Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2022

. . . que fi-lo porque qui-lo


--- Plagiando Jânio Quadros, fi-lo porque qui-lo. Ninguem sequer pediu para transcrever aqui tal matéria. Fi-lo porque achei boa e coerente. Qui-lo para também mostrar que até quem era até outro dia da situação, também quer mudança na região.

. . . que hoje a "Tribuna do Povo" está fértil

 --- Essa também veio por e-mail:

"Olá Lauro, quando vi esta foto (Rua 7 esquina Duque de Caxias) que você publicou no blog, uma coisa me chamou a atenção, acho que a placa NÃO FECHE O CRUZAMENTO está virada para o lado errado, quem vem pela Duque de Caxias obrigatoriamente tem que parar, pois a preferência é de quem vem pela Rua 7 de Setembro e quando o trânsito para, tem motorista mal educado que trava o cruzamento, impedindo quem queira subir sentido Correios. 

Por favor, analise se estou certo e se estiver, se puder comentar, com certeza consertarão o equívoco. 
Obrigado."

* Você tem toda a razão, pois quem está na preferencial é que tende a fechar o cruzamento e não quem vem pela Duque de Caxias. Pedimos a devida correção ao Depto. de Trânsito e a você observador parabéns pela sua visão detalhista. 

. . . que é bom que isso seja melhor apurado

 --- Chegaram ao blog alguns comentários de funcionários municipais revoltados contra determinada funcionária da área da saúde que mais fica de licença do que trabalhando, recebendo um salário de 7 mil reais (sic). Será que o prefeito concorda com isso? Como muita coisa não chega ao seu conhecimento, ele nem deve estar sabendo. 

. . . a nítida necessidade de querer aparecer

 --- Não sei como foi o comportamento do presidente e do vice em relação ao momento da leitura dos desgastados requerimentos de congratulações e aplausos no P. I. de ontem. O que sei é que o presidente já deu provas notórias de ser contra esse momento. O vice se retirou em algumas ocasiões, mas há vereadores que gostam de prestar esse tipo de homengem, que em si realmente são gratificantes e válidas, não fosse a maneira como estão sendo feitas. Se não fossem distribuidas tão exageradamente na quantidade transformando-as na chamada "carne de vaca" e se não fosse para ser considerada uma maneira indireta de compra de votos, até que não teria nada demais. Se querem continuar prestando tal tipo de homengem, porque não a fazem através de ofícios diretamente enviados aos homenageados, sem necessidade de divulgação e leitura nas sessões? A questão é que aí os vereadores autores, não teriam oportunidade de aparecer, não é? Os atuais campeões destas autorias são o Renato e o própro vice Waguinho... Se aceitarem a sugestão dos ofícios, darão provas que fazem isso por puro merecimento de quem recebe e não para que possam aparecer publicamente mais do que aparecem. Pensem nisso.

. . . a "Tribuna do Povo" hoje (IV)

 --- Já essa participação veio por e-mail :

"Boa tarde, Lauro! 

Estive conectada durante a sessão de ontem e gostaria de parabenizar os Vereadores Anna Beatriz, Léo e Nei que, pontualmente, abordaram cada um dos assuntos válidos quanto à identidade da cidade. Acredito que 'identidade' não seria o termo mais apropriado, já que essa palavra morreu há algum tempo para a cidade. Não se manteve nem as raízes italianas, quiçá uma identidade turística! Pela família do meu marido sempre ouvi sobre a cultura do café, tanto que bisavós do meu marido perderam propriedades onde plantavam café (bairro das 3 pontes) para a quebra econômica de 1929 - o que reforça a leitura feita pela vereadora Anna. A boa época em que dois familiares meus faziam uso das águas para fins medicinais (rins) eu era pequena e a água utilizada era da fonte que ficava dentro do Rádio Hotel e a Fonte Santa Luzia. Nunca ouvi falar sobre fontes de Lítio por aqui. E se existem, quantas administrações passaram pelo município e deram atenção a essas fontes mais específicas? A propósito, onde estão os estudos sobre as nossas atuais águas? Fonte dos Italianos e São Carlos foram praticamente exterminadas no quesito medicinal. Vai falar que Brunhara é medicinal? Só se for para entortar o intestino numa infecção! Vão falar que é mentira? Vamos começar pelo lixo e cheiro de xixi que várias vezes nos deparamos? Para começarmos a falar sobre 'Cidade das Águas', que se inicie por um estudo sério da qualidade das águas com fonte aberta ao público (não falo só em laudo de coliformes fecais, frize-se). 
Cidade da Saúde? Que saúde? A cada mês uma cor, uma prevenção, um cuidado. Não se sabe o porquê, mas ouvi do meu médico de cabeça e pescoço sobre tumores na tiróide (coleciono 6 deles no meu pescoço)... o que Serra Negra tem que atende tantos pacientes com o mesmo problema? Sinceramente? Respondi a ele que eram muitos sapos que são engolidos diariamente pelas atitudes absurdamente erradas que nos deparamos diuturnamente, como os excessos de assédios morais contra pessoas que dão duro para manter a cidade em pé! Ou até mesmo as puxadas de tapete que tomamos de pessoas que não sabem se colocar em seus devidos lugares e crescem em cima de quem tem conhecimento e estudo! Afinal, é fácil destruir o negócio do outro através da boca e do pseudo-marketing!

Voltando ao assunto 'identidade', vereador Léo me lebrou da infância quando tive aprendizados sobre cavalos com o saudoso Sr. Marcondes... e cavalgava pelas estradas de terra da 'Estrada da Cachoeirinha' (hoje, Santo Aleixo). Ou, acompanhava minha mãe nas compras das encomendas de malhas para levar a São Paulo... sim, lojinhas simples que eram acarpetadas na parede para que as malhas fossem "alfinetadas" e, assim, se formasse uma vitrine! Quantas tricoteiras naquela época... tinham suas máquinas no fundo da loja ou em casa... e as boas lembranças do Sr. Juca Sapateiro e o seu pássaro preto companheiro... quem se lembra? Com relação às águas, acompanhava meu pai com garrafões até uma das fontes no centro da cidade ou no Parque Sto. Agostinho e de volta a SP, sempre levamos água fresquinha da fonte. Pode não parecer, mas sou tão serrana quanto muitos serranos. 

Ver. Nei, parabéns pelo seu posicionamento, principalmente, na sua fala após 22h00. Na minha opinião, Serra Negra não precisa de identidade... ela precisa sim de novas iniciativas e novas ideias que sejam condizentes com a realidade. Como falar em plantação - café ou uva -, se a Secretaria de Agricultura tem o menor investimento pela Prefeitura? O povo não quer rodeio, o povo SE for nesses eventos, vai pelos SHOWS MUSICAIS!!! Então, por que não montar uma bela Feira Agrícola no Casco de Ouro e, ao final, o encerramento com show musical! 

Conselho a todos: eventos na praça são excelentes, mas NÃO COMPORTAM mais o número de pessoas!!! Vamos pensar em um outro espaço... Centro de Convenções? Casco de Ouro? Como colocar barraquinhas de alimentação ao lado dos restaurantes? Vamos raciocinar! 

Por que não ajudar propriedades rurais a manter uma cultura italiana? Fazer as 'linhas turísticas' (ex.: Rota Bairro da Serra). Isso sim é manter, agora sim, uma identidade! Com linha de micro ônibus ou um transporte mais 'turístico', com saídas a partir da praça, por exemplo. Onde está a raiz italiana da cidade?

E, por último, tragam o SENAC para o Grande Hotel Serra Negra (hotel escola). É a solução!

O mau 'da cidade' é o paternalismo enraizado de seu povo, que pensa que a Prefeitura é responsável por tudo, até por molhar as flores das jardineiras na Coronel! 

Espero ter contribuído com algo, como sempre faço e tenho feito! Afinal, prezo pela cidadania! 

Abraços,

Adriana De Biasi Dorigatti"


* Que bela participação da Adriana!!! Bravo!!! Parabéns!!! Agradeço sua presença aqui no Blog-Comentando que hoje não postou nada sobre a sessão de ontem, mas que foi substuído brilhantemente pela Adriana. Os vereadores deveriam assimilar e guardar esse comentário e na próxima sessão comentá-lo ponto por ponto, pois foram observações sinceras, vividas e importantes feitas por uma autêntica serrana. 

. . . a "Tribuna do Povo" hoje (III)

 ---  Pelo Zap :

"A Secretaria  Municipal de Saúde repassa cerca de R$30.000,00/mês em diárias para transporte de pacientes e os responsáveis tem a coragem de deixar pacientes esperando por horas ; muitas vezes colocando crianças com pessoas com câncer, tratando como se fossem rebanhos e muitas vezes temos que suportar a estupidez dos responsáveis.
Cadê o Super Secretário de Saúde e seus subordinados pra pelo menos tratar os pacientes com dignidade?"

. . . a "Tribuna do Povo" hoje (II)

--- Também por zap:

"Boa tarde Dr. Lauro. 

Fui buscar meu filho na escola e me deparo com essa cena: dois agentes de trânsito em frente à escola Lourenço (provavelmente fazendo uso da função deles né?) e um fotógrafo oficial da Prefeitura tirando fotos dos dois, logo estará no site da Prefeitura mostrando que estão trabalhando... Estradas, saúde, escolas , COVID, posto de saúde sem médicos, a cidade um caos total e o Sr. prefeito preocupado com agentes de trânsito. Onde vamos parar?"

. . . a "Tribuna do Povo" hoje (I)

 --- Hoje via zap:

"Bom dia Sr. Lauro.
Infelizmente membros da minha família foram acometidos pelo vírus da Covid.
Graças a Deus estão passando bem, porque se fosse pra depender do médico que atendeu eles no Posto de Saúde do Alto das Palmeiras e da Equipe de controle estariam ferrados.
Ninguém até o momento procurou pra saber se estão bem,  se os medicamentos estão fazendo efeito, se estão precisando de alguma coisa. . .
Isso porque Serra Negra é a 'Cidade da Saúde'.
Lastimável essa Secretaria de Saúde e alguns de seus profissionais."

. . . mais um que parte

 

--- Partiu JOSÉ UNGARATTO (ZÉ DA DITA).


--- Condolências aos familiares.