Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de março de 2018

. . . que qualquer semelhança . . .


--- Fiquei muito tempo sem assistir novelas na televisão. Atualmente por se tratar de uma novela de época comecei assistir essa que é uma ficção que se passa em um reino da época medieval. Quem a acompanha vai entender e associar o que estou dizendo. De alguns capítulos para cá devido a incompetência do rei que está sacrificando e decepcionando seu povo, parte da população começa a se revoltar. Alguns se calam com receio de perseguição e retaliação... E também há os espiões e sujos alcaguetes infiltrados no povo. É a ficção imitando a realidade. Qualquer semelhança. . . Exatamente no capítulo de hoje foi dita uma frase que serve muito bem para a Câmara Municipal de SN. Pensem e analisem isso certos edis serranos: "A coragem é muito importante, mas muitas vezes a inteligência supera a força bruta".

. . . a previsão para sábado

 

. . . um encontro salutar

--- Hoje tive o prazer de ficar conhecendo a Sra. Rosemeire e sua filha Fabíola, residentes em SN há 14 anos e leitora do Blog-Comentando, que será porta-voz de algumas de suas iniciativas e alguns de seus trabalhos em prol da melhoria de vida dos moradores da ainda Cidade da Saúde. Espaço aberto a todos de boa vontade.

. . . mais uma judiação


--- Mais uma vez falaram mais alto a ganância imobiliária e o interesse comercial em detrimento do patrimônio histórico da cidade. Lembro-me que, quando foi erigido o busto do Dr. Jovino Silveira na Praça Barão do Rio Branco, escrevi em minha coluna no jornal que ele com essa homenagem iria ficar olhando pra sempre para sua casa. Errei, pois lá está ele hoje olhando para o nada. Ele tinha antes a sua frente sua bonita residência e seu consultório onde atendeu tantos pacientes, à esquerda o prédio onde foi prefeito e presidente da Câmara, à direita o casarão de seus pais Juca Preto e D. Sinharinha. Nada mais existe... Depois de tantas injustiças cometidas à sua memória, hoje ele, simbolicamente, dá as costas para o Palácio da Justiça (Fórum) de sua querida cidade.

. . . como manda a tradição



--- E hoje também foi o dia, no fim da manhã, do tradicional "FECHA CORPO", há muitos anos patrocinado pelo Supermercado Colorado (Família Marson). O blog fez alguns flagrantes do local, como sói acontecer anualmente.


* E lá tive o grande prazer de encontrar, além da estimada Família Marson, também o querido casal Milza e Luiz Filipi.

. . . o dia de hoje



Sexta-feira da Paixão ou Sexta-feira Santa é um feriado religioso comemorado pelos cristãos, simbolizando o dia da morte de Jesus Cristo, e faz parte das festividades da Páscoa, que simboliza a ressurreição do Messias. 

A sexta-feira da Paixão é considerada uma data móvel, ou seja, não possui um dia específico para ser comemorado anualmente. Por regra, deve ser celebrada na sexta-feira que precede o domingo de Páscoa. 
De acordo com a tradição, para se definir o dia em que é celebrada a sexta-feira santa, considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) ou equinócio de outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a sexta-feira da Paixão pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Após a definição da data da sexta-feira santa, outras comemorações são estabelecidas, como o domingo de Páscoa, a quarta-feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma) e o Carnaval.
De acordo com o cristianismo, a Sexta Feira Santa é um de reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz. Para os católicos, tradicionalmente, a sexta-feira da Paixão é um dia de rituais e penitências, como o jejum ou a abstinências de prazeres mundanos.