Total de visualizações de página

domingo, 30 de outubro de 2022

. . . e recordando

--- Estamos em pleno domingo de mais uma eleição em nossas vidas. Vamos viajar no tempo, lá no comecinho dos Anos 60. Dr. Jovino Silveira estava deixando a Prefeitura de Serra Negra e seu substituto por ele indicado era Luiz Bulk que disputou a eleição com Irineu Saragiotto. Estava eu engatinhando em minha atuação no rádio pela Rádio Transmissora de SN, 1.420 kc ZYR-46, a voz da Cidade da Saúde e já transmitindo ao vivo a marcha da apuração. Naquele tempo, evidentemente sem urna eletrônica, a apuração era voto a voto e tal trabalho já começava logo em seguida ao horário e encerramento da votação.
Naquela eleição especificamente, o trabalho de apuração foi no pátio do Grupo Escolar Lourenço Franco de Oliveira e nossa equipe ficou no palco lá existente. E o Irineu saiu na frente. O trabalho dos escrutinadores se encerrava à 22 horas e retomava na manhã seguinte. Portanto, durante uma noite o sucessor do Dr. Jovino foi o Irineu e rojões espoucaram no céu serrano! No dia seguinte logo às 8 horas estávamos todos já à postos para a sequência. E aconteceu a virada e o eleito foi o Luiz Bulk.
São curiosidades de nossas eleições na história.
Essa foi apenas a minha estreia, pois dali em diante transmiti todas as subsequentes, até chegar na era do famoso e consagrado "NENHUM", já nas apurações na sede do clube, até a chegada das urnas eletrônicas que acabaram com aquela época tão mais participativa e eletrizante. 
Outros locais que serviram para esse trabalho de escrutínio foram: salão de festas do Educandário, Salão de Juri do Fórum e SNEC. Muitas outras passagens eleitorais vivi, participei e testemunhei. 
Bons tempos que ficaram na saudade!... 

. . . que o homem do chapéu vem com vídeo e tudo por sua conta e risco


                                                     Sobre a sessão de 24/10/22

Estarrecedor que um “aprovador” que se diz homem religioso venha a pronunciar no vídeo do “puxadinho” uma palavra que qualquer um entende como chula, grosseiro, anarfa etc, muito embora ele nem sequer sabe como se pronuncia ou se escreve, pois já demonstrou claramente que é completamente “anarfa”.  (Cunhão)??? O que na verdade quer dizer isso Senhor aprovador??? Palavra que pastores leem na Bíblia? 
Tem mais, ele disse que somos todos “inguais”, eu não sou e nunca serei “inguais” aos senhores. 
Interessante que o maior advogado de Serra Negra quer instituir na cidade (cabide de emprego pra quem?) o “Ministério da Cultura”. Não seria o caso de reabilitar o Ministério do “MOBRAL” para os vereadores anarfas da cidade?  Não doutor, não precisamos mais “chupa-chupa” na cidade. 
Falaram também da necessidade de “doar dinheiro público” à funcionários amigos do rei. Aqueles que supostamente nunca faltam ao trabalho (só eles ficarão sabendo). 
Pergunta: Senhores aprovadores por qual razão deixam de fora os milhares de funcionários e contribuintes que nunca faltam ao trabalho, mas que não são amigos do rei?  Amigo do rei tem tudo, o resto que se dane (nem sequer vale a pena comentar que é ilegal e inconstitucional). Aliás, estes “aprovadores” são fãs eternos da ilegalidade e inconstitucionalidade.
Édison Carneiro...