Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de maio de 2014

. . . que quem não chora não mama

--- Aleluia  - Aleluia. Pois foi só estrilarmos com a EPTV que só fazia matérias depreciativas sobre nossa estância e seus repórteres voltaram com matéria positiva para compensar, que foi ao ar duas vezes neste feriado. Dê um click no link abaixo e veja :

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-da-eptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/serra-negra-espera-25-mil-visitantes-durante-feriado-prolongado/3318301/

. . . 20 anos sem Ayrton Senna


--- Este 1º de maio marca estes 20 anos em que perdeu a graça para os brasileiros a Fórmula 1. Hoje ele estaria com 54 anos e a marca do tempo provavelmente seria a que mostra a foto. Como sabem tenho muitas fotos ao lado de gente famosa, mas lamento não ter tido a oportunidade de fotografar com ele. Seria mais um dos muitos privilégios de minha vida. Mas tive um que se relaciona com Ayrton Senna e que me foi muito marcante e gratificante em relação a Serra Negra. Pouco tempo depois de sua perda, corria em nossa terra a verdadeira campanha para que os vereadores não tivessem aumento em seus subsídios e fui um dos líderes deste movimento tanto na Rádio Serra Negra como em minha página no jornal O Serrano, campanha essa que saiu vitoriosa e os edis ficaram por longo tempo na base dos famosos TREZENTINHOS (R$300,00 de subsídio, sem bonificações). Uma das "armas" que usei foi que pararia com a coluna "Comentando..." no jornal se houvesse o tal aumento. A população se mobilizou. Como a coluna só era publicada no jornal que saia nas ruas aos domingos, por duas vezes diferentes ouvi de leitores diferentes em momentos diferentes o seguinte comentário: "Já perdemos Ayrton Senna aos domingos e não podemos perder você também". Isso pra mim soou como um troféu e muito me envaideceu. Foi emocionante e portanto, mais um grande privilégio. No dia do Trabalho, saudades de Ayrton Senna do Brasil. 


. . . o dia de hoje

História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.