Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

. . . gente que faz


--- Ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente o Ibraim Gustavo, mas tenho visto seu trabalho à distância e me parece ser muito bom em tudo o que faz. Veio para somar. Vejam aí um exemplo:


Rádio Serra Negra abre espaço para discussão de queimadas no município



Da esq. Para dir.: Ibraim Gustavo (Jornalista), Iza Bordotti (Gestora ambiental), Sargento Ivanilton (Corpo de Bombeiros SN) e Eliza Godoy (Bióloga)

No último dia 10, em entrevista concedida a Ibraim Gustavo, na Rádio Serra Negra, a gestora ambiental Iza Bordotti e a bióloga Eliza Godoy, falaram sobre as queimadas que ocorrem em Serra negra e região. O programa teve também a participação do sargento Ivanilton, do Corpo de Bombeiros local.
Iza Bordotti explicou que os problemas gerados com as queimadas afetam tanto a natureza e o meio ambiente, quanto a saúde do próprio ser humano: “o prejuízo é muito grande quando levamos em consideração não apenas a fauna e a flora, mas a qualidade do ar que o homem respira, a fuligem que invade as casas, e o próprio desmatamento, que além de tirar a beleza de nossas florestas, tira também a vida de animais silvestres que vivem ali”.
A gestora ambiental lembra que os proprietários de terrenos devem fazer o aceiro nos locais onde houver possibilidade de queimada, pois o mesmo evita que o fogo se propague. “O aceiro é um dispositivo que previne a perda de controle do fogo por parte do próprio agricultor ou proprietário de terra. Contudo, a melhor maneira de limpar um terreno ainda é roçar o mato”, explica.
A bióloga Eliza Godoy afirmou que nos casos em que o proprietário do terreno não reside em Serra Negra, “a obrigação é manter um caseiro ou alguém responsável por fazer a limpeza e garantir a manutenção e o corte do mato”. Segundo ela, além do risco que pegar fogo acidentalmente, o mato alto também pode atrair bichos, insetos e animais peçonhentos para a vizinhança.
Em Serra Negra existe a lei nº 3944/16, que dispõe sobre a proibição de queimadas no município. A lei prevê sanções e penalidades, como multa, para quem desrespeitar. Iza Bordotti lembra que esse projeto foi inspirado em uma lei semelhante na cidade vizinha de Socorro.
Representando o Corpo de Bombeiros de Serra Negra, o sargento Ivanilton dos Santos disse que além dos problemas já apontados, o fogo também pode provocar acidentes em estradas e rodovias, já que geralmente as vias são cercadas por áreas verdes que, quando incendiadas, “a fumaça atrapalha a visão dos condutores de veículos, quebra de tronco de árvores e galhos que acabaram invadindo as pistas, podendo provocar sérios acidentes de trânsito”.
Segundo o bombeiro, a corporação está atualizando os dados do município de Serra Negra para a retomada do projeto Queimada Zero, que leva a toda a população informações e ensinamentos sobre os problemas causados pelos incêndios florestais para o meio ambiente e para o homem: “trabalhando o conceito da conscientização, o Queimada Zero é realizado por meio de palestras e campanhas educacionais na mídia, nas ruas e principalmente nas escolas, já que as crianças são os maiores multiplicadores de informação, especialmente dentro de casa e para os pais”, acrescenta o sargento Ivanilton.

Para informações sobre a melhor forma de proceder com limpeza do terreno, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelos telefones: (19)3892-9624 / 3892-9612. Nesses números, você também pode fazer denúncias sobre a ocorrência de queimadas em todo território municipal. O Corpo de Bombeiros de Serra Negra também disponibiliza o 193 para emergências. Lembramos que a denúncia é anônima.

Um comentário:

Ivoninha disse...

Oi Laurinho...
Conheço pessoalmente a Iza, pessoa de minha admiração. Profissional competente, dona das letras que diz. Profunda conhecedora das intercorrências negativas causadas pelo homem ao meio ambiente. Serra Negra sempre se destacou pela pureza de suas águas e por sua natureza exuberante! Muito triste o que está acontecendo. O meio ambiente pertence a todos indistintamente, é patrimônio do povo serrano... Abraços a todos.
Ivoninha.