Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

. . . na ficcção e na vida


Quasímodo é o personagem central do livro Notre-Dame de Paris, de autoria de Victor Hugo, publicado em 1831. Um corcunda de nascença, Quasímodo habita o campanário da Catedral de Norte-Dame, afastado da sociedade e temido pelos habitantes locais.


A Bela e a Fera ou A Bela e o Monstro é um tradicional conto de fadas francês. Originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740.

--- O Blog-Comentando amanhece hoje com espírito literário e recorda dois personagens ultra-conhecidos para lembrar que nem sempre a natureza, por questões genéticas ou não, favorece igualmente a todos. Porém, nos 2 exemplos acima vejam como são feios e repugnantes, mas ambos têm sentimentos e são bons. O Quasímodo apaixona-se pela cigana Esmeralda e a Fera pela Bela. Apesar da feiura e de seus defeitos físicos, são personagens bons. Conhecendo-os de perto, tanto a Esmeralda como a Bela descobrem isso e os trata bem. Tudo isso pra dizer que muito pior são aquelas pessoas que além de seus problemas físicos, ainda são más e fazem de tudo para causar o mal aos outros, seja ou não por vingança, mas sempre talvez até como revolta por se sentirem inferiores aos demais. Jamais serão plenamente felizes se não mudarem esse comportamento.

Nenhum comentário: