Total de visualizações de página

domingo, 31 de maio de 2020

. . . reminiscências e história

--- Eu aqui neste confinamento conversando com meus botões... E perguntando aos serranos de nascimento, aos adotados ou oficialmente admitidos. Quem atualmente está se interessando em registrar a história que passa em nossa terra? Partiram Jorge Antônio José, Sebastião Pinto da Cunha, Néllo Dallari, Alcebíades Félix, Odilon Souza Lemos..., quem está vivendo, vivenciando, registrando nossa história desde que estes historiadores se foram??? Nem museu temos mais. As últimas reminiscências foram montadas no agora chamado Mercado Cultural. As duas últimas administrações se incumbiram de desmanchar. O museu que foi inaugurado há tempos nas imediações do Casco de Ouro, não existe mais nem o prédio. Que desastre..., que falta de sensibilidade... que falta de amor pelos nossos antepassados, pela nossa história, pelo nosso acervo de documentos, enfim pela nossa própria terra natal. Há um tempo não muito distante os grandes historiadores Jorginho e Sebastião "digladiavam-se" nas páginas de "O Serrano" para mostrarem detalhes de nossa fundação e o que aconteceu depois. Onde estão os serranos que valorizam hoje o tempo que passa? Infelizmente não há, não existem. Com exceção de alguma matéria fotográfica que pulula no facebook, mais nada... Tristeza... Estas atuais são publicações efêmeras, passageiras, que também cairão logo no esquecimento. São publicações nada oficiais. Pelo que se sabe o pouco que criminosamente restou de material da história estão "guardados", melhor dizendo, jogados em algum canto do Centro de Convenções, se deteriorando, apodrecendo...LAMENTÁVEL e IMPERDOÁVEL!!! Ninguém se preocupa com isso e serão cobrados mais tarde por quem ama o registro da historia. É uma indiferença total e absoluta. Prefeito, vice, vereadores sem exceção, não estão nem aí. Mas não se esqueçam de uma coisa: com o mesmo desprezo, ostracismo, seus nomes também serão esquecidos... Álbuns de 1.913, 1.935, "Sob o Céu Azul da Estância de Serra Negra" do Néllo Dallari, alguma coisa publicada por Alcebíades Félix poucos têm guardado. É revoltante, decepcionante, mas sei que este escrito não será valorizado, será pouco lido e também esquecido e nenhuma das autoridades de hoje darão valor pra isso, mas felizmente a lei é igual pra todos, pois a caminhar deste jeito, vocês todos também estão sendo meros passageiros no tempo e cairão no anonimato e como todos nós seremos simples placas e fotos em nossos túmulos e assim mesmo com tempo determinado para também desaparecer. 

. . . que apareceu a margarida

--- Depois da polêmica aqui travada sobre a "ausência" da estátua do jogador de futebol, que na verdade eu nunca soube que tinha sido erigida em homenagem ao Pelé, mas foi capa da revista REALIDADE quando da concentração da Seleção Brasileira de Futebol em SN, ela reapareceu já instalada na entrada do Estádio Municipal, em local diferente do original. Quer dizer, o prefeito que já descaracterizou o glorioso portal do Estádio Barbosinha que recebeu por duas vezes a Seleção Brasileira de Futebol em preparações para as Copas do Mundo de 62 e de 66, além de vários clubes grandes de São Paulo, com um portal ondulatório em um local onde não se praticam esportes aquáticos, também resolveu mudar o local original da estátua, que ficava mais em evidência como era anteriormente. Enfim..., temos que aguentar umas e outras... Tá por pouco, se Deus quiser e Ele e o povo hão de querer. 

. . . que é ou não é?

--- Não estão entendendo nada mesmo!!!  O governador do Estado, sabe-se lá por qual razão, dá finalmente aos prefeitos a chance de criarem decretos locais flexibilizando, dentro das regras sanitárias, suas cidades para abertura gradativa dos embelecimentos comerciais. Aí grande parte do povão entende que tudo voltou ao normal, que não precisa mais usar máscara, que não precisa mais o isolamento, que não precisa mais manter distância dos outros, etc.... Notícias que chegam dão conta que em Serra Negra por exemplo, já há, mesmo antes até do início da tal flexibilização, muita gente contrariando todas as normas. O prefeito da cidade e sua equipe elaboraram um decreto muito bom atendendo aos apelos dos trabalhadores, só que esses precisam ser agora os maiores fiscais do cumprimento das regras e não é, pelo que se vê, o que está acontecendo. Amanhã o MP inviabiliza tal flexibilização e aí o prefeito vai dizer que ele fez o que pediram e que agora é com o promotor. Aí fecha-se tudo outra vez e não vai adiantar ficar fazendo cara de espanto como essa careta acima e o povão vai reclamar de novo culpando as autoridades, quando na realidade os maiores culpados serão exatamente os que não souberam entrar nos eixos e os prejudicados que não quiseram ou não souberam fiscalizar direito. Tô certo ou tô errado??? Tomara que nada mude e que tudo corra dentro dos conformes e que somente haja progresso positivo nesta flexibilização sem prejuízos, retrocessos e consequências danosas. É para isso que estamos torcendo e rezando!!! Se acontecer ao contrário serei obrigado a lançar mão daquela já famosa, antipática e irritante frase dos petistas: "EU AVISEI..."