Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de julho de 2022

. . . interessantes e excelentes observações do nosso Observador

 

Uma oposição sem posição.  Aprovado por unanimidade 
Ser oposição não significa ser contra tudo e contra todos, mas sim se posicionar para defender os interesses da população. 
A oposição tem um papel importante na democracia. 
Uma oposição que não questiona, fiscaliza e cobra, não é oposição. 
Mas aqui temos a terra do aprovado por unanimidade, sem questionamentos, mesmo que verbas solicitadas sejam enviadas a toque de caixa e sem dizer pra onde vão de forma detalhada.  
Mas para a surpresa de todos, quem cobra isso é apenas uma vereadora, e ela não é da oposição. Ainda que seja um fogo amigo e que será bloqueada destas posições já já, é a única que de fato se posiciona e tem se destacado por isso. Tomara que não seja mais uma a ceder às pressões.
Os demais, acho que não preciso comentar. Só resta a pergunta. Por que será que não agem? Por que será tanto receio de questionar? Por que será que no fim, todos se calam? Vale a pena pensar sobre o assunto. 
Nunca houve uma discussão profunda sobre meio ambiente, sobre políticas públicas que podem melhorar a cidade, a vida da população. A única ação vista, liderada pela mesma vereadora, foi a frente parlamentar das mulheres que parece que terá ações de verdade. 
De resto, sempre a mesma desculpa. Vamos aprovar só desta vez para não perder a verba. Quantas vezes foram as últimas vezes para não perder a verba?  Será isso uma estratégia do Executivo? 
Tem verba de saúde, tem verba do fundo social, tem verba da educação…. Misturado com obras, bem feitorias, etc..
Aí mais uma vez…… Aprovado por unanimidade. Mas da próxima vez não vai passar, hem!...  
E nas mesas de bares ou em reuniões “secretas” população e oposição “metem a boca”. “É, isso precisa mudar! “É preciso me posicionar mais firme”, “Não dá mais para aceitar isso”. 
Mas quem, de fato, está buscando essa mudança? Quem se expõe, quem se posiciona de forma clara? Quem ousa questionar?
Mas essa conta pode chegar. Todas as sessões estão gravadas. É só alguém que queira usar a própria fala dos vereadores para mostrar como se portou durante os 4 anos. Porque mais próximo da eleição as posturas mudam, todo mundo fica corajoso, às vezes até muda de lado. O show começa.
Mas está lá, sessão após sessão, aprovação após aprovação, unanimidade após unanimidade. 
É só investir um tempo e dará uma boa minissérie.

E seguimos observando...

Nenhum comentário: