--- Outro dia aqui no blog postei fotos dos álbuns serranos de 1913, de 1935 e de 1966, este último escrito pelo saudoso Néllo Dallari. Surgindo recentemente a dúvida do local em que Lourenço Franco de Oliveira fundou Serra Negra, procurando relatos nestes 3 álbuns, cheguei a seguinte conclusão bem resumidamente:
* O desbravador Lourenço, de Bragança Paulista, enveredou-se com sua esposa Manuela Maria Bueno, sua família e sua turma com destino a Mogi Mirim. Foi sua primeira etapa vencida, mas queria mais e caiu no mato novamente e após o chamado Bico de Pato, perto de Lindóia, continuou no Morro das 7 voltas e realmente parou no chamado Bairro das Três Barras onde fez suas primeiras construções, mas resolveu seguir mais alguns quilômetros à frente até se deparar com o morro que chamou de Serra Negra devido à sua vegetação mais escura, e em sua base fixou permanência e junto com seus companheiros registraram propriedades. Porém, como todos eram religiosos, não se contentaram em não ter onde rezar comunitariamente e ergueram uma pequena capela em terrenos doados até por ele próprio e demais vizinhos, exatamente onde hoje está nossa Matriz.
* Extraindo do álbum de 1935 em sua página 54:
"Aumentavam dia a dia as habitações em consequência da chegada de novos moradores e o próprio Lourenço Franco de Oliveira erigiu pequena casa em que descansavam, ele e sua família, quando vinham aos sábados à noitinha, para as rezas do dia seguinte.
* A foto que ilustra esse tópico é da primeira e portanto mais antiga rua de SN - Rua Visconde do Rio Branco e nossa Matriz recém-construída ainda em fase final de acabamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário