Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

. . . que a "Tribuna do Povo" serve até de desabafo dos perseguidos

"Boa tarde. O ano nem terminou e nós  professores da rede municipal  já  levamos uma rasteira, tudo porque entramos com advogado para ATUALIZAR OS QPM. Não  pedimos aumento, aí como é normal  nessa administração, ao invés de corrigir o erro, nos deram uma punição por querermos o que nos é de direito. A atual Secretária da Educação já é aposentada pelo regime estatutário e deve receber mais de 7 mil por mês, fora o salário de seu cargo atual, e as puxa-sacos incluindo diretoras, ficam defendendo a administração. Quero ver quando se aposentarem e terem seus salários de aposentadoria menos da metade do que ganham hoje... Que saudades do Bimbo, para ele éramos as flores do jardim e agora que ele se foi, viramos capim. Obrigado pelo espaço de desabafo."

. . . uma boa matéria do portal

--- O blog também recebeu hoje via zap esta matéria enviada pela Jornalista Salete Silva:

"Bom dia, eu e o Motta gravamos alguns vídeos sobre os mais variados assuntos em Serra Negra, como Educação, saúde, turismo, plano diretor. Este é sobre o Legislativo. Se lhe interessar, os demais estão na página do Viva."
* Quem gosta de política local acesse o link abaixo e assista o papo dos jornalistas do referido portal sobre a Câmara de Vereadores atual, a falta de dinâmica das enfadonhas sessões (como sempre diz aqui o blog), sobre as aprovações por unanimidade de TODOS os projetos do Executivo e até sobre o exagero dos irritantes e alguns até ridículos Requerimentos de Congratulações e Aplausos.


. . . um artigo de utilidade pública

--- O blog acaba de receber do DANIEL PELLEGRINI  esse interessante artigo:

Este artigo tem o objetivo de esclarecer a razão das críticas que fiz em relação à contratação da tecnologia escolhida para o programa Infância Conectada, da Prefeitura de Serra Negra, não por ela ser ruim, melhor ou pior, mas dentro de uma lógica ponderada.

Deixe-me primeiro balizar o artigo com base em minha experiência. Trabalho com tecnologia e inovação desde 1991, ou seja, há 31 anos. Com experiência no Brasil e Exterior, passando por empresas como Microsoft, U.S. Robotics, TOTVS e outras, e posteriormente empreendendo. Respiro tecnologia e inovação. 

Também para embasar o artigo seguem alguns fatos:

1. Todas as escolas públicas municipais têm computadores, que foram renovados em 2021 e 2022, que podem trabalhar com tecnologia Google e Microsoft.

2. Os computadores da escola são utilizados apenas nas aulas de informática pelo período de no máximo 1 hora por semana, ficando ociosos nos demais dias.

3. Tanto Microsoft quanto Google tem conteúdos gratuitos para a educação em diversos níveis. Para professores e para alunos.

4. O projeto contempla o aluguel de mais um prédio para o tal polo de educação.

5.  Haverá a necessidade de transporte para os alunos. 

Vou começar colocando aqui compatibilidades de uso das tecnologias na escola, em casa e dispositivos móveis e softwares. E abaixo explicarei. Veja a tabela abaixo.

A Apple utiliza plataforma fechada. Novamente, não estou falando que não é uma boa tecnologia (eu tenho um Iphone e computador Mac em casa também para uso específico). O que isso significa?  Que apenas se pode usar o que a Apple oferece em sua loja oficial e que roda em seu sistema operacional IOS. 

Seus produtos são produtos premium, principalmente no Brasil, em que poucas pessoas têm acesso e condições de uso em seu dia a dia, como seu smartphone, e mais difícil ainda para sua residência. Isso dificulta a continuidade do aprendizado em casa.  

Microsoft e Google funcionam em qualquer smartphone, em qualquer PC, em qualquer tablet. Inclusive nos PCs que já estão nas escolas hoje.

A grande diferença está na possibilidade do aluno de escola pública poder ter acesso agora e no futuro à tecnologia que está sendo utilizada. Muito mais fácil adquirir um smartphone Android que um Apple, concordam? Da mesma maneira, muito mais fácil adquirir um PC ou um tablet do que um Mac ou Ipad, não acham?

Mais um ponto que apesar de ser na educação infantil: você como pai e mãe prefere que seu filho aprenda usar um editor de texto, que é o que ele vai utilizar quando ficar mais velho (utilizado por mais de 90% nas escolas e empresas), ou um que apenas uma mínima parte usa?

Estou falando aqui de bom senso e de responsabilidade do uso de dinheiro público. 

Vamos colocar também abaixo a participação de mercado de cada marca no segmento de computadores:  (OSX =


Em resumo, levando em consideração os fatos acima:

1. As escolas já possuem computadores para utilização de tecnologia de ponta para educadores e alunos em sala de aula.

2. Com o uso desses computadores, não seria necessário alugar um imóvel para levar as crianças.

3. Não seria necessário levar as crianças para o tal polo educacional, gastando com transporte e ainda colocando crianças em risco.

4. Nós conseguimos tanto com Microsoft quanto com o Google ferramentas gratuitas para alunos e professores. 

Com base nos fatos acima seguem as perguntas:

1. Com que base foi feita a escolha da tecnologia e qual a razão de pagar se há opções gratuitas?

2. Qual a razão de gastar com compra ou locação de novos equipamentos se os que as escolas possuem já são suficientes para o aprendizado e estão absolutamente ociosos?

3. Qual a razão de gastar com a locação de um imóvel se há computadores em todas as escolas e as aulas podem ser nelas mesmas?

4. Qual a razão de expor as crianças em transporte e incorrer com esse custo se elas podem fazer a capacitação na própria escola, dando utilização a equipamentos caros de um investimento que já foi efetuado?

5. Que especialistas foram consultados para a tomada de decisão? 

Aqui estão informações. Cada um tire a sua conclusão. Me coloco à disposição para auxiliar.

. . . que a "Tribuna do Povo" continua livre

"Bom dia Lauro, estou caminhando pela Represa Dr. Jovino (Barragem) e me deparei com isso, abandono total, um lugar tão lindo, frequentado por muitos turistas que vem fazer caminhada de manhã. Uma pena, talvez se fosse no centro estaria bem cuidada.
Valeu e obrigado."