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segunda-feira, 28 de março de 2016

. . . um excelente comentário que merece tópico

--- Um comentário abalizado e criterioso (*). Duvido que a Prefeitura tenha esse cuidado e essa preocupação que o Marcelo está colocando. DU - VI - DO !!!

(*) Esse comentário do Marcelo foi feito no tópico " . . . mais alguns pontos negativos", em resposta a comentários anteriores e portanto faz parte de um contexto.


Anônimo "MARCELO DE SOUZA disse...
Concordo que a qualidade do pavimento pode ser questionada.

Não é só essa rua que tem buracos e não é só nessa rua que o pavimento se resume aparentemente a uma capa de asfalto de poucos centímetros apoiada diretamente sobre o solo natural.
Pavimentos são projetados para suportar um determinado tráfego (leve a pesado) durante um determinado período de tempo (vida útil, normalmente 20 anos).
Basta nossos representantes (vereadores) solicitarem o projeto e memorial de cálculo dos pavimentos para verificarem para qual tráfego e para qual vida útil nossos pavimentos estão sendo projetados e construídos. Este ano, eleitoral, vão pavimentar algumas ruas e é um bom momento para os vereadores questionarem os projetos e memoriais de cálculos dos pavimentos.
Outra questão que pode ser questionada é se a Prefeitura através de seus departamentos competentes que certamente aprovaram os projetos e serviços de terraplanagem de desterro e de aterro se preocuparam com o trajeto dos caminhões pesados ou com restrições da carga transportada, por exemplo, impondo limitação de meia carga na caçamba para preservar o pavimento. Essa é outra questão que nossos representantes (vereadores) podem solicitar da Prefeitura. Houve alguma restrição de carga ou avaliação do trajeto? Com carga parcial gasta-se mais com o transporte (proprietário da obra) mas preserva-se as ruas e imóveis que às vezes também sofrem com o tráfego pesado (economia pública).
Às vezes o trajeto passa por ruas cujo pavimento foi projetado e construído para um tráfego leve ou moderado e, nestes casos, o poder público pode e deve restringir a carga, ou seja, o volume transportado por caçamba, para preservar os pavimentos.
Muitas Prefeituras já têm seções típicas de pavimento em função da condição de suporte, do tráfego e da vida útil pretendida. Serra Negra tem seções típicas de pavimentos? Vai pavimentar uma rua, determina-se o tipo de tráfego, a vida útil e, com base em pouca investigação geotécnica determina-se o tipo de pavimento já padronizado pela Prefeitura.
Todas estas informações poderiam estar disponíveis à população no site da Prefeitura. Informação e transparência nunca são demais, não é verdade?
Outro fator igualmente importante é a fiscalização dos serviços. Às vezes o projeto do pavimento é adequado mas a execução pode deixar a desejar. Por isso Fiscalização é igualmente fundamental.
De qualquer forma, todos os problemas de pavimentação, seja por excesso de carga, seja por deficiências de projeto, seja por deficiência de execução, de investigação, de fiscalização ou de manutenção, ou seja, qualquer problema vai pra conta do contribuinte que paga seus impostos e acaba usando às vezes, ou quase sempre, serviços de qualidade duvidosa.
Dizem que no Brasil paga-se impostos de Europa e recebe-se de volta serviço público da África. Precisamos mudar isso. É um processo longo mas que deve ser iniciado e continuado. 
Como fazer isso: Se informando e fiscalizando.
Cada vez mais o cidadão precisa ficar mais atento, se informar mais, fiscalizar mais e cobrar por serviços e respostas de qualidade.

Aproveito, para todos se informarem do projeto de lei que tem por intenção proibir queimadas na cidade de Serra Negra. Chega de fumaça e fuligem! Segue o link do abaixo assinado.
Boa semana a todos!"

https://www.change.org/p/prefeitura-municipal-de-serra-negra-sp-lei-para-proibir-queimadas-na-limpeza-de-terrenos-na-cidade-de-serra-negra-sp

. . . o Judiciário Serrano fez isso antes

--- EMOCIONANTE - Juízes de Brasília no último dia 24, quinta-feira, descem de seus gabinetes, com suas devidas togas, e ficam em frente ao Tribunal em apoio a Sérgio Moro.