição legal para que sejam realizadas audiências públicas. Talvez mera formalização que se não existisse, a lei já poderia ter sido aprovada e a população nem estaria sabendo.
Prefiro participar e saber o que está acontecendo e de que forma está acontecendo.
Sou favorável que sempre sejam realizadas audiências públicas. Elas encurtam a distância astronômica entre Executivo e População, entre Legislativo e População.
Sempre saudável participar, debater, questionar, escutar, falar, expor ideias, ser ouvido, etc.
Serra Negra é uma cidade que cresceu sem planejamento urbano e o problema de mobilidade e de acessibilidade são complexos. Acho que muitas cidades do Brasil cresceram assim, sem planejamento e submetidas à especulação imobiliária, ao poder econômico de alguns, aos interesses particulares e/ou de alguns grupos mais favorecidos.
Infelizmente a política sempre se sobrepõe à técnica e à ciência.
Além da falta de planejamento urbano, a especulação, etc, o relevo acidentado é outro fator que torna as soluções difíceis.
Já passou da hora de encarar de frente este e outros problemas que normalmente os políticos empurram de barriga para o futuro porque além de não gerar votos, podem gerar indisposições.
Se os seu argumento de que os vereadores são tecnicamente incompetentes for verdade, mais uma razão para participar e tentar dar um pouco de luz ao Legislativo e às leis municipais. Participe!
A participação da população será ainda mais importante quando da elaboração do plano municipal de mobilidade e acessibilidade, do plano diretor, da lei de zoneamento, etc.
E quando já tivermos um Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana será ainda mais importante a população participar e cobrar soluções dos respectivos conselhos, do legislativo e do executivo.
--- Em resumo em Serra Negra sempre faltou um PLANO DIRETOR bem elaborado, mas como você disse, sempre interesses imobiliários dos chamados "progressistas" atrapalharam isso. Quando de meu programa de rádio e posteriormente no jornal local sempre defendi essa elaboração e sempre foi, como você diz, empurrado com a barriga e os espigões e monstrengos foram sendo erguidos sem qualquer planejamento. Taí no que deu...
Quanto aos vereadores...... sugiro que individualmente e sigilosamente pergunte a cada um o que significam estes termos do título da lei. Duvido que metade saiba...
Como no caso da "nota fiscal paulista" onde o governo praticante obriga seus eleitores contribuintes a trabalhar para coletar mais imposto, sendo que os fiscais (funcionários do povo) não tem nada para fazer, somente coletar seus Super-salarios. Isto enquanto nos matamos de trabalhar para pagar pela mordomia de centenas na prefeitura. Super-salários, carros de $100.000,00 etc. Nenhum patrão contrata um empregado depois se vê numa situação em que este empregado além de não fazer nada, obriga este patrão a fazer o serviço para o qual ele foi contratado e esta sendo pago. Edison...
Caro Marcelo, não sei qual seu relacionamento com a prefeitura e se recebe algo por seu trabalho. Acredito que não recebe nada, neste caso meu muito obrigado por tudo em nome de 28.000 serranos.
Apesar de tudo não me arredo da posição de que contratamos pessoas por $4.700.00 por mês (ou mais) para fazer certo trabalho e que estas pessoas não deveriam intimar nós mesmo a fazer este trabalho. Olha que tem advogados que passaram anos numa faculdade a um custo enorme para se formar e que não ganham isto. Ou eles fazem o se propuseram a fazer ou que peçam a conta. Ninguém deve se candidatar a uma vaga de motorista de ônibus, se não sabe como dirigir um. Edison.
Postar um comentário