Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de abril de 2014

. . . sem medo de sentir medo

--- E sem medo de ser feliz! No final dos anos 80 escrevi uma crônica que está entre as minhas preferidas, onde escrevi sobre o 
                                                     
Procurei no Aurélio uma palavra difícil que me deixasse sério e pudesse colocar-me em xeque, diante da qual me abrisse em leque e me fizesse pensar e meditar.
De A a Z procurei, em algumas parei, mas bem no meio do abecedário, quase na metade do dicionário, uma me fez estarrecer.
Palavra tão curta, apenas quatro letras, com um significado gigantesco, enorme e apavorante.
Perante ela julguei-me um completo analfabeto, um ignorante.
Toda a humanidade, por mais forte que seja o homem, no momento da verdade, na guerra ou na paz, fica completamente incapaz, numa atitude macabra, quando se acha frente a frente com essa palavra.
Mais tarde ou mais cedo todo mundo acaba se deparando com o medo.
Procurando em todo o vocabulário, concluí que não é necessário que haja medo só do além.
Pode ser o medo de perder alguém, um doce bem, um ente querido ou um amigo. Medo da criança diante do perigo. Do jovem perante uma vida sem estilo ou do velho sozinho num asilo.
Em todos os seus tipos há um que atinge pobres e ricos e talvez seja o mais forte --- é o medo da morte.
E há também o medo do ser apaixonado diante da perspectiva de amar sem ser amado.
Há aquele medo do proibido em que a gente fica um tanto inibido, mas acaba entrando de cabeça no caso amoroso, porque desse jeito ele é muito mais gostoso.
Há o medo da incerteza, das manifestações da natureza, da chuva, do raio, do trovão, do vento e do tufão.
Mas, o pior de todos os medos é o medo do próprio medo!
O medo de sentir medo!
Ai que medo!

. . . o dia do aniversário de um amigo



 --- Existem pessoas especiais que marcam ou marcaram sua passagem por este mundo e se tornam importantes para aqueles que com eles convivem ou conviveram. Hoje, dia 1º de Abril seria o aniversário natalício de um destes seres com quem tive a felicidade de conviver. E como ele marcou a minha vida. JOSÉ OSCAR NASCIMENTO SANTOS, o nosso TATAI que partiu tão prematuramente. O Tatai filho do Danilo e da Rina, o Tatai irmão da Vera, o Tatai esposo da Elenir, o Tatai pai da Daniela, do Danilo e do Daniel que é a sua cara. O Tatai da infância e da juventude de todos nós serranos de sua geração, nas brincadeiras de rua, nos bancos escolares, nos Cines República, Rádio e Cardeal, o Tatai da Rádio Serra Negra, o Tatai artista plástico, o Tatai da pintura com caneta esferográfica, o Tatai bom de bola no futebol.

Feliz Aniversário TATAI.

E até breve meu caro amigo.
Saudade, muita saudade.




. . . mais um lembrete

--- Meus caros amigos leitores e seguidores deste blog que voltou após 6 meses de silêncio absoluto para os assuntos serranos. Voltou porque sinto necessidade interior de participar das alegrias e tristezas da minha cidade e do meu povo, mesmo a distância. Voltou apesar das dores de cabeça, das preocupações causadas pelos processos judiciais (não pelos seus resultados). Mas voltou mais rigoroso e mais cauteloso em seus critérios, principalmente na liberação de comentários anônimos. Assim sendo, mesmo tendo feito esse tipo de advertência no passado, acabava sendo condescendente e liberava alguns que acabaram me causando aborrecimentos. Não quero e não vou acabar sumariamente com os anônimos, para deixar um canal aberto aos que querem e gostam de sugerir, palpitar, comentar pacificamente, sem ofensas e agressões nem nas entrelinhas. Devo dizer que chegaram vários comentários de ontem pra hoje em relação a sessão de Câmara de ontem e que fui obrigado a deletar pelos seus conteúdos. Por favor, colaborem comigo na tentativa deste blog poder ajudar a todos. Agradeço e me desculpem os que fui obrigado a deletar.

. . . a ligação do presidente

--- Acabo de receber nesta manhã de terça-feira, ligação celular do Presidente do Legislativo Serrano a respeito da interrupção da transmissão da sessão de ontem antes de seu término oficial. Disse-me ele que não tem absolutamente nada contra mim ou o blog e que jamais partiria dele qualquer tipo de boicote desta natureza. Responsabiliza o fato a queda da internet, o que é mais frequente em dias de chuva como ontem e quando aumenta o número de acessos ao site.