Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de novembro de 2015

. . . que qualquer coincidência . . .

--- Notícia extraída do portal UOL hoje :

Cerca de 30 policiais militares isolaram a calçada da Escola Estadual Fernão Dias, em Pinheiros, São Paulo, na manhã desta terça-feira (10). Estudantes da instituição chegaram por volta das 6h e iniciaram a ocupação do local. Eles são contra ofechamento de escolas e a reorganização da rede estadual pública.
Segundo uma funcionária da escola e mãe de aluno, que não quis se identificar, os estudantes chegaram com as próprias correntes e cadeados. 
A Escola Estadual Fernão Dias não vai fechar, porém terá apenas um ciclo de ensino. Os alunos temem a superlotação das salas com a chegada de estudantes de outras instituições.
Maria reclama que os pais não foram informados ainda sobre como será feita a reorganização. "A gente não sabe nada, não informaram nada. Fiquei sabendo pela TV que vão falar depois do dia 14", afirmou. A doméstica mora em Cotia e diz que não gostaria que seus filhos mudassem de escola. "Quatro filhos meus estudaram aqui [dois deles já se formaram]. Foi uma luta para conseguir vaga para os nossos filhos.

. . . e concluindo

--- Diz respeito ao bom nível de qualidade do serviço de transmissão ao vivo das sessões atualmente, principalmente no que diz respeito ao som. Perfeito! Parabéns Presidente Danilo.

. . . o delicado assunto do remanejamento nas escolas

--- Este o mais polêmico e de difícil solução em nível municipal. Isso porque é tido como fato consumado com determinações oficiais de cima pra baixo. Independentemente disso, há alguma chance de reversão e assim a esperança permanece. Ontem procurei me inteirar dos fatos e ouvir as partes. O básico desta decisão por parte dos responsáveis pelo Ensino no Estado é o seguinte. É público e notório em termos gerais, que o ensino básico nas escolas públicas é deficitário com um alto índice de falta alfabetização nos alunos em geral. Especificamente vamos colocar o que acontece em SN. A escola Maria do Carmo até então comportava os alunos do Ensino Fundamental dos chamados Anos Iniciais (1ª a 4ª séries) e Anos Finais (5ª a 8ª séries). Basicamente em nível estadual, tudo isso numa única escola estava prejudicando a alfabetização dos alunos dos Anos Iniciais, enquanto outras escolas estavam com salas ociosas, como é o caso do Jovino que possui 17 salas nestas condições, portanto em condições de absorver alunos de outras escolas neste remanejamento, lembrando que o Jovino não tem nada a ver com isso, apenas está cumprindo ordens superiores. Porém, cada caso é um caso e cada cidade é uma cidade. Eu se fosse aluno ou pai de aluno também estaria muito preocupado e até revoltado com essa situação em nossa cidade, com essa brusca necessidade de troca de escola. Aprimora-se o ensino dos alunos dos Anos Iniciais e o que acontecerá com os alunos dos Anos Finais? 

* Ontem à tarde aconteceu uma manifestação pacífica de alunos e seus pais e para tal foram convocados os vereadores e o Marquezini abraçou a causa e na sessão de ontem apresentou uma Moção de Apelo ao Governo do Estado para reconsiderar a questão pelo menos em SN, o que gerou muitos comentários entre os vereadores, que se propuseram a entrar em contato com o Governo do Estado, junto com o prefeito, fazendo um movimento representativo da cidade contando principalmente com o empenho e participação do Dep. Edmir Chedid. No frigir dos ovos o Governador Geraldo Alckmin está se queimando e sendo muito mal visto pela população em geral na área do Ensino e Educação, com fechamento de escolas e esses remanejamentos. Deverá perder milhares de votos numa possível futura candidatura. Dois pontos importantes a serem destacados. A vereadora Rita, que já foi Secretária de Educação, lembrou que embora seja muito difícil a reversão do caso, já aconteceu isso em alguns poucos locais. Se isso é fato, é uma espécie de jurisprudência e portanto uma tentativa válida a ser colocada em prática neste movimento local junto ao governo estadual. Uma união de forças do Executivo, do Legislativo com apoio de deputados que aqui ganham votos. Outro ponto que deve ser levado em consideração foi o que disseram alguns pais e mães: "Não matriculo meu filho no Jovino, nem que seja para ele ficar sem estudo"... Portanto, o assunto é sério e grave, mas enquanto houver chance e alguma possibilidade, alguma brecha, a tentativa é válida!!!

. . . as contas do Conisca sob sérias suspeitas

--- Terceiro e importante assunto. Contas duvidosas do Conisca. E sobre Conisca o edil Nei entende, aliás, é sobre o que ele mais entende, a ponto de ser chamado "Nei do Conisca" devido ao tempo em que fez parte ativa deste consórcio de saúde intermunicipal. De todos os pedidos de documentação que a Câmara solicitou, veio apenas uma parte deles e pelo que se pode entender, com falhas de informação e com contas e números que não batem, segundo estudo do referido edil. Hoje somente Serra Negra e Socorro das 5 cidades (mais Monte Alegre, Lindoía e Águas) estão em dia em suas obrigações e assim sendo estão sustentando os atendimentos inclusive das cidades inadimplentes, o que não é certo e justo. Com razão o Nei em sua preocupação de não se estender por mais tempo a checagem desta documentação para que o rombo não aumente. O vereador foi contundente em seus comentários sobre as contas principalmente de Monte Alegre que está atrasada em suas prestações do convênio, mas que apresenta grandes gastos com supérfluos. Foi sugerida até uma CEI neste assunto, sendo que o Nei até incentivou que SN e Socorro também parem de pagar na parte que não acarrete malefícios às populações destas cidades. Aguardemos os futuros passos.

. . . o assunto rodeio

--- Pela ordem de acontecimentos, o segundo ponto também diz respeito a requerimentos assinados pela oposição em relação ao último rodeio. Aqui um parêntese inicial. A cidade ficou 2 anos sem essa festa que já chegou a ser lá atrás, uma das melhores do Estado. Por causa disso, com justa razão, a Prefeitura, o atual Executivo, foi duramente cobrado e criticado. Neste ano, sob a liderança do Nei agora na situação e auxiliado pelo Demétrius, arregaçaram as mangas e a duras penas realizaram a tão cobrada festa. Quando não faz, a situação é criticada e combatida porque não fez. Quando realiza, é cobrada porque fez... É realmente muito difícil agradar a todos! Pelo que me consta, em nenhum momento foi feita política partidária durante a organização e realização da festa. Muito pelo contrário, aconteceram até momentos de congraçamento entre vereadores de ambos os lados. Aí aplaudo o Executivo e os representantes do Legislativo da situação pelo trabalho e esforço realizados, dando ao povo o que o povo gosta e, lembrando de passagem, fora de um ano eleitoral. Portanto, realmente não procedem os requerimentos pedindo detalhes infantis sobre a realização da festa, a ponto de se cair no ridículo até de querer saber razões pessoais que levaram a rainha eleita a deixar de cumprir seu reinado. Fizeram muito bem os edis da situação que não aprovaram esses requerimentos, a exceção daquele que diz respeito ao que envolveu dinheiro público, que foi aprovado por unanimidade. 

* Em determinado momento desta discussão o Toco ficou nervoso e apelou. Disse que não faz mais requerimentos e até mandou retirar um outro que deveria ser discutido a seguir.

. . . que os vereadores também não sofrem de anosmia

--- Ontem foi dia de sessão. Sem entrar em detalhes sobre os demais acontecimentos, vamos aqui destacar um a um os 4 pontos mais importantes e exaustivamente debatidos. Antes, por questão de justiça para com eles, vamos informando que nesta sessão fugiram do marasmo que vinha acontecendo e fizeram jus aos seus subsídios. Após uma inicial solene de homenagem em que representantes dos 3 poderes constituídos se fizeram presentes, a sessão ordinária mesmo começou mais ou menos às 20:45 hs e se estendeu além da meia-noite e meia...

* Sim os vereadores serranos, TODOS eles, eu disse TODOS ELES, situação e oposição, não sofrem de anosmia, pois aprovaram por UNANIMIDADE requerimento assinado pela oposição querendo saber do prefeito em que situação se encontra a investigação sobre o arrombamento da gaveta na Prefeitura, a ponto do Paulão ser veemente e eloquente em suas palavras qualificando como FATO GRAVÍSSIMO que não pode ficar sem solução. Portanto, anônimos covardes que podem até ser o próprio arrombador e/ou seus amiguinhos igualmente ladrões, não sou só eu agora que quer saber a quantas andam as providências do honesto Prefeito Bimbo que pode e deve por o BANDIDO na cadeia, seja ele quem for e doa em quem doer. Vocês agora também estão querendo isso uma vez que seu representante na Câmara que você anônimo elegeu, também quer a elucidação deste crime. TODOS os edis também começaram a sentir um fedor de pizza estragada no ar, com possível tendência de abafamento do caso... Parabéns vereadores (TODOS).