Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

. . . um comentário em destaque

--- O blog recebeu o comentário abaixo assinado por morador da capital, que destaco em tópico e que reflete bem a opinião de um turista, que vem corroborar e confirmar as notas que dei no tópico anterior. É uma opinião de peso que tem que ser levada em consideração e muito a sério pelas autoridades locais.


"Carnaval 2018 – Primeira vez em Serra Negra

Primeiramente tenho que dizer que esta é minha primeira vez em Serra Negra (em carnaval). Sou de São Paulo, acostumado com a 'bagunça paulistana', porém o que vi aqui, foram arruaças, baderna e muita baixaria (isso mesmo, adolescentes 'se pegando' e daquele jeito.
Percebi que onde deveria ficar uma praça bem cuidada, repleta de plantas, árvores e flores, foi completamente destruída por essas pessoas. Onde deveria haver famílias se divertindo, foram todas afugentadas.
Nem mesmo os policiais, ou guarda civis municipais conseguiram parar com a venda incontrolável de bebidas alcoólicas para menores de idade. Sim, vi ambulâncias transportando bêbados, quando deveria estar transportando pacientes que precisavam dela para cuidar de sua saúde. 
Esta foi a péssima visão que tive do carnaval na região central de Serra Negra. Será que é isso mesmo que a cidade está precisando? Crianças e adolescentes bêbados dirigindo, infringindo a lei, uso de entorpecentes e muito mais? Eles trazem algum benefício para a cidade?
Porém, também tive a ótima impressão de uma banda tocando todos os dias, aquelas marchinhas, com dançarinos e alegrando (isso sim), os turistas. Todos que estavam pelo comércio pararam para ver, dançar, interagir e ficaram muito, mas muito contentes. 
No hotel que fiquei hospedado, no segundo dia, famílias já estavam indo embora, por causa da 'pouca vergonha' que acontecia nas ruas da cidade.
Creio que seria interessante o poder público que administra a cidade, conversar com os hotéis, para ver o que os hóspedes tiveram a dizer sobre o carnaval. Se estiveram contentes nos dias que ficaram em Serra Negra. Se tem a intenção de retornar para a cidade depois do que viram. Acho que essa aproximação com a hospedagem, seria interessante e poderia melhorar muito mais as datas festivas desta cidade. 
Talvez fosse mais interessante investir nas bandinhas que ficam no centro, alegrando os turistas.
Acho que está na hora de ser repensado o carnaval aqui, também não entendi porque não aconteceram os desfiles tradicionais de escolas de samba. Isso sim trás benefícios, famílias, turistas, não apenas um trio elétrico.
Espero poder voltar em outros carnavais para Serra Negra em um futuro breve, e espero realmente mudanças nesta configuração, senão com o passar dos anos, irão sobrar apenas adolescentes destruindo esta linda e bela estância turística.
Abraços
Marcos Alberto
São Paulo - Capital" 

. . . as minhas notas

--- Acho que tenho cabedal, janela, estrada percorrida para saber comentar e analisar o Carnaval Serrano, pois fui parte efetiva desta história. A exceção do atual, que foi vice e vereador em gestões anteriores e até me entregou troféus de apresentador no passado, apresentei pelo menos 1 carnaval de todos aqueles que foram prefeitos nos últimos 55 anos (o primeiro foi em 1.963). Então, analisando e dando notas por itens a este que termina, concluo assim:
* Bandinha Itinerante ....................  10
* Corpos de Segurança ...................  10
* Carnaval na Pça. Sesqui ................  10
* Carnaval na Pça. Central ...............    3
* Carnaval na Laudo Natel ................   0
* Decoração de rua .........................   0

. . . curiosidades na retrospectiva do Carnaval Serrano

--- Ao término de mais um carnaval de nossas vidas, vamos viajar no tempo e destacar algumas curiosidades do Carnaval Serrano de rua:

* Os primeiros 2 carros alegóricos desta história foram o Cavalo de Troia e a Locomotiva Maria Fumaça, isso no final dos anos 50.
* O primeiro Rei Momo foi Osvaldo Saragiotto, entre nós em mais um carnaval.
* O pioneiro das fantasias individuais foi meu pai José Corrêa em 1.961.
* Carnavais de rua nos anos 50 e nos dois primeiros dos anos 60 sempre fazia parte da decoração de rua 2 grandes arcos de madeira. Um no largo da praça com a máscara do Rei Momo e outro diametralmente oposto na Coronel com a cara de um palhaço. Uma vez um caminhão com carregamento de engradados com a água Lindoya ficou enroscado no arco da praça no domingo à tarde.

* Em 1.967 não tivemos carnaval de rua, embora tenha sido instalada iluminação colorida nas ruas e o palanque tenha sido montado. Prefeito Enzo Perondini, seu único carnaval, pois faleceu tragicamente 1 mês antes do carnaval de 1.968. Assim mesmo tivemos um bom carnaval, o primeiro do Prefeito Braz Blotta.
* A primeira grande fase com carros alegóricos e blocos foi em 1.963 e a primeira apresentação deste que vos escreve, junto com a equipe da RSN. Prefeito Luiz Bulk.
* De 1.971 a 1.979 tivemos carnavais com 2 prefeitos nomeados Ângelo Zanini e Adib  Abi Chedid.
* 1.978 o Carnaval do Sesquicentenário, o melhor e mais completo de todos os tempos, com o desfile da primeira grande escola de samba de São Paulo, Mocidade Alegre.
* Carnaval de 1.979 foi do prefeito substituto, presidente da Câmara Sinésio Beghini.
* 1.980 não tivemos carnaval de rua novamente e nem qualquer decoração, com o Prefeito Bimbo, que nos 2 anos seguintes realizou carnavais muito bons.
* Trajeto tradicional do corso era Rua 7, Largo da praça, Ruas Prudente de Moraes, Monsenhor Manzini, Coronel, Duque de Caxias e novamente Rua 7 para uma segunda volta, com parada na praça para a premiação com troféus aos melhores do ano.
* Turmas famosas desta história: Equipe de Ouro (Galão e Terezinha), Escola 1ª das Vertentes (Ione), Família Duzzi, Família Brambilla, JUS, Turma da Fumaça (do Rabo). Tinguaça, Unidos da Simpatia, só pra citar algumas mais antigas...
* Num destes carnavais a Turma do Rabo inconformada com o resultado final quebrou o troféu na frente da Comissão Julgadora e foi só rabo que voou em direção a todos nós no palanque.
* No carnaval de 1987 o Prefeito Sinésio resolveu fazer  experiência com o corso saindo da Rua dos Expedicionários e terminando na Pça João Pessoa, numa reta só, onde estava armado o palanque.
* 1.989 o primeiro carnaval do apresentador Pedro Giovany.
* Logo após o carnaval de 1.990, na gestão Elias Jorge, falece de meningite o grande companheiro de apresentações Marcos Duccheschi, que foi homenageado no carnaval seguinte como tema da Escola Unidos da Simpatia.
* Carnaval do ano de 1.997 o Prefeito Elmir Chedid inaugura a Passarela do Samba na Av. Laudo Natel e muda totalmente os moldes do tradicional. Ele e seus sucessores Paulo Scachetti, João Dei Santi e Bimbo fizeram bons carnavais nesta avenida.
* Muitos outros nomes poderiam ser lembrados e citados, como nomes de todos os Reis Momo e Rainhas, destaques dentro de cada turma, etc., mas fica para uma próxima oportunidade carnavalesca.

--- Estas apenas rápidas pinceladas da história do Carnaval Serrano. Teríamos que contar também as curiosidades do Carnaval de Salão no Clube XV, matinês no Cine República, Estância Club na Sonave, garagem dos ônibus na Rua 7,  nas obras do Holiday Hotel, no S.N.E.C. que realizou seu primeiro baile carnavalesco em sua nova sede em 1.975. 
A todos uma ótima última noite do Carnaval Serrano 2.018, o segundo do Prefeito Sidney Ferraresso.

. . . o resultado do Carnaval Paulistano




. . . um carnaval feliz na matéria da TV

--- Desta vez, coisa rara, a EPTV mostrou um lado bom de nosso carnaval, num momento inicial tranquilo e realmente familiar. Que bom que fizeram assim. Que bom  se fosse o tempo todo assim com respeito, sem excessos e sem passarem dos limites da ordem e da boa educação. Obrigado EPTV por terem parado a reportagem nessa hora e nesse ponto. Vejam acessando o link abaixo:


http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-da-eptv-2edicao//videos/v/moradores-e-turistas-aproveitam-o-clima-tranquilo-do-carnaval-em-serra-negra/6497058/

. . . a missão sendo cumprida



 --- Vans de jovens de cidades vizinhas sendo interceptadas nas estradas, que estavam vindo para SN no carnaval. Guinchadas de volta para suas cidades de origem junto com seus passageiros. Estas fotos foram na estrada de Monte Alegre.

. . . o fim de festa


--- Começa a chamada Terça-feira Gorda, último dia do reinado de suas majestades da foto ao lado. Manhã de sol entre nuvens com previsão de chuva com a chegada de nova frente fria com a máxima caindo para 19º.