--- A segunda-feira é o dia da semana pré-estabelecido como sendo, em seu começo de noite, para as sessões legislativas serranas. Sendo essa a segunda sessão do segundo semestre do primeiro biênio da atual legislatura, este espaço que costumeiramente comenta sessões e a atuação dos edis, nesta altura dos acontecimentos, vê por bem fazer um balanço bem resumido sobre cada um dos edis em suas atuações ou falta delas, sob o prisma exclusivamente como homens públicos que são, na opinião deste comentarista, sem entrar em detalhes de suas vidas particulares, a não ser que seja obrigatoriamente necessário. Quem não quiser ser comentado, observado e criticado, não entre na vida pública. As notas obedecem a uma escala de 0 a 10. Vamos lá:
FELIPE: Vereador da situação, presidente. Despreparado, ineficaz, incompetente e inconsequente, fomentador de atitudes agressivas quando lhe convém. Apenas sabe seguir o protocolo. Apresentou 1 único projeto realmente significativo, porém inconstitucional e não respeitado desde sua regulamentação. Sonho: ser prefeito. Nota 0.
EDUARDO: Vereador da situação, 1º vice-presidente. Joguete nas mãos de seus superiores. Vai pra lá, vem pra cá de acordo com o que mandam fazer. Reeleito pelo seu círculo de amigos e não pela sua capacidade atuante de vereador realizador, nem na legislatura anterior e muito menos nessa. Sonho: continuar sendo reeleito. Nota: 0.
WAGUINHO: Vereador da situação, reeleito basicamente devido a sua profissão, 2º vice-presidente. Outro que, com a desculpa de seguir o grupo, também faz tudo obedecendo ordens de cima. Segundo mandato sem projetos de lei relevantes. Sonho: chegar a ser presidente efetivo e não tapa buraco. Nota: 0.
RICARDO: Vereador reeleito pela oposição, 1º secretário. Tem tido atitudes realmente de oposicionista a atual administração, porém sua prepotência, arrogância e exibicionismo o atrapalham para atingir seus objetivos e por isso não é levado a sério pelos seus opositores. Campeão de requerimentos de "congratulações e aplausos". Sonho: ser prefeito. Nota: 2.
Léo: Vereador eleito pela situação, 2º secretário. Basicamente eleito também pela sua profissão e também por sua simplicidade e simpatia. Essa sua primeira atuação na política está servindo como experiência para o futuro. Atualmente não tem as mínimas condições de ser secretário. Gosta de fazer discurso. Está deslumbrado com o poder... Sonho: ser reeleito. Nota 1.
RENATO: Vereador da situação em seu segundo mandato. O mais preparado de seu grupo, com atitudes, posicionamentos e pronunciamentos sensatos e abalizados, até mesmo como consequência de sua profissão. Sonho: indefinido. Nota 3.
LEANDRO: Vereador eleito pela oposição, novato que já desafiou o coronelismo no dia de sua posse. Oposicionista atuante, combativo, sem medo de cara feia. Muitas vezes luta sozinho pelos seus ideais e paga pelas consequências. Faz jus aos votos que recebeu. Sonho: talvez ser reeleito. Nota: 5.
PAULÃO: Vereador reeleito pela oposição. Com grande potencial político, mas que por motivos alheios à sua vontade, perdeu força na atual legislatura e talvez nem a termine, infelizmente. Continua bem-intencionado. Apenas isso. Sonho político: agora nenhum. Nota 0.
ROBERTO: Vereador reeleito pela oposição. Já agora mais experiente. Coerente, sensato. Quem mais apresenta projetos de lei que é o que realmente referencia um bom vereador. Poderia ser mais contundente em suas explanações, que muitas vezes são muito cansativas e até enfadonhas. Sonho: talvez ser eleito de novo. Nota: 5.
TEGÃO: Vereador eleito pela situação. Entra quieto e sai calado. Ainda não sabe o que está fazendo lá. Sonho: Nenhum. Nota 0.
GIANINI: Vereador suplente da situação. Também faz o que os outros do grupo mandam fazer. Esperança de renovação, mas está sendo uma autêntica decepção. Sonho: Nem ele sabe. Nota: 0.
--- Intenção destes comentários: Incentivar para que todos melhorem sob todos os aspectos, pois ainda dá tempo desta legislatura deixar de ser a pior entre todas as piores de todos os tempos.
--- E pingue-se o ponto.
Um comentário:
Lauro voce acabou de provar que o povo de serra negra joga no lixo $ 2,3 milhoes de reaiz todos os anos. Enquanto este circo que acontece a cada 4 anos estiver armado nada ira mudar, exeto que os verdadeiros circos duram somente algumas semanas, este ja existe desde o tempo do imperio portugues. Edison..
Postar um comentário