Total de visualizações de página

sábado, 17 de fevereiro de 2018

. . . o fim


. . . mais um comentário dramático

PEDIDO DE SOCORRO É POUCO PARA SERRA NEGRA!


Hoje, mais do que indignação, posso dizer que estou me sentindo destruída, mas ao mesmo tempo mais fortalecida do que nunca para lutar junto àqueles que realmente precisam de socorro.
Isso tudo por conta de um fato (e que com certeza não deve ter sido o único nesses últimos tempos), que podemos, sem medo de errar, chamá-lo de desastroso, absurdo, inaceitável. Uma vergonha para uma cidade que se diz da saúde!
Exatamente 3 crianças ontem precisaram de atendimento de um Pediatra e, pasmem, às sextas feiras NÃO TEM PEDIATRAS ATENDENDO EM NENHUM POSTO DE SAÚDE DE SERRA NEGRA! COMO ISSO? Nossas crianças escolhem dia e horário para ficarem doentes?
Após ligar para a Secretaria da Saúde (tudo gravado) me informaram o que as mães já haviam me dito – “NÃO TEM PEDIATRA!”. Por orientação da mesma funcionária que me passou as informações, as crianças foram encaminhadas ao Pronto Socorro, onde as acompanhei.
Pois bem, chegando ao Pronto Socorro, nos informaram que o Pediatra estava de plantão à distância. COMO ASSIM???? E que seria chamado caso o médico de plantão achasse necessário o atendimento.
Duas dessas crianças foram dispensadas pelo tal médico plantonista (clínico geral), sem atendimento do Médico Pediatra. A terceira criança de apenas 9 meses colheu exames e na hora de sua análise a energia acabou.... Conclusão: o exame foi perdido e teve que se repetir a sua coleta. Sabem o que é fazer uma coleta de urina numa criança de apenas 9 meses? E, para o meu espanto, e desalento, pude constatar que NÃO TEMOS GERADOR NO PRONTO SOCORRO. COMO PODE??????
Comunicamos com o Vereador Toco que prometeu intervir na situação, mas nada de concreto, cremos, pode fazer. No entanto, afirmou que o hospital (mas, o pronto socorro é do município ou do hospital?) recebe valores para exatamente pagar esses médicos. E QUE, PORTANTO, UM MÉDICO PEDIATRA ESTARIA RECEBENDO POR ESSE PLANTÃO.
Sequer o Provedor que o Vereador Toco disse que entraria em contato, nos atendeu. Ou seja: não se presta contas de nada, mas recebem dinheiro público, pelo que se anuncia na cidade. QUANTO? PARA QUÊ?
Assim, esta criança de apenas 9 meses, que apresentava um quadro febril e desde cedo procurava atendimento médico, até o final da noite de ontem não havia sido devidamente atendida.
Seus pais tiveram que sair com ela do Pronto Socorro porque todos estavam vencidos pelo cansaço e pela fome. Depois retornaram, mas foram informados que não seriam atendidos pelo pediatra, mas apenas pelo médico plantonista.
MAS NÃO TERIA QUE TER UM PEDIATRA NO PRONTO SOCORRO? SE TERIA, COMO NÃO CHAMÁ-LO DIANTE DE UMA CRIANÇA QUE COMPARECE NO LOCAL? E ESSE PEDIATRA RECEBERÁ MESMO ASSIM, POR UM SERVIÇO QUE NÃO PRESTOU, QUANDO HAVIA CRIANÇA PARA SER ATENDIDA? Sabemos que a culpa não deve ser desse pediatra, que ao que parece nem foi contatado, mas esta estrutura, aos meus olhos, está errado. É dinheiro público sendo desperdiçado. Não seria o caso, então, de pagar apenas quando houvesse efetivo atendimento?
Gostaria de saber se aquela criança que morreu, e que gerou tantos protestos da nossa população (e que querem calar com ameaças de ação judicial), assim que chegou ao hospital fora atendida por um pediatra?
Precisamos nós começarmos a entrar com ações judiciais cobrando daqueles que se beneficiam do dinheiro público, para que tenham maior respeito aos nossos direitos. OU SAÚDE NÃO É DIREITO DE TODO BRASILEIRO E DEVER DO ESTADO?
Um desrespeito ao cidadão, um atentado contra as crianças!
Será que nenhuma autoridade de nosso Município tomará uma providência? Até quando estas pessoas mais simples sofrerão as angústias e humilhações que vi ontem essas crianças e seus pais sofrerem?
AGORA DEVERIAM SER ELES A DIZEREM: VAMOS PROCESSAR TODOS! COM JUSTA RAZÃO!