Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

. . . um protesto válido e necessário

--- A sessão de Câmara de hoje começou às 19:35 hs. E o Roberto Michelon respeitosamente trajado como mostra a foto, compareceu e de maneira sui generis deixou patente seu protesto perante uma Câmara tão desprestigiada e desacreditada que, depois do anúncio de sua presença, com receio de alguma manifestação, foi dobrada a segurança. Ridículo se não fosse hilário. Já diz o ditado que quem tem....... tem medo!!! Pois o Roberto pacificamente deixou patente seu protesto registrado na "declamação" da oração da maneira como mostra a foto abaixo. Em seguida se retirou em ordem e em silêncio. Excepcionalmente o blog está fazendo tal registro logo após do acontecido para constatar o grau de desmoralização atual.

. . . e concluindo

--- E essa conclusão vem sob a forma de uma pergunta: ALGUM VEREADOR CONSEGUIRIA JUSTIFICAR A NECESSIDADE DA ATUAL CÂMARA?

* Lembrando que juntando-se a tudo isso ainda há o salário dele de cerca de 4 mil reais (bruto) multiplicando-se por 10 e acrescentando mais 7 mil  (bruto) do presidente e mais os salários de comissionados apaniguados, dando em 4 anos a descabida importância de R$9.000.000,00 (NOVE MILHÕES DE REAIS), praticamente na lata do lixo esse dinheiro do contribuinte, considerando-se o chamado custo-benefício!

. . . as funções do Legislativo

--- Voltando para o assunto Câmara Legislativa atual. Quais as funções de um vereador? 

* Basicamente legislar como o próprio nome diz. Fazer projetos de lei para o bem da cidade e da população. Projetos saudáveis, coerentes, dentro da lei e portanto dentro da Constituição. Para isso o vereador tem que, no mínimo, saber ler e escrever para poder tomar conhecimento da Constituição de seu país e não ficar chutando coisas no ar e criando absurdos próprios dos iletrados e ignorantes, pois se não sabe nem quais são as leis de seu País, de seu Estado e as já existentes em sua própria Cidade, como vai querer legislar??? 

* A segunda grande função de um vereador é ser fiscal do Executivo para ver se estão sendo executadas corretamente as leis aprovadas pelo Legislativo. Fora estas duas coisas só resta ao vereador fazer indicações para o Executivo, indicações essas que nem sempre são atendidas e requerimentos pedindo informações ao Executivo, outra coisa que nem sempre acontece de maneira satisfatória. Não tem que fazer mais nada. Indicações, requerimentos e projetos de homenagens são puramente decorativos e badalativos com o objetivo de ficar simpático ao eleitor já visando a próxima eleição. Portanto, independentemente do merecimento ou não da homenagem prestada, o vereador não deveria levar mérito nenhum nestes casos. Não deveria ser aproveitador tirando dividendos políticos de tais homenagens.

* Fora tudo isso o que mais pode fazer o vereador? Gastar dinheiro dos outros e isso sabe fazer muito bem com viagens a congressos, à Brasília hospedando-se em bons hotéis e comendo em bons restaurantes, fazer reformas e construções a preços incompatíveis. Pode também comprar carros de luxo zero quilômetros para "viagens a serviço", gastar exorbitâncias em supermercados amigos para "jantinhas" nas noites de sessão e gastar a rodo com impressos, convites, títulos, e "congratulações e aplausos".

* Vamos agora só nos ater a esse último gasto totalmente desnecessário. Um único TONER - cartucho  de tinta para determinado tipo de impressora - dá para se fazer, dependendo do tipo de impressora, aproximadamente 5 mil cópias. A Câmara Municipal de SN tem alugada por um preço absurdo uma impressora que trabalha como se fosse uma gráfica e segundo empenhos publicados pela própria Câmara (vide abaixo), gastou-se 55 toners. Se juntarmos TODAS as escolas municipais não se gasta tanto e se comprassem uma impressora a tinta (vide abaixo) ficaria muito mais barato que o aluguel que está sendo pago. Gastou-se 3.000 reais em encadernações... Está tudo documentado. Que bom se houvesse uma boa auditoria nesta legislatura... Auditoria neles próprios??? Piada! Utopia! Não conseguem (ou são impedidos?) até de aprovarem a CEI DA SAÚDE no município...







 * Acima a sugestão para compra de impressora. Observem o preço.

. . . e repassando

--- O blog acaba de receber via zap o seguinte comentário assinado pelo pseudônimo cadastrado H2SO4 :

"Lauro. Estou vendo notícias antigas do blog. Só pra esclarecer que onde se diz Rua Ramiro Tafner Primo (como continuação da Rua José Bonifácio), houve alteração logo após a denominação transferindo o nome Ramiro para uma rua próxima ao Frigo Charque, e a continuação da José Bonifácio, como JOSÉ BONIFÁCIO. Ver Lei 2874 de 6/7/2004. Parece que os vereadores e a Prefeitura não se dão ao trabalho nem de ver que lei existe. Vergonha. H2SO4"

. . . os atuais vereadores serranos

--- A segunda-feira é o dia da semana pré-estabelecido como sendo, em seu começo de noite, para as sessões legislativas serranas. Sendo essa a segunda sessão do segundo semestre do primeiro biênio da atual legislatura, este espaço que costumeiramente comenta sessões e a atuação dos edis, nesta altura dos acontecimentos, vê por bem fazer um balanço bem resumido sobre cada um dos edis em suas atuações ou falta delas, sob o prisma exclusivamente como homens públicos que são, na opinião deste comentarista, sem entrar em detalhes de suas vidas particulares, a não ser que seja obrigatoriamente necessário. Quem não quiser ser comentado, observado e criticado, não entre na vida pública. As notas obedecem a uma escala de 0 a 10. Vamos lá:





FELIPE: Vereador da situação, presidente. Despreparado, ineficaz, incompetente e inconsequente, fomentador de atitudes agressivas quando lhe convém. Apenas sabe seguir o protocolo. Apresentou 1 único projeto realmente significativo, porém inconstitucional e não respeitado desde sua regulamentação. Sonho: ser prefeito. Nota 0. 





EDUARDO: Vereador da situação, 1º vice-presidente. Joguete nas mãos de seus superiores. Vai pra lá, vem pra cá de acordo com o que mandam fazer. Reeleito pelo seu círculo de amigos e não pela sua capacidade atuante de vereador realizador, nem na legislatura anterior e muito menos nessa. Sonho: continuar sendo reeleito. Nota: 0.






WAGUINHO: Vereador da situação, reeleito basicamente devido a sua profissão, 2º vice-presidente. Outro que, com a desculpa de seguir o grupo, também faz tudo obedecendo ordens de cima. Segundo mandato sem projetos de lei relevantes. Sonho: chegar a ser presidente efetivo e não tapa buraco. Nota: 0.






RICARDO: Vereador reeleito pela oposição, 1º secretário. Tem tido atitudes realmente de oposicionista a atual administração, porém sua prepotência, arrogância e exibicionismo o atrapalham para atingir seus objetivos e por isso não é levado a sério pelos seus opositores. Campeão de requerimentos de "congratulações e aplausos". Sonho: ser prefeito. Nota: 2.






Léo: Vereador eleito pela situação, 2º secretário. Basicamente eleito também pela sua profissão e também por sua simplicidade e simpatia. Essa sua primeira atuação na política está servindo como experiência para o futuro. Atualmente não tem as mínimas condições de ser secretário. Gosta de fazer discurso. Está deslumbrado com o poder... Sonho: ser reeleito. Nota 1. 






RENATO: Vereador da situação em seu segundo mandato. O mais preparado de seu grupo, com atitudes, posicionamentos e pronunciamentos sensatos e abalizados, até mesmo como consequência de sua profissão. Sonho: indefinido. Nota 3.  






LEANDRO:  Vereador eleito pela oposição, novato que já desafiou o coronelismo no dia de sua posse. Oposicionista atuante, combativo, sem medo de cara feia. Muitas vezes luta sozinho pelos seus ideais e paga pelas consequências. Faz jus aos votos que recebeu. Sonho: talvez ser reeleito. Nota: 5.




PAULÃO: Vereador reeleito pela oposição. Com grande potencial político, mas que por motivos alheios à sua vontade, perdeu força na atual legislatura e talvez nem a termine, infelizmente. Continua bem-intencionado. Apenas isso. Sonho político: agora nenhum. Nota 0.




ROBERTO: Vereador reeleito pela oposição. Já agora mais experiente. Coerente, sensato. Quem mais apresenta projetos de lei que é o que realmente referencia um bom vereador. Poderia ser mais contundente em suas explanações, que muitas vezes são muito cansativas e até enfadonhas. Sonho: talvez ser eleito de novo. Nota: 5.





TEGÃO: Vereador eleito pela situação. Entra quieto e sai calado. Ainda não sabe o que está fazendo lá. Sonho: Nenhum. Nota 0.







GIANINI: Vereador suplente da situação. Também faz o que os outros do grupo mandam fazer. Esperança de renovação, mas está sendo uma autêntica decepção. Sonho: Nem ele sabe. Nota: 0.



--- Intenção destes comentários: Incentivar para que todos melhorem sob todos os aspectos, pois ainda dá tempo desta legislatura deixar de ser a pior entre todas as piores de todos os tempos.

--- E pingue-se o ponto.