Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de abril de 2018

. . . e aproveitando

--- Aproveitando o gancho para parabenizar aqueles não nasceram em Serra Negra e escolheram essa terra abençoada para viverem e que estão participando efetivamente do cotidiano serrano, ajudando em sua melhora como um todo e se preocupando com seus problemas que não são poucos. Gente não nascida em SN mas de um valor incomensurável. E uma destas pessoas é a Sra. Neide Guimarães com atuação significativa nas redes sociais. Veja Prefeito Magaldi  que seu trabalho vai ser intenso nestes 15 dias, a começar por esse longo relato da Sra. Neide em seu face, transcrito aqui ipsis litteris:

Visita ao Posto de Saúde das Três Barras em 16/04/2018
Não iria falar sobre essa visita hoje,mas estranhei o fato do Dr.Rodrigo Magaldi-atual Prefeito (Vice-Prefeito) estar visitando os Postos de Saúde.
Admiro o Dr.Magaldi como Médico e acho que o bom Prefeito faz isso mesmo : visitar os locais de trabalho e ouvir a população. Fato que o Sr. poderia fazer também como Vice-Prefeito. Só estranhei de ser neste momento.
Como ela não gosta de responder perguntas, fica "brava", eu disse que iria agora trabalhar no silêncio. Como estava havendo muita reclamação da saúde e colocava no face e mais este momento de eleição, achei que sua visita seria por um desses motivos. Mas se for por isso, já valeu. Se não for por isso, agradeço de toda forma e tenho certeza que irá continuar e teremos uma saúde melhor. Vou confiar no Senhor. Basta ser sincero e dizer a população o que tem ou não e porque. Desculpe, é que a Sra.Bárbara não fala abertamente.
Isso poderia ter sido feito também pela Secretária Sra.Bárbara.
Porque resolvi visitar esse Posto de Saúde, por ser um local grande onde está incluso a Ramalhada; porque a Secretária nos mostra um Plano maravilhoso em andamento e porque um Vereador disse na Câmara que ele ou os demais fiscalizam os Postos para a população.
Então respondo a este Vereador que ele esqueceu de vistoriar o Posto de Saúde das Três Barras.
Ao olhar o quadro verifiquei que só possui Clínico Geral duas vezes por semana, isto implica a possibilidade de em outros dias que a procura seja feita ao Pronto Socorro/Hospital ou a outros Postos. Segundo a recepcionista haverá mais um dia de atendimento.
Pediatra só atende uma vez por semana. Isso implica procura a outros lugares. A maioria tem dificuldade de locomoção.
Conversando com alguns pacientes me informaram que antigamente havia médico todos os dias; mas o mesmo saiu nem sei bem o motivo e mencionaram também uma Enfermeira responsável por isso e que ela teria sido transferida a pedido da própria população pela forma como agia.
Que o Dr. Magaldi atende em torno de 40 a 50 pessoas em duas horas e meia de trabalho. Que as pessoas chegam muito cedo, não marcam horário, esperam muito; muitas vezes pessoas idosas. Entendo o Dr. Magaldi,é desgaste para o mesmo, mas é impossível atender adequadamente esse número de pessoas em tão pouco tempo.
Sugestão: Voltar a ter médico todos os dias. Rever também a escala da Pediatria, pois o que mais reclamam comigo é que deveria ter Pediatra no Hospital-talvez por conta disso. O que a população não sabe é que um Pediatra 24 horas num Hospital é muito oneroso.
Reclamaram de troca de receita para uso de remédio contínuo,às vezes só conseguem agendar para mais de trinta dias para essa troca de receita.
Sugestão: porque consulta para remédio contínuo? Para constar no número de atendimentos? Rever isso,pois as reclamações foram muitas. Tinha gente sem tomar o remédio. Ou então, que ao sair, a recepcionista já marque seu retorno antes de terminar o remédio, já que leva em torno de trinta dias uma vaga.
Alguns remédios não tinham neste Posto. Algumas pessoas foram retirar no Postão e uma delas do Postão foi encaminhada ao Posto do Firmino. A Moça disse: já faltei para levar minha mãe nas Três Barras, mandam pra cá e agora para outro Posto-ficam jogando a gente de Posto em Posto.
Não entregam senha na entrada, um pergunta pro outro quem está na frente.
Os funcionários são calados,mal respondem, fisionomia triste, não sorriem para as pessoas.
Chegou um paciente gemendo de dor, parece que nervo ciático, não conseguia ficar em pé nem sentado, tentaram deitá-lo no banco de cimento. Depois de um tempo falei com a Técnica de Enfermagem se não era caso de passar na frente. Ela não respondeu pra mim, virou para outra paciente e disse em tom irônico: tem gente pior. Não vi ninguém pior, pelo menos aparentemente. E até o momento que saí, ele lá estava.
Havia um caso de remédio de psiquiatria, a pessoa agora mora no sítio, tratava em outra cidade e havia agendado consulta. Mas nada informaram a ele antes. Como era clínico e não conhecia a situação dele não poderia dar a receita de uso contínuo(correto-até entendo). A Tec.Enf. informou que deveria ir a cidade onde tratava e trazer um laudo para o clínico poder fornecer a receita.
Neste momento fui obrigada a interferir, dizendo que isso seria oneroso para o rapaz e ainda ter de marcar nova consulta. Pedi o telefone da Secretaria da Saúde, pois eu estava sem minha agenda, telefonei para lá do meu celular, estavam na posse do Prefeito. Pedi o telefone do CAPS, telefonei para lá do meu celular e disseram que o local estava sem Psiquiatra e que lá era casos de acompanhamento mais sério. Que talvez o Postão possuía o Profissional que vinha de vez em quando.
Pedi ao Senhor se ele poderia me acompanhar até o Postão. E fomos muito bem atendidos, realmente lá existe um Psiquiatra que comparece em alguns períodos e o mesmo foi encaixado/agendado para fazer o seu acompanhado com o Profissional adequado ao caso dele. Sem precisar buscar laudo,,pois houve o entendimento da dificuldade, e que recomeçaria seu atendimento aqui. Só que para as Especialidades deveria vir um encaminhamento do Clínico. Mostramos os pedidos de exame para que ele não precisasse voltar lá novamente. Houve esse entendimento e muita boa vontade em solucionar o caso sem judiar do paciente.
Por isso é nota dez para o Postão,um pessoal que conversa, explica, soluciona. Viu se o remédio dava até o dia do encaixe, pois já esperara trinta dias. E tudo ficou bem. O rapaz me agradeceu muito e eu disse: Sou eu quem tem de agradecer.
O Senhor me mostra onde está o problema e dar sugestões para facilitar vida do paciente. Se eu não estivesse lá, se eu não entendesse da situação e não tivesse a iniciativa , não sei aonde estaria esse rapaz.
Veja: quem deveria ter feito esses telefonemas seria o pessoal do Posto.
Por isso entendi, que eles não tem o treinamento adequado ou boa vontade.
Ontem de manhã, telefonei para a recepcionista e falei do meu procedimento, que ela informasse a Enfermagem e como o médico era novo no local (que existia essa possibilidade na região, mas deveria ir com um encaminhamento)-Era o primeiro dia do Médico no local, e foi muito atencioso.
Depois algumas pessoas pegaram o remédio no Postão,pois não havia nas Três Barras, uma pessoa foi para outro local ainda; e depois foram marcar exame (não soube quanto tempo leva para marcar).
Esse foi um dia em um Posto de Saúde. Parece que escolhi o Posto Certo.
Não quero estar contra a Secretaria ou Prefeitura, mas comprovar que nem sempre é o que passam nas audiências ou nos Conselhos. Talvez os funcionários nem gostem da visita dos Conselheiros, mas isso ajuda a melhorar não só para o paciente, mas para o médico e funcionários e é uma forma de retorno para a Secretária. Por isso sugeri a ela, anteriormente, uma Ouvidoria, e que os Conselheiros visitem os Postos e também os Vereadores, mas vejam de forma real e peçam melhorias.
Nota: encaminharei cópia deste para Dr.Magaldi/Sra.Secretária e Vereadores.
Minhas desculpas
Meus agradecimentos
Abraços Carinhosos
Neide Guimarães

. . . e respondendo ao Sidney

--- Em sua fala, como vocês viram e ouviram, o Sidney disse "Alguém que nem mora em Serra Negra", ao se referir a mim. Respondo-lhe Sidney: O fato de eu não residir em SN por contingências da vida e do destino, não me impedem de amar e sempre querer bem a terra em que nasci, em que fui criado e onde fiz meus primeiros estudos. Nada e nem ninguém é capaz de me proibir isso. Terra onde nasceu minha mãe, bem como um de meus filhos. Terra onde estão sepultados meus avós e meus pais e onde em breve também estarei eternamente. Terra em que dela me orgulho, que a propago aos 4 ventos e não tenho qualquer receio de enfrentar quem quer que seja se for para seu bem e progresso de seu povo honesto, limpo e trabalhador. Se em SN não estou diariamente, labuto por ela da maneira que me é possível participar de seu cotidiano mesmo à distância, mas jamais em silêncio e sempre dei provas disso há muitos e longos anos, até enfrentando poderosos inclusive nas barras da Justiça. Melhor, que ser nascido e morador da cidade e se omitir e nada fazer pelo seu bem, apenas se limitando a pagar seus impostos e de nada participando. Melhor, que aqueles que participam mas se autopromovem e se locupletam através dela e todos sabemos quem é quem. Melhor, que os serranos que também não vivem nela, mas dela se envergonham como alguns que conheço.  Eu já não morava em SN quando você Sidney tantas vezes me elogiou e me incentivou em minhas atuações na mídia. Lembra-se do episódio no carnaval de 88, só pra citar um exemplo? Ou quando você estava na oposição e tantas vezes labutamos juntos na mesma trincheira contra aqueles que hoje você defende e bajula? Portanto caro Sidney, não valorize tanto e não se entusiasme com os falsos e fingidos aplausos de hoje partindo dos mesmos que ontem te combatiam e te criticavam, alguns ainda o fazem pelas suas costas, exatamente como você está se portanto hoje em relação a mim. Pronto, falei! 
E pingue-se o ponto.

. . . o que disse o prefeito

--- Mas vamos ver e ouvir na transmissão de posse o que disse o Sidney. Falou bem, falou bonito, gesticulou bastante (ele não sabe o que fazer com as mãos nestas horas) e disse que está tudo em dia, que sai feliz para descansar durante 15 dias, que entrega o cargo em boas mãos, confirmou que o Magaldi deve mesmo sair do gabinete e fazer suas visitas externas que ele não teve tempo de fazer, que não vai renunciar e não deixou de mandar sua indireta, ou melhor, sua direta aqui para o blog no único momento em que foi aplaudido pelos puxas de sempre e afirmou que não está saindo para que outro assine alguma coisa no lugar dele. Vejam só como o blog incomoda... Acessem o link abaixo:


https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=411431442617237&id=164761333950917

. . . e cumprindo seu estilo


--- E o Prefeito Rodrigo Magaldi saiu mesmo do gabinete e foi mostrar para a população que há medicamentos sim nos postos de atendimento da Prefeitura. Quem diz ao contrário desminta o atual prefeito. Acessem o link:



https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=411932669233781&id=164761333950917

. . . ainda o estacionamento na Coronel

--- Procedimento ou reforma nenhuma vai adiantar se os moradores de SN e os próprios comerciantes da Coronel continuarem a estacionar seus veículos na mesma rua por horas seguidas em frente de suas casas comerciais. Aumentar o número de vagas vai aumentar o comodismo dos maus serranos que continuarão (aí com maior facilidade) levando seus carros para a frente de suas lojas. O problema vai continuar do mesmo jeito. É uma questão de educação e conscientização do povo. Várias vezes com a cidade lotada tive a paciência de contar o número de carros com placas de SN estacionados de ambos os lados desde a saída para Lindoia até a Pça. João Pessoa. Enorme a quantidade em todas as vezes em que fiz tal contagem. Se não houver um trabalho preventivo e orientador por parte das instituições, associações, autoridades e povo neste sentido, não haverá reforma ou remodelação que vá adiantar alguma coisa.