Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2016

. . . a sessão de ontem

--- Começou às 19:41 horas. A ordinária terminou às 21:48 horas e a extraordinária às 21:58 horas. Portanto, a duração total foi de 02 horas e 17 minutos.

* Comparecimento total, com a volta da Rita no lugar do Falcão e do Nestor no lugar do Nei.

* Praticamente essa foi a primeira sessão com o Eduardo assumindo realmente sua posição de oposicionista e assim a oposição voltou a ser maioria, 6 a 4, sem contar o presidente. Observa-se agora que o Eduardo está mais solto e livre pra falar o que quiser. Está sentindo o gostinho de ser estilingue e não vidraça.

* Todos os requerimentos e projetos aprovados por unanimidade, mas pelos pronunciamentos pode-se dizer que foi uma sessão proveitosa, sob a presidência do situacionista Danilo, que só precisa ser mais rigoroso no controle do tempo dos apartes.

* Entrou quieto e saiu calado o Bertevello. O Nestor falou apenas o que era sua obrigação nas leituras como secretário e os situacionistas Rita, Demétrius e Waguinho deram apenas poucos e rápidos pitacos.

* Na platéia alguns candidatáveis ao Executivo e ao Legislativo, além do próprio suplente Nei que devolveu sua cadeira ao titular.

* O que é de se lamentar é o senta-levanta e exageradas saídas do plenário de vários vereadores. Seria sede, bexiga cheia ou.......  O cúmulo nesta sessão foi a retirada dos situacionistas em conjunto que, segundo depoimento do Marquezini, marcaram uma reunião exatamente durante a realização da sessão (mas voltaram logo). Em sendo verdade, é realmente um verdadeiro absurdo.

* A exemplo do que já aconteceu na sessão passada Paulão e Toco bateram forte na atual situação de atendimento precário no Pronto Socorro do Hospital que é responsabilidade da Prefeitura e acusando que nada muda, nada acontece para melhorar isso. Foi cobrado um melhor atendimento apelando-se ao Nei que estava na platéia, inclusive o Marquezini lembrando sua apresentação numa das sessões anteriores sobre o novo quadro de especialistas e outros melhoramentos na saúde do município. O blog ouviu o ex-edil que se expressou da seguinte maneira: "Engraçado, enquanto eu estava lá ninguém questionou sobre as especialidades. Só hoje resolveram fazer isso porque ninguém consegue responder com propriedade".

* A eloquência de pronunciamento ficou por conta do Marquezini, que iniciou calminho cumprimentando a atuação do Bertevello como secretário e a volta dos dois vereadores que reassumiram suas cadeiras, não sem antes cumprimentar e destacar o Blog-Comentando pela sua atuação na imprensa serrana. Em seguida deu suas boas vindas ao agora oposicionista Eduardo, enaltecendo sua coragem e cumprimento de promessa de não voltar atrás em seu posicionamento, aproveitando pra recriminar a conduta do Vice Felipe, embora não citando seu nome, que se desligou de seu grupo num dia e voltou atrás no dia seguinte. Criticou em alto tom a saída dos vereadores da situação naquele momento, num autêntico desrespeito, segundo ele, aos colegas e aos munícipes presentes. Contou, em altos brados, sobre uma conversa em que o Waguinho disse que ele é muito pouco atendido em seus pedidos, mesmo sendo vereador da situação e em tom jocoso perguntou "se ele Waguinho que é o vereador campeão de atendimentos por parte da Prefeitura, diz que não é atendido bem, imaginem nós outros pobres mortais?".

* Roberto teve uma boa presença com sua conduta sempre calma e serena, mas sem deixar de fazer cobranças importantes como providências por parte da Prefeitura junto a empresa terceirizada da Prefeitura responsável pela troca de lâmpadas nos postes, denunciando que é frequente a queima nos mesmos postes em tempo muito curto de uso das lâmpadas e isso em toda a cidade. Chamou a atenção da Prefeitura sobre os buracos em ruas importantes. É um absurdo vereador precisar cobrar do prefeito o que é sua mínima obrigação!!! E mais uma vez lembrou sobre a ABSURDA DEMORA na resposta do prefeito sobre o CRIME do arrombamento da gaveta do advogado no gabinete dentro da Prefeitura.
Nesse momento (podem observar na gravação da sessão, se não houver edição) uma sintomática mexida em sua cadeira do vereador sentado  ao seu lado. Afinal Prefeito Bimbo, quem o senhor quer blindar, proteger e acobertar em não dar a devida sequência investigativa sobre esse lamentável e criminoso episódio? Por que não responde logo à Câmara com repostas corretas e convincentes e não apenas mandando cópia do B.O., quando na realidade deveria ter sido feita investigação policial? Acrescentou o Roberto: " Não é pelo conteúdo da gaveta, mas sim pelo ato em si". Esse mesmo edil ainda denunciou a frota municipal que não está rodando por aí e indo para outras cidades dentro de suas condições e padrões legais e pré-determinados. E aí mencionou sobre o que foi o assunto da semana, ou seja, a reunião acontecida na última sexta-feira no Sindicato dos Funcionários Municipais, com a presença do Sr. Adib Abi Chedid e a decisão e promessa aos funcionários do referido cidadão comum concedendo aumento significativo aos funcionários, que ficaram contentes e felizes com toda a razão e merecimento. Aí foi um prato cheio para o Marquezini se inflamar novamente e de maneira talvez até irônica, enaltecer em alto e bom tom as qualidades do referido senhor comum, citando bem alto seu nome inteiro, dizendo que ele não falta com sua palavra e se "ele prometeu, ele vai cumprir". Quando esse assunto começou a ser ventilado o filho e líder do prefeito se ausentou. Por quê??? Se esbravejou tanto quando o fato aconteceu, por que não aproveitou para defender seu pai e recriminar tal atitude  e  promessa do Sr. Adib??? Aí nessa hora também não teve nenhum macho, ninguém de "saco roxo", como dizia o Collor, para questionar a velha raposa perguntando: MAS  QUEM  É  ESSE  CIDADÃO  NA  ORDEM  DO  DIA  PARA  IR  NESSA  REUNIÃO (TALVEZ  ATÉ  CONVOCADA  POR  ELE  MESMO)  E  TOMAR TAL DECISÃO, FAZENDO TAL PROMESSA  EM  NOME  DO  PREFEITO  DE  DIREITO??? FOI ELEITO, FOI NOMEADO PRA ALGUMA COISA  OU TINHA PROCURAÇÃO ASSINADA E REGISTRADA DE ALGUÉM ??? Questionou-se também a razão pela qual, devido a urgência do tema, tal projeto de lei do Executivo não estar na pauta do dia para ser discutido e votado. Aí o aparte do Toco foi muito boa.

* Também foram proveitosas as manifestações do Toco sobre os animais soltos sem coleiras e que portanto possuem donos, pelas ruas e praças da cidade, fazendo suas necessidades fisiológicas. Bem como falou sobre a necessária regulamentação das queimadas no município, inclusive com a necessária conversa preliminar com o Corpo de Bombeiros antes de tal elaboração de projeto.

* Por todas estas denúncias e manifestações de vários vereadores foi que essa sessão pode ser considerada muito proveitosa.

* E tudo acabou, literalmente em pizza... sem qualquer intenção pejorativa, pois terminou assim mesmo depois de encerrada a sessão porque foi homenageado nesta sessão um proprietário de casa de massas e pizzas da cidade e ele presenteou a casa com várias de suas especialidades.

* Agradecimentos do Blog-Comentando aos Vereadores Paulão, Marquezini, Roberto e Toco pelos cumprimentos e referências ao blog.

* A transmissão ao vivo pelo site da Câmara esteve muito boa.

--- Foi isso aí.

. . . que superou todos os limites