Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de março de 2020

. . . mais um P. I.

--- A sessão de Câmara de hoje começou e já acabou. Foram cerca de 100 minutos (1 hora e 40 minutos) já contando a ordinária (nos dois sentidos) e a extraordinária de total e absoluta inutilidade e a toque de caixa. Falaram o Léo, o Marquezini, o Roberto e o Eduardo. Os demais entraram quietos e saíram calados, não se contando as palavras obrigatórias do presidente e dos secretários e mesmo assim os que fizeram uso da palavra seria preferível que não tivessem falado, pois não se aproveitou nada de realmente relevante. Fizeram jus aos assistentes pela internet que não passaram de 3 (um deles eu) durante toda a sessão. Nenhum deles até hoje se preocupou em levantar o montante da dívida da Prefeitura, principalmente incluindo aquelas quantias de financiamentos a serem pagos pelo próximo prefeito. Não estão nem aí. E os erros de português, principalmente de concordância continuam doendo no ouvido... A nota destoante maior, pra variar, ficou por conta do Marquezini  que numa atitude antipática negou ao Leandro o pedido para subscrever ("prescrever" como diz o Léo) um determinado requerimento. Nota ZERO SEM LOUVOR  NENHUM.  

                                                                           NÃO  REELEJA  NINGUÉM
                                       PRA CARGO NENHUM
                                               SEJA  QUEM  FOR

. . . um acidente no Bairro da Serra hoje.

--- E por coincidência hoje à tarde mesmo ocorreu acidente com ônibus da Fênix transportando jovens e crianças no Bairro da Serra, devido a quebra do ônibus e segundo informações colhidas (sic) a EPTV Campinas deve estar exibindo matéria sobre isso no jornal neste exato momento, caso tenha dado tempo de editar a matéria. A população do bairro se revoltou e exige que sejam colocados ônibus novos no transporte de seus filhos e não veículos sucateados, por questão de segurança. Tá feia a coisa!!! 

. . . que falando em Câmara

--- Antes da "Ordem do Dia" do tópico anterior, foram feitas perguntas para a Prefeitura responder. Agora as perguntas vão diretas para a Câmara responder:

* O QUE O CARRO OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE SN ESTÁ FAZENDO HOJE EM SÃO PAULO???

* FOI A MANDO DE QUEM???

* LEVANDO QUEM???

. . .que hoje tem P. I.

--- Eis aí a "Ordem do Dia" :


. . . que o blog pergunta

---  E pergunta com todo respeito e educação ao respectivo departamento da Prefeitura para esclarecimento público, qual o motivo de tantos veículos escolares parados no pátio da Garagem Municipal? É verdade que não podem mais transportar estudantes para as escolas e crianças pequenas para as creches? É verdade que abriram licitação para empresas de ônibus passarem a fazer tal serviço e que somente duas empresas se apresentaram (Fênix e Metrópolis)???... Verdade também que motoristas que faziam este trabalho na área da Educação, hoje estão à disposição de professoras escolhidas a dedo para transportá-las  para cursos, etc.?  Perguntar educadamente não ofende e responder adequadamente é um direito que o povo tem de querer saber estas respostas. 

. . . e deixando bem claro

--- Deixando claro que não sou historiador, apenas vivi a história, testemunhei os fatos e participei de alguns. 
Como exemplo, apenas lembrando os relacionados com a política serrana:

* Fui o apresentador oficial de todos os eventos e carnavais do Prefeito Sr. Adib, incluindo as festividades do Sesquicentenário em 1.978, até gravando um filme 16 mm junto com o grande Alcebíades Félix nos estúdios do produtor Daniel Cobra (onde será que está esse filme histórico???)
* Desde o primeiro em 1.963, apresentei todos os carnavais de rua de todos os prefeitos, com exceção do atual. Os de salão também.
* Desde a eleição do Bulk apresentei pela rádio todas as apurações eleitorais no tempo das cédulas, sendo nas últimas o divulgador da Justiça Eleitoral urna por urna (tempo do NENHUM, que marcou época).
* Em várias eleições fiz pesquisas de boca de urna, tendo acertado quase que na mosca todas elas.

. . . uma retrospectiva política de Serra Negra

--- Retornemos em épocas remotas pra começar. A primeira e talvez maior animosidade política da história tenha sido entre Dr. Jovino e Dr. Firmino (jovinistas e firministas) apaziguada e cessada através de João Zelante. Dr. Firmino foi nosso grande herói no combate à Gripe Espanhola que nos assolou como agora ameaça o tal do Coronavírus e era ferrenho adversário político do Dr. Jovino que foi o grande líder político da cidade depois desta época. Dr. Jovino era o médico de minha infância e o entrevistei depois já como repórter da Rádio Transmissora de SN. Dr. Firmino faleceu na minha frente como única testemunha num dos apartamentos do HSRL em um dos meus plantões médicos de fins de semana.

* Dr. Jovino foi prefeito e fez seu sucessor Luiz Bulk, o prefeito dos grandes carnavais de 63 a 66 e tinha como seus principais opositores o Irineu Saragiotto e o Aziz Padula. O mesmo grupo fez a chapa sucessora de 67 a 70 com Enzo Perondini / Braz Blotta, tendo o vice Braz assumido logo no comecinho de 68 após o "suicídio" do Enzo. Os últimos eleitos pelo voto direto nesta época.

* E aí, em 1.971, portanto a completar 50 anos em 2.021, começava a era chedidiana através ainda da indicação do governador do nome Ângelo Zanini por influência do Dep. Nabi Chedid, para não sair mais até os dias de hoje, pois todos os sucessores foram crias do Sr. Adib (mesmo tendo sido depois seus opositores), com uma única exceção como veremos mais pra frente. Prefeito Adib escolhido pelo governador do Estado Paulo Egídio como sucessor de Zanini até 79, quando a cidade viveu seu maior surto de progresso, incluindo as festividades do Sesquicentenário em 1.978. 

* Antônio Franchi (Bimbo) substitui Adib nos anos de 80, 81 e 82, quando é eleito Sinésio Beghini por 6 anos até 88 e aí acontece a exceção citada acima, quando vence Elias Jorge, mas lembrando que fez dobradinha na chapa tendo como seu vice Elmir Chedid (ambos com o mesmo sangue do califado árabe), que abandona seu cargo de vice logo nos primórdios de sua eleição. Portanto, tal eleição não interrompeu a era chedidiana, de 89 a 92.

* Elias é substituído na eleição seguinte novamente por Sinésio que governa de 93 a 96, que entrega sua cadeira para Elmir Chedid ser prefeito de 97 a 2.000.

* Elmir perdeu para Paulo Scachetti de 2.001 a 2.004, que se reelegeu para governar de 2.005 a 2.008, com um interregno judicial de pouco tempo no primeiro ano assumindo temporariamente João Dei Santi e logo em seguida Sinésio, voltando o Paulo para completar seu mandato.

* A Prefeitura de SN foi ocupada em seguida pelo Bimbo de 2.008 a 2.012, com reeleição de 2.012 a 2.016, que fez seu sucessor Sidney Ferraresso de 2.017 até nossos dias...

N.R.: Bimbo, Sinésio, Elmir, Paulo, João e Sidney = crias políticas do Sr. Adib Abi Chedid.  
--- Esta galeria de fotos dos prefeitos de SN na escadaria da Prefeitura é falha em alguns detalhes sequenciais, embora não esteja dando pra ler suas plaquinhas.