Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de junho de 2024

. . . que não é hoje

--- Podcast daqui uma semana na terça que vem já com convidada confirmada:

. . . e aproveitando

--- Aproveitando para agradecer à Câmara de SN pelo convite a mim enviado, porém chegou atrasado depois do evento porque estava com CEP errado. Mas valeu a intensão. Obrigado.

. . . o "P.I." de ontem

                --- Abertura, quase pontualmente, com apenas 1 assistente de casa (o tonto aqui):




--- Pico de audiência pelo YouTube: 12











--- Encerramento com a extra (21:27h):






* Faltaram os edis Eduardo e Léo no último P.I. do semestre, pois julho é recesso = férias para descanso da casa que trabalhou muito...
* Matraca da noite (quem mais falou) = Viviani (quem diria!!!).
* Na última sessão do semestre, como sempre, tudo aprovado por unanimidade e a toque de caixa, pois, como já advertimos, tudo já foi decidido na coxia (como diz o edil Roberto). Apenas, pela segunda vez, quando a presidência é ocupada pelo Beraldo, na segunda votação na extraordinária, ao por cada item em votação ele já diz "aprovado por unanimidade" sem antes pedir para que "Os que aprovam permaneçam como estão".

--- Agora o que chamou a atenção:


*
Mas o que é isso??? Era só essa que faltava... Agora já pode jogar a lona...





domingo, 23 de junho de 2024

. . . os 4 "Lugares Cardeais" em que estivemos (LIV)


--- Encerrando a série "Lugares Ícones em que estivemos", num resumo de tudo, temos acima o Mapa Mundi com marcadores coloridos registrando todos eles em Nossas Viagens pelo mundo. Reparem que a grande quantidade de marcadores estão em território europeu, observando-se que já pisamos o chão de 4 dos 5 continentes, desde a primeira vez em 1.993 até a última de todas as internacionais até 2.019, ano em que encerramos nossa vida de viajantes. Isso, para nossas memórias, resultou em muitas fitas de vídeos,  disquetes e pen-drives, mais de 50 álbuns descritivos de fotografias e um livro: "Nossas Viagens - Memórias, Emoções e Aventuras de um casal brasileiro pelo Mundo", editado em 2.006. 

* Repito e confirmo que viajar é o maior investimento que a pessoa faz em si mesmo. Se tivesse estudado e até decorado uma enciclopédia inteira, não teria a experiência, vivência e horizontes ampliados depois de 26 anos viajando uma internacional por ano para muitos lugares diferentes, outras culturas, usos e costumes diversos.
 
* Nós (minha esposa e eu) conhecemos lugares e vivemos situações as mais diversas, pitorescas e até perigosas. Fomos e vimos desde píncaros elevados como Himalaia, Andes, Rocky Montains (Montanhas Rochosas) no Canadá, Pirineus, Alpes, no topo de grandes torres Eiffel em Paris, CNTower em Toronto, Calgary no Canadá, Torre de Gálata em Istambul, Redonda em Copenhagem e na giratória de Niagara Falls e no topo de edifícios famosos Empire State em New York, Montparnasse em Paris, Notre Dame e Arco do Triunfo em Paris, cúpula do Vaticano, subimos na parte superior da catedral de Milão chegando muito perto da Duomo, Edifício Itália em São Paulo, Corcovado e Pão de Açucar no Rio, até grutas e cavernas embaixo da terra, inclusive uma Catedral de Sal na Polônia a mais de 300 metros de profundidade do solo, sem contar as catacumbas de Roma. Maravilhamo-nos com a grandeza de Raja Sofia e a Mesquita Azul em Istambul - a única com 6 minaretes, uma em frente da outra, bem como com a Mesquita Hassan II em Casa Blanca no Marrocos e lá mesmo, em Fez, andamos muito pelas ruelas da medina, onde foi gravada a novela "O Clone".

* Giramos em rodas gigantes enormes na Place de La Concorde em Paris,  nas margens do lago de Marselha, culminando com a London Eye junto ao Rio Tâmisa e ao lado do Big Ben e Parlamento de Londres. Vimos de perto vulcões famosos como Vesúvio e Etna na Itália e Osorno no Chile. Atravessamos a pé uma colina repleta de cruzes de todos os tipos, tamanhos e cores na Lituânia. Testemunhamos touros sendo abatidos na terra avermelhada da arena em Madri arrancando aplausos da multidão frenética.

* Andamos de trem por cima e por baixo da terra e do mar. Navegamos por oceanos, mares, lagos, rios, fiordes e canais os mais diversos em barcos, gôndolas, lanchas, de feluca no Rio Nilo, iates e navios de médios e grandes portes, bem como em maravilhosos transatlânticos de luxo em cruzeiros pelo Caribe, Mediterrâneo e ilhas gregas. Vestimos trajes típicos de cada região. Andamos de camelo no Egito e de elefante no Marrocos... Entramos em lagoa sulfurosa na Islândia (Lagoa Azul) com água quente fumegante, mas com ar abaixo de zero na superfície e lá mesmo chegamos bem perto das explosões de gás e água fervente dos gêigeres. Passamos por detrás de caudalosas cachoeiras.

* Transitamos por grandes e limpas avenidas das grandes capitais até ruelas de chão batido e imundas como contraste depois de visitarmos por fora e por dentro o lindo e suntuoso Taj Mahal na Índia. Vimos vacas dentro de lojas na cidade, comendo lixo nas ruas e tivemos cobras e serpentes em nossos ombros. Subimos em pirâmides com calor de 42 graus na sombra e brincamos com neve a temperatura abaixo de zero. Encantamo-nos com as Pirâmides de Guizé e a escalonada Saccara, bem como com a Esfinge no Deserto do Saara e as formações rochosas da Capadócia na Turquia, entrando em casas na rocha, esculpidas por habitantes das cavernas, posteriormente usadas como refúgio dos primeiros cristãos. Por duas vezes andamos pelas ruínas de Pompéia e os restos petrificados de sua população com a erupção do Vesúvio que soterrou a cidade.

* Conhecemos suntuosos palácios, ao lado de tendas nas calçadas abrigando famílias inteiras. Andamos de tuc-tuc pelo caótico trânsito de Nova Delhi. Visitamos mausoléus (túmulos)  de muitas personalidades famosas da história do mundo. Em Jerusalém passamos pela Porta de Damasco por onde Cristo entrou na cidade no Domingo de Ramos, por toda a Via Sacra e colocamos a mão no buraco da cruz de Cristo no Calvário, no local de sua manjedoura e na lápide de seu sepulcro, sem contar a deliciosa sensação de paz e amor no local do Sermão da Montanha, onde foi erigida uma bela igreja. Molhamos nossos pés nas águas do Rio Jordão e no Mar da Galiléia e não consegui afundar de fato nas águas salinas do Mar Morto.  Colocamos nossas mãos no muro das Lamentações em Jerusalém, da mesma forma como colocamos também no que restou do muro que dividia Berlim ocidental da oriental. Lembrando que por mais de uma vez estivemos no Coliseu em Roma e o percorremos por dentro e por fora. 

* Quase fui preso pela guarda do primeiro ministro de Israel ao tentar fotografar, de longe, sua residência. Estivemos em grandes e lindas igrejas, catedrais, basílicas, sinagogas, mesquitas e passamos pela Porta Santa do Vaticano, devido à coincidência de data, que só se abre a cada 25 anos. Passeamos por jardins com milhares de flores multicoloridas e fontes jorrando água artisticamente. Almoçamos em restaurantes nos corredores da maravilhosa Galeria Vitório Emmanuele em Milão e na calçada da charmosa e perfumada Avenue Champs Elysees em Paris, perto de onde assistimos show na famosa casa de espetáculos Lido, mas... só passamos em frente do Molin Rouge... Atravessamos por cima e por baixo da Ponte 25 de Abril em Lisboa e das duas pontes mais bonitas do mundo -- a Alexandre III em Paris e a Ponte das Correntes em Budapeste na Hungria -- bem como, segurando muito bem nas bordas da oscilante Ponte Suspensa de Capilano no oeste canadense, onde foram filmadas cenas de Indiana Jones. Também passamos por baixo de arcos famosos como do Triunfo em Paris, de Constantino em Roma, Porta de Alcalá em Madri e do Portão de Brandemburgo em Berlim.

* Assistimos pores do sol delumbrantes nas ilhas gregas Santorini e Mikonos, da praia de Telavive e com o Astro Rei "caindo" no mar, do convés do navio... Navegamos pelos gelados fiordes noruegueses e conhecemos o mundo dos  Vikings na Escandinávia, visitando réplicas de suas igrejas, escolas e embarcações típicas.

* Visitamos os museus mais famosos de cada capital, com obras pintadas e esculpidas pelos grandes gênios da humanidade, mas também vimos drogados deitados nas ruas de Oslo, capital da Noruega. Assistimos shows e espetáculos em belos teatros, como "O Fantasma da Ópera" na Broadway em Nova York. Visitamos por dentro o lindo Palácio da Ópera de Viena, na Áustria e o Palácio Dalmabahçe às margens do Estreito de Bósforo em Istambul. De ponta a ponta percorremos os salões do Palácio de Versailles na França e seus jardins, bem como o Museu do Louvre em Paris. Passeamos maravilhados pela Praça Vermelha de Moscou e encantados com a arquitetura dos templos ortodóxicos de São Petesburgo e da capital russa, com suas cúpulas douradas, bem como com a beleza do Palácio de Catarina - a Grande. Circulamos pela famosa e diversificada Praça de Jamaa el Fina em Marrakech.

* Passamos e em alguns deles navegamos (sublinhados), por rios famosos como o bíblico Nilo (Cairo), Senna (Paris), Tâmisa (Londres), Tejo (Lisboa), Tibre (Roma), Spree (Berlim), Danúbio (Budapeste), Reno (Estrasburgo), Neva (São Petesburgo), Mapocho (Santiago), Hudson (N. York), Ganges (Índia), Tigre (Argentina) entre outros menores. 

* Sentimos o horror do holocausto em campos de concentração nazista, como vimos crematórios queimando mortos e aqueles que queimaram vivos e também as mortíferas câmaras de gás em Auschwitz e em Dachau que mataram milhões de judeus.

* No mundo esportivo percorremos todo o Circuito de Fórmula 1 de Mônaco e parcialmente o de Montreal. Visitamos toda a Vila Olímpica de Barcelona e passamos pelos estádios de futebol -- Asteca no México, Santiago Bernabéo e Vicente Calderón em Madri, do Napoli, de Santiago do Chile, La Bombonera do Boca em Buenos Aires e estádio Centenário de Montevideu, bem como vimos o estádio das Olimpíadas de Moscou. Estivemos em algumas rampas de competições mundiais de esqui na neve. Nas montanhas nevadas do Chile satisfiz minha vontade de praticar bungee jumping com corda elástica amarrada nos tornozelos -- uma enorme emoção e indescritível sensação.  

* Enfim, viajamos para os lugares certos, nas épocas e idades ideais, com boa saúde e disposição. E na grande maioria das vezes viajamos em regime de excursões e sempre nos hospedamos em bons hotéis e comemos muito bem! Tivemos até a graça e felicidade de podermos viajar com cada um de nossos três filhos em épocas e roteiros diferentes e nos divertimos com os encantos da Disney. Adquirimos saber, experiência de vida, conhecimentos de história, geografia, religiões, artes e antropologia. Soubemos quando e onde pudemos fazer tudo isso, sempre muito bem planejado antecipadamente e dentro de nossas condições de financiamento! Agora todas estas viagens fazem parte de nosso passado, de nossas lindas lembranças, saudades e doces recordações...

* Nossos "Lugares Cardeais", ou seja, nossos limites extremos no Mapa Mundi:

               1) Reykjavik -- capital da Islândia, ao NORTE
               2) Puerto Montt -- no Chile, ao SUL
               3) Katmandu -- capital do Nepal, a LESTE
               4) Victória -- no Canadá britânico, a OESTE

sábado, 22 de junho de 2024

. . . e perguntando se o silêncio ainda é o melhor caminho???

--- Outro dia fui recriminado pelo fiel escudeiro do pré-candidato a prefeito Marco Bueno, o pré-candidato a vereador Tiago Jardim por, segundo ele, aqui "dar palanque" para o ex-candidato a prefeito na eleição passada Eduardo Canhassi, "exilado" nos Estados Unidos, de onde vem fazendo seríssimas acusações, denúncias e comentários atingindo diretamente a Família Chedid e o próprio Marco. Não se trata de "dar palanque" ao citá-lo, mas na ocasião apenas agradeci suas referências, como agora também o cito para cobrar dos atingidos e ofendidos medidas que os defendam, mesmo o acusador estando fora do país. Isso não pode continuar e ficar tudo por isso mesmo, tendo ele provas ou não do que diz e tendo ele credibilidade ou não, porque, bem ou mal, certo ou não, blefando ou não, mentindo ou não, ele tem seu público leitor na rede social e não fica nada bem para os acusados e indiretamente, nem para nossa cidade. Isso tumultua e pode até interferir negativamente no andamento das eleições à medida em que forem se aproximando. No vídeo divulgado pela sua rede social neste sábado (a foto é deste vídeo) acusa o Prefeito Elmir Chedid de peculato, o que o tornaria inelegível. E aí??? Até quando isso???

* O espaço está aberto aos atingidos se quiserem fazer uso dele em suas defesas.

. . . a "O.D." do "P.I."


--- Parece longa desta vez, não é? Afinal, são VI itens... Parece que vão trabalhar muito, não é? Também tive esta impressão... Mas são quase todas autorizações de verbas suplementares e isso já vem mastigado e "autorizado" de cima para aprovação e tudo previamente decidido. Portanto, vapt-vupt como sempre. 

. . . que está virando novela...

--- Acompanhando as sessões do Legislativo e lendo outros setores da imprensa serrana, fica cada vez mais difícil saber o que está em piores condições de atendimento e de conserto à população em termos de acesso aos locais por parte de cadeirantes e/ou deficientes físicos:

                                   a) Elevador do Cristo?

                                   b) Elevador da Caixa?

                                   c) Rampa de acesso do BB?

* No primeiro caso (a) o prefeito anterior ao atual, do mesmo grupo, fez o tal elevador, que fica mais tempo parado do que em uso e o atual prefeito não resolve o problema de uma vez... Talvez ache mais fácil e mais rápido construir uma Fontana e um Mirante Mirabolante...

* No segundo caso (b) o vereador que há muito tempo está denunciando e exigindo providências, o banco nem dá bola pra ele. Total falta de prestígio...

* No terceiro caso (c) comentado pela primeira vez pela imprensa (Viva!SN), se o problema for resolvido de imediato, ou o BB tem mais atenção para com seus clientes do que a Caixa ou os vereadores que estão neste caso têm mais prestígio e força do que seu colega do segundo caso...

. . . mais 5 "Lugares Ícones" em que estivemos (LVIII)



1) Hotel Chateau Frontenac em Quebec (Canadá) de outros ângulos

2) Uxmal -- península de Yucatan, sítio arqueológico maia no México

3) Teatro Scala de Milão -- Itália

4) Ilha de Lindau no Lago Constança na Alemanha

5) Bratislava --  capital da Eslováquia

sexta-feira, 21 de junho de 2024

. . . a previsão

. . . o nascer do Astro Rei de minha Janela Mágica

                --- O primeiro nascer do Sol às 06:45h do Inverno 2.024.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

. . . e aguardando a comprovação do que foi prometido

--- Vereadores da chamada oposição solicitaram via requerimento ao Executivo informações do destino de verbas enviadas pelo deputado do grupo. O blog teve acesso a tal requerimento e sua devida resposta do prefeito e do secretário de saúde. Resta agora a fiscalização adequada na prática para se confirmar  o que está respondido por escrito :


. . . que começa extamente agora o INVERNO 2.024

 

. . . mais uma pré-candidata no podcast

                    --- Para o dia 02 de Julho a pré-Salete Silva do PT.

. . . mais um flagrante no trânsito serrano


 --- Agora de manhã na Av. Juca Preto antes do asilo no sentido bairro-centro.

. . . que começa exatamente agora o INVERNO

 

quarta-feira, 19 de junho de 2024

. . . que finalmente a imprensa ganhou uma...

--- O promotor de Justiça de Serra Negra puxou a orelha do Prefeito. Vejam na íntegra no Portal Viva!Serra Negra:

terça-feira, 18 de junho de 2024

. . . mais um que parte

 

--- Partiu JORGE FRANCISCO FARIA (Jorginho da Rádio)   57


--- Condolências aos familiares.

. . . o P.I. de ontem




--- Início bem atrasado = 19:50h. (20 minutos), com 1 assistente de casa (o tonto aqui).




                             --- Pico de audiência pelo YouTube = 16.



--- Encerramento = 22:10h, já sem os alunos.



* A sessão anterior contou com a presença dos alunos da Escola Líbere Vívere e nesta com os da Escola Reino. Isto é muito bom para servir de apresentação do Legislativo à juventude de hoje, de onde provavelmente sairão futuros vereadores e quem sabe até lá, se nada mudar, eles consigam alterar a rotina repetitiva, cansativa, arcáica e enfadonha de todas as sessões atuais como puderam constatar.
* A sessão já começou com atraso de 20 minutos e depois, como sempre, houve um intervalo de "5 minutos" que durou 25...  Portanto, com duração de 2 horas e 20 minutos, menos os 45 minutos de atraso+intervalo. Almejamos que os futuros edis não permitam isso também...
* No mais, a rotina de sempre e não disse que dependendo de quem fosse ler o nome "Blefarite" iria ter dificuldade?... 
* Entraram quietos e saíram calados os edis: Rosimar, Waguinho e Eduardo (os dois últimos evidentemente, extraindo-se as palavras usadas de rotina no exercício da presidência).
* Mais falantes da noite: Bárbara, Viviani, Nei e Beraldo.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

. . . um recado do Daniel

. . . o flagrante de um atropelamento

--- Ontem no começo da noite na esquina da Lanchonete Americana em SN:

. . . o segundo item da "O.D." de hoje


--- Está se esgotando a relação de problemas de saúde (doenças)... a ponto de agora partir para o campo das infecções (aí vai longe...). Vai dar pra preencher todos os P.Is. dos próximos 4 anos. "Blefarite" - poucos edis vão saber do que se trata (deem um Google antes da sessão) e dependendo de quem for ler é bem capaz de nem acertar na pronúncia, como já aconteceu em outras vezes...