Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

. . . curiosidades na retrospectiva do Carnaval Serrano

--- Ao término de mais um carnaval de nossas vidas, vamos viajar no tempo e destacar algumas curiosidades do Carnaval Serrano de rua:

* Os primeiros 2 carros alegóricos desta história foram o Cavalo de Troia e a Locomotiva Maria Fumaça, isso no final dos anos 50.
* O primeiro Rei Momo foi Osvaldo Saragiotto, entre nós em mais um carnaval.
* O pioneiro das fantasias individuais foi meu pai José Corrêa em 1.961.
* Carnavais de rua nos anos 50 e nos dois primeiros dos anos 60 sempre fazia parte da decoração de rua 2 grandes arcos de madeira. Um no largo da praça com a máscara do Rei Momo e outro diametralmente oposto na Coronel com a cara de um palhaço. Uma vez um caminhão com carregamento de engradados com a água Lindoya ficou enroscado no arco da praça no domingo à tarde.

* Em 1.967 não tivemos carnaval de rua, embora tenha sido instalada iluminação colorida nas ruas e o palanque tenha sido montado. Prefeito Enzo Perondini, seu único carnaval, pois faleceu tragicamente 1 mês antes do carnaval de 1.968. Assim mesmo tivemos um bom carnaval, o primeiro do Prefeito Braz Blotta.
* A primeira grande fase com carros alegóricos e blocos foi em 1.963 e a primeira apresentação deste que vos escreve, junto com a equipe da RSN. Prefeito Luiz Bulk.
* De 1.971 a 1.979 tivemos carnavais com 2 prefeitos nomeados Ângelo Zanini e Adib  Abi Chedid.
* 1.978 o Carnaval do Sesquicentenário, o melhor e mais completo de todos os tempos, com o desfile da primeira grande escola de samba de São Paulo, Mocidade Alegre.
* Carnaval de 1.979 foi do prefeito substituto, presidente da Câmara Sinésio Beghini.
* 1.980 não tivemos carnaval de rua novamente e nem qualquer decoração, com o Prefeito Bimbo, que nos 2 anos seguintes realizou carnavais muito bons.
* Trajeto tradicional do corso era Rua 7, Largo da praça, Ruas Prudente de Moraes, Monsenhor Manzini, Coronel, Duque de Caxias e novamente Rua 7 para uma segunda volta, com parada na praça para a premiação com troféus aos melhores do ano.
* Turmas famosas desta história: Equipe de Ouro (Galão e Terezinha), Escola 1ª das Vertentes (Ione), Família Duzzi, Família Brambilla, JUS, Turma da Fumaça (do Rabo). Tinguaça, Unidos da Simpatia, só pra citar algumas mais antigas...
* Num destes carnavais a Turma do Rabo inconformada com o resultado final quebrou o troféu na frente da Comissão Julgadora e foi só rabo que voou em direção a todos nós no palanque.
* No carnaval de 1987 o Prefeito Sinésio resolveu fazer  experiência com o corso saindo da Rua dos Expedicionários e terminando na Pça João Pessoa, numa reta só, onde estava armado o palanque.
* 1.989 o primeiro carnaval do apresentador Pedro Giovany.
* Logo após o carnaval de 1.990, na gestão Elias Jorge, falece de meningite o grande companheiro de apresentações Marcos Duccheschi, que foi homenageado no carnaval seguinte como tema da Escola Unidos da Simpatia.
* Carnaval do ano de 1.997 o Prefeito Elmir Chedid inaugura a Passarela do Samba na Av. Laudo Natel e muda totalmente os moldes do tradicional. Ele e seus sucessores Paulo Scachetti, João Dei Santi e Bimbo fizeram bons carnavais nesta avenida.
* Muitos outros nomes poderiam ser lembrados e citados, como nomes de todos os Reis Momo e Rainhas, destaques dentro de cada turma, etc., mas fica para uma próxima oportunidade carnavalesca.

--- Estas apenas rápidas pinceladas da história do Carnaval Serrano. Teríamos que contar também as curiosidades do Carnaval de Salão no Clube XV, matinês no Cine República, Estância Club na Sonave, garagem dos ônibus na Rua 7,  nas obras do Holiday Hotel, no S.N.E.C. que realizou seu primeiro baile carnavalesco em sua nova sede em 1.975. 
A todos uma ótima última noite do Carnaval Serrano 2.018, o segundo do Prefeito Sidney Ferraresso.

Nenhum comentário: