Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

. . . que a reação popular já começou, o que é muito bom

--- Pintou um comentário de uma leitora (Borboleta = pseudônimo registrado) também criticando o horário das 15 horas e no face está havendo debate sobre a não transmissão ao vivo. Acredito que o horário às 15 hs foi só pra essa extraordinária e não para não ter que pagar adicional noturno, portanto por economia. Mas esse horário não pode ser adotado como oficial. Primeiro que teriam que mudar o regimento interno e segundo que seria mais um empecilho para os munícipes comparecerem. Se a questão for economizar o adicional noturno, que os vereadores doem seus adicionais para entidades de caridade da cidade. Bom, vamos esperar a volta do recesso para vermos as medidas econômicas a serem adotadas e já sei de vereador que está com requerimentos prontos pra colocar a mão no vespeiro e o bicho vai pegar.

. . . a ligação do presidente

--- Acabo de receber ligação do Presidente Felipe me retornando as ligações não atendidas. Diz não ter lido ainda o que coloquei e confirma que cortou o contrato de transmissão ao vivo por economia sim, mas também porque o serviço era muito ruim e deficitário (realmente reclamamos disso várias vezes). Não confirmou a interrupção das gravações que já estarão à disposição assim que acabar cada sessão, pelo youtube. Disse também que este não foi o único corte econômico. Diz que fez vários outros cortes em contratos e licitações, a começar pelo corte do celular da presidência que não existe mais. Vamos ver então como será a reação de todos, vereadores e munícipes, mas continuo valorizando a transmissão AO VIVO, além da gravação. Pra mim continua sendo um retrocesso e uma atitude autoritária, retrógrada e antidemocrática!!!

. . . que começou mal e continua assim

--- E aconteceu a 2ª sessão de Câmara da nova legislatura em regime extraordinário. Não fiquei ainda sabendo de qualquer decisão votada porque a sessão não foi transmitida, mas fui informado de fonte limpíssima por duas pessoas diferentes que o Presidente Felipe acabou com o contrato com a empresa responsável pela transmissão e gravação das sessões. Tentei entrar em contato com ele por várias vezes por celular e por mensagem e não obtive sucesso. Queria ouvir de viva voz tão antidemocrática atitude. Um retrocesso imperdoável, pois foi uma conquista que já perdurava há 7 anos. O motivo dado foi a economia de R$1.200,00 mensais. Uma importância irrisória para justificar uma atitude tão mesquinha e antipática. Não acredito que o motivo seja esse e nem acredito que tenha partido de sua cabeça tal ordem. O que será que o novo presidente e seus superiores querem esconder da população?  O que virá por aí que precisa ser escondido e não divulgado? Nem transmissão ao vivo e nem a gravação das sessões??? Estranho, macabro e lamentável. Esperamos que isso seja reconsiderado em nome da honestidade, transparência e licitude da atual presidência. A população precisa se manifestar a respeito sobre a truculência de tal medida. Não divulgação de seu trabalho por quê? O quê existe de verdade por trás disso? Economia? Se os presidentes anteriores acabaram seus mandatos com superavit devolvendo dinheiro para a Prefeitura, pra quê essa mesquinhez agora? Mas tudo bem... que seja esse mesmo o único motivo. Então vamos ver daqui pra frente as suas atitudes econômicas em relação a funcionários, carros, combustível, idas a Brasília, etc. E os próprios vereadores vão aceitar isso calados? Também vão permitir a falta de divulgação de seus trabalhos? Vão ser coniventes com isso? Vão pecar por omissão?

. . . O Informante

--- Neste domingo à tarde assisti o filme abaixo. Gostei demais, primeiramente por ser um filme baseado em história real como conta a sinopse e também porque se trata de jornalismo baseado na verdade e, sempre guardadas as devidas proporções, em alguns momentos me identifiquei nele quanto às garra do jornalista editor em divulgar a verdade em relação ao informante, defendendo-o de todas as formas e caminhos perante as ameaças anônimas. Outro ponto que também aparece no filme é a chantagem jurídica (ponto fundamental do filme) tentando interferir para impedir que a matéria fosse ao ar, fato que não me é nem um pouco estranho. Quem conhece minha história na imprensa serrana sabe exatamente a que estou me referindo. Muito bom... Serviu até certo ponto como incentivo.

SINOPSE E DETALHES
Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico "60 Minutos", da rede americana CBS. Dizia que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acentuar esta característica. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.