Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

. . . o último P.I. do ano


--- No horário certo, 19:30h o tonto já estava na espera. Confiram na foto ao lado.




* Que começou no horário da foto ao lado com o Rosimar ainda chegando...




* O atrasadinho de sempre vejam só a que horas chegou...



* Esse foi a pico de assistentes pela internet, apenas 10.





* E esta foi a hora do encerrramento (21:00h) incluindo a extraordinária. Portanto com 1 hora e 26 minutos.



* Desnecessário dizer que na palavra livre todos os edis a usaram para desejar Feliz Natal e Feliz Ano Novo a todos... a todos não, pois o edil Léo foi o único que mencionou representantes da imprensa serrana. Mesmo assim o Blog-Comentando os reverencia retribuindo os votos destacando-os nas 3 fotos abaixo:










. . . e complementando

--- Complementando o tópico anterior para dizer que nem o vereadores chegaram a apoiar a agora ex-Casa da Cultura, nem mesmo quem cobrou tanto a importância de uma Secretaria de Cultura. As vereadoras Anna Beatriz e Bárbara foram as únicas que estiveram lá, mesmo todos eles tendo recebido convites por diversas vezes.

*  Ainda quanto ao prefeito é o caso de perguntar: Será que ele é daqueles que pensam e agem achando que é mais fácil dominar um povo sem cultura??? 

. . . e perguntando

--- Sim!!! Perguntando pra quê cultura numa cidade pequena? Pra quê se preocupar com isso? Acho que essas são perguntas que o atual prefeito e seu grupo devem fazer. O que será que esse prefeito tem contra a cultura? Senão vejamos:
1) O Prefeito Paulo Scachetti fez do então Mercado Municipal na Praça XV o Mercado Cultural onde havia até uma ala de peças de museu de nossa história. O grupo atual desativou tudo. Pra quê cultura, história, museu?

2) O prefeito atual e seu grupo não quiseram saber de estruturar uma Secretaria da Cultura, anexando-a na Secretaria da Educação e só agora, depois de repetidos pedidos será criada a partir do ano que vem. 

3) Então, para incentivo das crianças e dos jovens três munícipes, sendo dois jornalistas que valorizam a história e a cultura, Carlos Motta, Salete Silva e a Picci, criaram, montaram e até hoje mantiveram às suas expensas ($$$) um prédio alugado, na Rua Eliseu Franco de Godoy, 57 (foto) e a batizaram com o nome de "Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari" e ali vinham fazendo um brilhante trabalho, que seria obrigação da Prefeitura, que, portanto, deveria até expontaneamente oferecer ajuda a eles, o que nunca aconteceu, muito pelo contrário. Acontece que as despesas para sua manutenção estão impossibilitando sua continuidade lamentavelmente e acabaram de anunciar o encerramento de suas atividades. Uma grande perda para a cultura da cidade. O prefeito atual e seu grupo devem estar satisfeitos. O blog abre espaço se ele não quiser ficar "Kalado".

. . . estudando e definindo a História.

--- Outro dia aqui no blog postei fotos dos álbuns serranos de 1913, de 1935 e de 1966, este último escrito pelo saudoso Néllo Dallari. Surgindo recentemente a dúvida do local em que Lourenço Franco de Oliveira fundou Serra Negra, procurando relatos nestes 3 álbuns, cheguei a seguinte conclusão bem resumidamente:

* O desbravador Lourenço, de Bragança Paulista, enveredou-se com sua esposa Manuela Maria Bueno, sua família e sua turma com destino a Mogi Mirim. Foi sua primeira etapa vencida, mas queria mais e caiu no mato novamente e após o chamado Bico de Pato, perto de Lindóia, continuou no Morro das 7 voltas e realmente parou no chamado Bairro das Três Barras onde fez suas primeiras construções, mas resolveu seguir mais alguns quilômetros à frente até se deparar com o morro que chamou de Serra Negra devido à sua vegetação mais escura, e em sua base fixou permanência e junto com seus companheiros registraram propriedades. Porém, como todos eram religiosos, não se contentaram em não ter onde rezar comunitariamente e ergueram uma pequena capela em terrenos doados até por ele próprio e demais vizinhos, exatamente onde hoje está nossa Matriz. 

* Extraindo do álbum de 1935 em sua página 54:

"Aumentavam dia a dia as habitações em consequência da chegada de novos moradores e o próprio Lourenço Franco de Oliveira erigiu pequena casa em que descansavam, ele e sua família, quando vinham aos sábados à noitinha, para as rezas do dia seguinte.

Estava fundada a povoação que devia ser, um século mais tarde, a próspera cidade de Serra Negra e que então recebera o nome de Capela de Nossa Senhora do Rio do Peixe." Pouco tempo depois, Capela de Nossa Senhora do Rosário. Mas Lourenço não estava contente e só sossegou depois que conseguiu "ter um ministro do Senhor que apascentasse suas ovelhas". E depois de muitas idas a Mogi Mirim conseguiu seu objetivo em 23 de Setembro de 1828 com o Bispo D. Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade com a nomeação do primeiro capelão Pe. Camilo José de Moraes Lellis. Vai daí então o dia 23 de Setembro de 1828 ser oficializado como a data de fundação de nossa sempre amada e querida SERRA NEGRA.

* A foto que ilustra esse tópico é da primeira e portanto mais antiga rua de SN - Rua Visconde do Rio Branco e nossa Matriz recém-construída ainda em fase final de acabamento.