Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

. . . as lives políticas

 --- Entramos na reta final, duas últimas semanas de campanha eleitoral para definir os próximos 4 anos da vida de nossa cidade. Tenho procurado assistir todas as lives dos 4 candidatos a prefeito, cada um com seu estilo próprio.

* EDUARDO  CANHASSI (51) atualmente tem feito mais lives de estúdio. Na última de hoje mostrou vídeo feito no Bairro dos Leaes junto com seu vice Márcio e prometeu que nas próximas vai começar a mostrar com documentos, os bastidores da política e eleições, inclusive o que ele chama de Plano B. Ainda não vi seus vereadores...

* ELMIR  CHEDID (25) tem feito mais em estúdio e desde que houve o pedido de impugnação de seu vice, não se vê mais o Bimbo nestas lives em que ele as faz sozinho conversando e cumprimentando aqueles que lhes mandam mensagens escritas. Também não vi seus vereadores...

* MARCO  BUENO (10) também intercala lives de rua com de estúdio e sempre em companhia de seu vice Leandro. Quando é na rua e bairros, leva alguns de seus vereadores visitando moradores. Também faz produções de vídeos ilustrativos além das lives.

* VITALE  JR. (55) só faz lives pelas ruas e bairros e sempre com seu vice Roberto e alguns de seus vereadores. Na penúltima, se defenderam de ataques anônimos que sofreu o seu vice através de um vídeo que usou como prefixo o mesmo de um concorrente, que já desmentiu publicamente tal autoria. 

--- São lives repetitivas, enfadonhas, cansativas principalmente para os próprios candidatos, sem nenhuma criatividade e totalmente improdutivas em termos de informações detalhadas de real interesse para a população. 

. . . o COMENTANDO

 --- Embalado pelos dois tópicos anteriores, fui puxar de meus arquivos o resumo da história do COMENTANDO, que começou como programa da RSN nos fins de manhã de todos os domingos. Teve continuação no jornal O Serrano inicialmente desenvolvendo apenas um tema, cujo primeiro foi exatamente sobre o que é ser um POLÍTICO no dia 27/09/70. A coluna COMENTANDO entrou na sequência em tópicos exatamente no dia 31/10/71 e ficou presente por mais de 30 anos, se tornando a última página inteira do jornal em todos os fins de semana. Com alguns poucos momentos de interrupção no tempo, o COMENTANDO se continuou com este espaço atual - Blog COMENTANDO - que leva o mesmo nome há 11 anos, prestes a se calar na dependência do resultado da eleição deste ano. Se o povo está contente e quer a continuação administrativa da cidade com o que está aí, então a promessa será cumprida.

* Apenas como curiosidade, voltando ao COMENTANDO desenvolvendo apenas um tema, lá de 1.970 (50 anos atrás), sempre começando de maneira igual. Foram 21 temas publicados nesta ordem, caso alguém se interessar por algum: Político, Pai, Comentário, Cadáver, Religião, Namoro, Família, Deus, Honestidade, Fim, Dinheiro, Terrorista, Tempo, Mãe, Futebol, Reação de um povo, Ignorante, Erro humano, Ser homem, Estabelecimento de ensino e Pátria.

. . . agora meu recado para os vivos

 --- Sim, para os POLÍTICOS e seus eleitores vivos que estão na reta final de campanha nesta eleição municipal. Leiam, assimilem, pensem e ajam de acordo. Também foi escrito no mesmo ano do artigo anterior, em outubro, no mesmo jornal :

. . . e complementando

 --- Completo aqui meu recado sobre mortos neste dia especial e sagrado, mostrando o que escrevi em setembro de 1.970, há 50 anos no jornal O SERRANO :

. . . o dia de hoje


Na tradição da Igreja Católica, 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos, quando se reza por aqueles que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados. O dia seguinte foi considerado o mais apropriado para fazer orações por todos os demais falecidos, que precisam de ajuda para serem aceitos no céu.  É por isso que no dia 2 de novembro se celebra o dia de Finados.