Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2022

. . . o dia de hoje

 

 Domingo de Ramos é uma data móvel. Esse domingo, anterior ao Domingo de Páscoa, marca o início da Semana Santa. Nesse dia, comemora-se a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém onde Ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus.

* A história sempre se repete, pois quantas vezes somos aclamados na entrada e apedrejados logo em seguida? Muita gente já passou por isso.





Minha esposa e eu já tivemos a graça de passarmos por esta porta que é chamada de "Porta de Damasco" e considerada como sendo a Porta Principal de Jerusalém e constitui o exemplo mais ornamentado da arquitetura otomana da cidade.

. . . um processo judicial

 --- O que é um processo judicial? Por definição:

"De maneira geral, um processo jurídico é o pedido do autor (pessoa física ou jurídica) para a resolução de um conflito. Para isso, ele bate às portas do Poder Judiciário a espera que o Estado, na figura de um juiz, decida sobre a suposta violação de direitos".

* Qualquer pessoa, teoricamente, pode ser autor ou vítima de um processo desta natureza. Particularmente devido à minha atuação na mídia desde minha adolescência (rádio, jornais e agora internet - blog e face) no decorrer do tempo já respondi a vários deles de ordem criminal e/ou cívil. Porém, NUNCA abri processo contra ninguém. Acho que quem abre processo contra alguém, antes tem que fazer um exame de consciência rigoroso para ver se sua vida é um exemplo de virtudes, de conduta ilibada, de honestidade no sentido amplo da palavra, em todos os campos de atividade humana, social, profissional, comercial e política. 

- Se é um bom e justo chefe.

- Se é cônscio de suas obrigações morais e convicções religiosas. 

- Se é útil à sociedade em que vive.

- Se, podendo, ajuda o próximo necessitado sem cobrar juros extorsivos (agiotagem).

- Se não usufrui de seu cargo ou função superior para menosprezar seus subalternos.

- Se não usufrui de sua profissão liberal superior para chantagear e ameaçar seus desafetos.

- Se não promove licitações públicas camufladas, portanto indiretamente ilícitas, embora legais.

- Se, como político, exerce suas funções com justiça e imparcialidade. 

- Se sua vida conjugal é lícita e saudável. Se nunca traiu seu cônjuge.

- Se é um comerciante ou industrial ou empresário que age dentro de todas as leis, sem nenhum tipo de sonegação.

- Se nunca cometeu algo duvidoso na calada da noite, como arrombamentos por exemplo.

- Se nunca mentiu para proveito próprio.

 Se estiver quites com todos estes quesitos acima, aí sim terá moral, além de direito, de querer processar alguém. Afora isso, estará sendo falso, hipócrita e desprezível, ou seja, um ser ignóbil. Mas, infelizmente não é sempre que isso acontece, não é isso que se vê... Judicialmente é um direito de cada cidadão ou cidadã. Moralmente poucos, pouquíssimos, poderiam lançar mão deste recurso. 

CADA UM VISTA A CARAPUÇA ATÉ ONDE LHE COUBER!!!

E  pingue-se  o  ponto.