Total de visualizações de página

sábado, 7 de novembro de 2020

. . . e perguntando

 --- Chegou agora por zap :


"Boa tarde Lauro tudo bem???
Pode isso Arnaldo???
Inauguração com ar de palanque político.
Parque inaugurado hoje no Nova Serra Negra com a presença de nosso prefeito e vice."

. . . ainda sobre a mesma questão

 --- E hoje logo pela manhã o blog recebeu o gentil e minucioso e-mail do advogado Dr. Vitor Anghinoni explicando tudo sobre a promoção do debate entre todos os 4 candidatos, inclusive a íntegra da justificativa da ausência do candidato da situação, ao qual não temos acesso, que se assemelha ao mesmo motivo justificado pelo outro candidato. O blog agradece a especial deferência e gentileza de tal atenção em nome da boa democracia que nos guia, também agradecendo pelas incentivadoras palavras em relação a esse espaço. Aí está seu texto na íntegra :

Prezado Sr Lauro Correa, boa noite!
Como vai? Esperamos que bem.

Gostaríamos de tecer alguns esclarecimentos à população, principalmente em razão da expressiva audiência de seu blog, certos de sua costumeira e democrática abertura de espaço para tanto. 

Nós, diretores da OAB Serra Negra e do Grupo Comércio Forte, nos unimos para organização do Debate Eleitoral 2020 entre os candidatos à eleição majoritária (Prefeito e Vice-Prefeito) de Serra Negra, que seria realizado no próximo dia 11/nov. e foi objeto de pauta em seu blog, em publicação desta sexta-feira (06/11, às 14h00).

Desde o início, nos unimos no propósito e preocupação de levar à população um evento com a máxima imparcialidade e da forma mais democrática possível, através da mínima intervenção e máxima participação da populaçãooportunizando abordagem à todos os candidatos. Assim, elaboramos o formato e optamos por blocos de perguntas trazidas pela própria sociedade, sorteadas para respostas pelos candidatos, além de um bloco com perguntas de candidato para candidato, como ocorre nos debates que estamos acostumados. Importante também esclarecer que foi prevista a presença de uma Comissão imparcial para inibir ataques desarrazoados e alheios ao debate político saudável, garantindo o direito de resposta.

Também proporcionamos espaço para a manifestação dos respectivos Vice-prefeitos, na abertura e encerramento do evento. Afinal, as eleições não devem ser decididas em razão dos valores nelas investidos em campanha. A competição deve envolver o debate de propostas concretas e factíveis, além do histórico de vida de cada candidato.

Entendemos que os objetivos democráticos somente ocorreriam com a participação de todos os quatro candidatos - Eduardo Canhassi (51, Patriota), Elmir Chedid (25, DEM), Marco Bueno (10, Republicanos) e Vitale (55, PSD), proporcionando à população a abordagem de todos eles, sem que a ausência de um ou outro pudesse favorecer algum deles, seja pela participação ou mesmo favorecimento pela não participação. 

Infelizmente, houve indisponibilidade de agendas e, em razão do exíguo tempo para reorganização e a impossibilidade de comparecimento unânime dos citados candidatos, optamos por cancelar o Debate 2020, a fim de resguardar nosso interesse inicial em sermos imparciais e democráticos.

Mantendo nossos princípios e transparência, ratificamos o motivo externado pelo candidato Marco Bueno, tal como por Vossa Senhoria relatou, bem como, em respeito ao candidato Elmir Chedid (DEM), do qual recebemos formalmente sua manifestação na manhã desta sexta (06/11), gostaríamos de externá-la, na íntegra, para que sua justificativa também seja conhecida:

"COMUNICADO COLIGAÇÃO SERRA NEGRA QUER MAIS - CANDIDATO ELMIR CHEDID
Assim como participei dos Debates/Sabatina do Portal Viva Serra Negra e do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, teria o maior prazer em participar de mais este debate, promovido por este importante órgão classista, representativo da sociedade civil.
No entanto, em virtude de já ter outros compromissos previamente agendados com outros importantes segmentos da nossa cidade, que merecem toda minha consideração e respeito também e, tendo o convite chegado muito recentemente, não será possível minha presença neste evento deste dia 11 de novembro.
Comunico minha impossibilidade momentânea e me coloco a disposição para novos debates, solicitando um aviso prévio de ao menos 8 dias, para que possamos remanejar nossa agenda.
Muitíssimo grato pela consideração representada por esse honroso convite!

Respeitosamente,
Elmir Chedid"

Fazemos, sim, uma mea culpa do curto período entre o convite (ocorrido na terça, 03/11) e a data do evento (11/11), justificado em virtude de tempo tomado por nossos compromissos particulares em confronto com toda a preocupação e cuidados nos preparativos do formato, regras e organização que um evento deste nível deve ter, sobretudo no momento que exige delicado manejo e atenção aos protocolos de segurança de contenção do Covid-19. Importante também esclarecer que o convite prestou-se a verificar a viabilidade das agendas, que seguiria com as formalidades legais, dentre as quais reunião para aprovação das regras por 2/3 dos candidatos e comunicação à Justiça Eleitoral, o que não chegou a acontecer em razão do ocorrido. 

Vença quem vencer, desde já ofertamos nosso apoio institucional e proatividade à futura administração, para, juntos, fazermos o melhor para Serra Negra. Que vença a Democracia!

Sem mais, aproveitamos o ensejo para cumprimentá-lo e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos. 

Cordialmente,
Vitor Anghinoni - Diretor OAB Serra Negra
Rafael Accorsi - Presidente Grupo Comércio Forte Serra Negra

***


Prezado Lauro, fico à disposição nos telefones abaixo caso queira conversar.
Grande abraço.

Vitor AnghinoniAdvogado - OAB/SP 292.499

. . . e respondendo ao leitor

 --- Mesmo o blog tendo postado anteriormente o motivo (falta de tempo hábil) do não aceite ao debate anunciado por parte do candidato 10, chegou o comentário do leitor não se conformando com tal motivo. Em seguida a sua publicação o blog recebeu do candidato 10 (Marco Bueno) a seguinte resposta:


"O 10 não se recusou a participar do debate, estávamos tentando reagendar compromissos já assumidos. Nesse ínterim recebemos o aviso do cancelamento. Se estiver como prefeito honrarei com compromissos assumidos e se tiver demandas urgentes que por ventura venham  a conflitar com esses compromissos, terei o cuidado e o respeito de ao menos reagendar. Não é o estimado leitor que determina o que é ou não urgente, todos são importantes e devem ser tratados com igual respeito."