Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2016

. . . e repassando do face


. . . em continuação ao tópico anterior


 --- Essa mata acima fica bem ao lado do chamado estacionamento do Marson, que dá pra se ver da Av. João Gerosa. Há dias ela está sendo desmatada, ouvindo-se o dia todo o som da serra elétrica. Se for apenas corte de eucaliptos, com posterior reflorestamento, tudo bem. É permitido e portanto não é crime. Faz parte. Mas alguém do meio ambiente está vendo isso? Está fiscalizando isso? Alguma autoridade deu a devida autorização, se for o caso? Está dentro das normas e leis ambientais ou é mais uma poda aleatória e talvez proibida que ninguém se importa pois sempre fica tudo por isso mesmo e a natureza que se dane?

* Ainda dentro do mesmo assunto, mais uma vez fotografei do largo da praça central a Grande Imagem do Cristo Redentor. Observem que está quase começando a ficar encoberta pela vegetação. O pedestal e a mão esquerda já eram. Interessante que em outros locais do município pode se podar à vontade, em nome de qualquer coisa ou de interesses comerciais particulares. Por que neste caso não pode se fazer uma poda antes que a Imagem fique TOTALMENTE encoberta??? Vão esperar isso acontecer para depois tomarem providências? Só aí então é que irão pedir a devida autorização para tal, se é que precisa mesmo? Realmente fica difícil de entender... Ou será mesmo que se trata apenas de incompetência, preguiça e/ou omissão novamente??? 

. . . um rápido bate-e-volta

--- Ontem tive que fazer um bate-e-volta, um vapt-vupt, em Serra Negra. Se tivesse ficado à noite teria ido assistir a sessão de Câmara. Quem sabe um dia dê certo. Mas deu pra conferir duas coisinhas. A primeira é que, por coincidência ou não, desde aquele dia da reunião no Sindicato dos Funcionários com o Sr. Adib Abi Chedid e sua fajuta promessa de 11% mais regalias, a sua emissora AM, RSN, está fora do ar... Conversei ontem pessoalmente com o Pedro Giovany e ele me disse que a causa é a queima do transmissor. Mas... dizem as más línguas (ou seriam boas?), que a verdadeira causa é que seus filhos gêmeos tiraram a rádio do ar para impedir que papai fosse até o microfone dizer abobrinhas, como já fez em ocasiões anteriores, o que pioraria ainda mais a situação sobre o aumento prometido. É nisso que dar não saber parar na hora certa  pelo medo do ostracismo e da perda de poder. Dizem as mesmas línguas que desde aquele dia o Prefeito e o Prefeitinho (pai e filho) não conversam com o Prefeitão.  Estão de mal...
A segunda coisa que conferi, coloco no próximo tópico.

. . . a sessão quente de ontem


 --- A sessão de ontem foi diferente das demais. Saiu da rotina e pegou fogo. Começou novamente antes da transmissão ao vivo no site da Câmara entrar no ar. Calcula-se que deve ter começado às 19:34 hs.

* Quorum 100%.

* Entraram quietos e saíram calados: Bertevello e Waguinho. Rita teve uma única e rápida participação.

* Plateia lotada com a presença dos funcionários municipais, que se retiraram depois que a sessão não mais lhes interessava.

* Por que será que o Toco quase sempre entra atrasado no plenário?

* A coisa começou a esquentar já nos requerimentos do Marquezini solicitando cópia da ata da famigerada reunião do Sindicado dos Funcionários (aquela dos 11% de aumento prometido por quem não é nada) e também ao prefeito para saber das medidas tomadas. Foi prometido 11% de "aumento" mais regalias, o prefeito concedeu "abono" ou "reposição" e depois nem isso por enquanto até que a promotoria decida sobre a questão legal.

* Aí o Paulão chamou o tal Sindicato de PORCARIA, o que arrancou aplausos da platéia e entusiasmou uma senhora representante do grupo a se manifestar, indo totalmente contra o que o Regimento Interno dispõe sobre a NÃO manifestação de assistentes. O assunto é bastante polêmico e apesar de todos estarem apoiando o funcionalismo municipal, inclusive este blog já há muito tempo, a questão virou realmente uma autêntica palhaçada em prejuízo dos funcionários, mas isso não justifica a falta de pulso e autoridade do Presidente Danilo em permitir o que aconteceu. Faltou coragem tanto do presidente como de qualquer outro vereador presente para se fazer respeitar o que diz o regimento. Lembro que na legislatura passada o agora vereador Marquezini compareceu na plateia como  simples munícipe, começou a se manifestar e a presidência chamou a segurança para fazê-lo ficar quieto. Dois pesos e duas medidas, independentemente do assunto em pauta. Ninguém quis ficar mal com os funcionários presentes. Faltou culhão a todos!!! Mas na hora de falar em favor dos funcionários, até o Eduardo que agora é oposição, esbravejou e falou alto... foi aplaudido. Também gostei e aplaudi o Eduardo, já que a coisa tinha descambado mesmo. Nesta altura acho então que até deveriam ter dado um microfone para a platéia para todos poderem ouvir seus argumentos e protestos. Foi uma autêntica "Tribuna do Povo". Só que o precedente é perigoso. Por justiça e coerência, com que moral o presidente vai impedir daqui pra frente qualquer assistente que queira se manifestar?

* Aplausos e elogios aos funcionários que foram lá defender seus interesses. Quebraram os grilhões da escravidão, do medo das retaliações. Tiveram coragem de mostrar a cara e defender publicamente seus direitos, apesar de que não cabe aos vereadores conceder qualquer aumento ao funcionalismo público e sim apenas aprovar ou não projetos de lei do prefeito e foi isso que o Toco e o Roberto tentaram explicar aos presentes, uma vez que até a presente data nada chegou para discussão e votação dos edis. A manifestante aos brados, pelo que deu pra entender pela transmissão, disse que o funcionário municipal "não é palhaço" e o que estão fazendo com ele é "safadeza". Mais aplausos...

* Finalmente, depois de ficar quieto e retraído a maior parte do tempo, talvez com medo de levar vaia, o Demétrius pediu a palavra para tentar explicar o trâmite legal e normal dos acontecimentos e disse que a decisão final terá efeito retroativo, com atualização dos pagamentos feitos. Mais uma vez a manifestante entrou em ação e o contestou, mas ele não quis bater boca com ela...

* Na sequência o Marquezini comentou sobre um requerimento de congratulações e aplausos ao atual trabalho da Daniela no Canil Municipal e ele parabenizou tal trabalho atual, lembrando que isso foi graças ao seu empenho de fiscalização tempos atrás, citando que 92 pessoas estão sendo processadas por ela em consequência daquele entrevero. Ele e o Bertevello votaram contra o requerimento e assim essa foi a única coisa que não foi aprovada por unanimidade nesta noite.

* Na votação da aprovação das contas do Prefeito Bimbo, que foram aprovadas também por unanimidade, o Toco fez  antes importante ressalva lendo várias observações do Tribunal de Contas para que se normalizem e regularizem questões pendentes, que poderão causar problemas futuros. Boa essa do Toco.

* Ressaltando aqui que o Roberto fez requerimentos cobrando da Prefeitura NOVAMENTE sobre o crime do assalto na gaveta arrombada na Prefeitura e sobre o furto de pneus!!! Até isso a Prefeitura não explica??? Recriminou também MAIS UMA VEZ a maneira pífia, sumária e desrespeitosa como chegam as respostas do Prefeito Bimbo aos requerimentos dos vereadores, dando como exemplo um requerimento seu com 9 perguntas, respondidas com apenas 1 parágrafo.  



* Na foto o assistente assíduo das sessões de Câmara, Sr. Wilson (mais de 80 anos e 147 países visitados, como ele gosta de contar) colocando seus avisos e protestos perante a câmera de TV, o que ele faz com certa frequência. Só que raramente dá pra se ver ou ler o que ele expõe, infelizmente.

* O Presidente Danilo apertou a campainha de encerramento exatamente às 21:52 hs, portanto a sessão durou 2 horas e 18 minutos, com transmissão ao vivo muito boa.

--- Foi isso.