Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

. . . e rolando nas redes sociais da cidade

. . . uma homenagem a quem faz por merecer

--- Homenagem a um grande profissional na área do esporte serrano, hoje completando 23 anos de dedicação no cuidado do patrimônio público. Aplausos ao meu amigo MARCOS PINTO. Se eu fosse prefeito esse seria o meu Secretário de Esportes, pois literalmente como mostra a foto, esse veste a camisa de Serra Negra.

. . . a Tribuna do Povo


--- Via zap:

"Bom dia Lauro, quarta-feira, dia 20 feriado e nossa praçona ainda está assim. Será que não deu tempo de limpar? Feio né? Poluição visual na entrada da cidade. Descaso, abandono total."

. . . o dia de hoje


Dia da Consciência Negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra, por Latuff
Nome oficialDia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Outro(s) nome(s)Dia de Zumbi dos Palmares
Celebrado porNacional; feriado em vários estados e municípios do Brasil
TipoHistórico
Data20 de novembro
Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de AlagoasAmazonasAmapáMato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.[1] Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.[2]
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.[3] A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismodiscriminaçãoigualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira,[4] assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

* Quero aproveitar este dia para saudar e homenagear 3 pessoas que foram e estão sendo marcantes em minha vida:

--- PELÉ, o Rei do Futebol, quando o entrevistei em 1.962 em Serra Negra. Ontem fez 50 anos de seu 1.000º gol.


--- MARIÃO amigo-irmão desde os tempos do TLC (Treinamento de Liderança Cristã) em nossa juventude. Grande esportista.


--- FERNANDES de meu grupo de futebol no GPCTA em SJC, a quem tive a oportunidade de homenagear no mês passado. Grande artilheiro.



* É um orgulho pra mim tê-los na história da minha vida!

. . . que aqui sempre o bom vai ter espaço


--- Evento cultural e gratuito que acontecerá nesse sábado (23), a partir das 18h, na Prça Sesquicentenário (onde acontece a feira noturna).
O projeto @LeiaMaisSerraNegra estará presente. Seguem fotos do projeto Leia Mais e abaixo um release onde solicitamos doações para a sociedade participar.
_____________________________________________________________-
Sarau e outras atividades impulsionam o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. Contudo não se constitui feriado nacional, mas estadual e, em mais de mil cidades, feriado municipal. E Serra Negra honra o reconhecimento da data que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, símbolo de luta e resistência à escravidão no Brasil.
Com o objetivo de resgatar a cultura negra e repudiar o racismo, um grupo de amigos denominado “Coletivo da Montanha” realizará no dia 23 de novembro, próximo sábado, a partir das 18h na Praça Sesquicentenário (atrás da Rodoviária), o sarau “Orgulho e Identidade Negra”, proporcionando pra Serra Negra a reflexão através da arte. Essa intervenção cultural será uma ferramenta para se discutir sobre racismo, resistência, afirmação e luta por direitos civis, regatando a história e fortalecendo a ancestralidade e identidade negra.
O evento é gratuito e contará com uma programação diversificada e alternativa, incluindo música, poesia, dança, capoeira, maculelê, samba de roda, rap, religião de matriz africana, oficina de turbante, oficina de boneca Abayomi e vídeos esclarecedores sobre o tema, além de obter a participação do Projeto “Leia Mais Serra Negra” que foi inaugurada em setembro deste ano, cujo objetivo é a entrega gratuita de livros, revistas e gibis para os interessados, além de proporcionar muita conscientização.
Segundo o último sensu do IBGE de 2010, a população de Serra Negra é de 26.387 pessoas, a amostra de pessoas de 10 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência cor ou raça, foi denomina a seguinte classificação:  AMARELA 55; BRANCA 20.750; INDÍGENA 55; PARDA 4.610 e PRETA 829.
Ainda que no município haja minoria na sua classificação, o grupo entende que é preciso permitir a discussão sobre o preconceito e mostrar que é possível obter convivência pacífica entre os seres humanos.
"Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar", Angela Davis, negra, mulher, ativista, marxista, feminista , educadora e professora americana.

Saiba mais sobre o Projeto...
O projeto nasceu de um grupo de amigos leitores denominados “Coletivo da Montanha” e foi inaugurado em setembro deste ano de 2019 e, tem o objetivo de estimular a leitura, a troca de exemplares e a doação em Serra Negra – SP. Consiste  em espalhar livros pelos mais diversos pontos da cidade como bancos de praças públicas, ponto de ônibus, escadarias, canteiros, rodoviária, dentre outros, como se eles estivessem sido “esquecidos”. A ideia é justamente que alguém os encontre e comece a ler.  Os livros também estão espalhados em caixas de madeira identificadas com o adesivo do “Leia Mais Serra Negra” em alguns estabelecimentos comerciais nos bairros mais afastados e também centrais. Uma etiqueta na capa alerta que o livro foi “esquecido” intencionalmente onde se lê: Este é um livro livre. Ele pertence a todos. Fique com ele o tempo necessário. Depois, passe adiante. O exemplar também recebe um carimbo do projeto.







. . . que quem é bom no que faz merece aplauso e incentivo






--- Meu querido e bom amigo Rafael você é bom no que faz. Já assisti uma palestra sua em Serra Negra. Parabéns e sucesso sempre!