Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de março de 2015

. . . e explicando

--- Recebi hoje no final da tarde ligação do Provedor João Dei Santi explicando o que aconteceu quando da pergunta do ver. Roberto sobre Dengue no Hospital. Disse-me ele que quando o edil perguntou realmente até então não havia registro da doença no Hospital, o que veio a acontecer depois da pergunta. Disse que a paciente foi atendida com Dengue, internada e já teve alta.

. . . ainda sobre a Dengue em SN

--- A Prefeitura de SN está parecendo o Rubinho Barrichello, sempre atrasada..., como diz um leitor em "Comentários", pois já deveria ter implantado tal campanha e cronograma há muito tempo. Vejamos agora dois pontos cruciais em relação a isso e nos dois o vereador em questão é o mesmo:

1º) O Ver. Roberto, dentro de suas funções como edil vai até a Secretaria de Saúde para ter informações sobre a situação da Dengue em SN e tais informações lhes são negadas e encontra um aviso escrito a mão com papel timbrado da referida secretaria proibindo vereadores e população de ter informações, a não ser através de requerimento, etc. Um absurdo total que merece ser averiguado a fundo as razões disso. O que o nobre vereador fez em relação a isso?

2º) O Ver. Roberto informa durante a última sessão de Câmara que lhe foi informado no Hospital não existir lá nenhum caso de Dengue registrado e um(a) leitor(a) aqui no blog diz que há um caso de Dengue Hemorrágica internado. Quem mente??? O que o nobre vereador fez em relação a isso?

* Portanto cabe agora a esse vereador urgentemente (sem esperar 4 dias novamente para sair a campo) e procurar esclarecer a verdade nestes dois pontos e vir a público com as respostas convincentes e se for o caso tomar as providências cabíveis.

. . . a Dengue

Dengue clássica

A dengue clássica é a forma mais leve da doença, sendo muitas vezes confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros.

Dengue hemorrágica

dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. No geral, a dengue hemorrágica é mais comum quando a pessoa está sendo infectada pela segunda ou terceira vez. Os sintomas iniciais são parecidos com os da dengue clássica, e somente após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos. Na dengue hemorrágica, ocorre uma queda na pressão arterial do paciente, podendo gerar tonturas e quedas.


Sintomas da dengue clássica

Os sintomas da dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre 5 a 7 dias. Os principais sinais são:
  • Febre alta com início súbito (39° a 40°C)
  • Forte dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
  • Perda do paladar e apetite
  • Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
  • Náuseas e vômitos
  • Tontura
  • Extremo cansaço
  • Moleza e dor no corpo
  • Muitas dores nos ossos e articulações
  • Dor abdominal (principalmente em crianças).

Sintomas da dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica. A diferença é que a febre diminui ou cessa após o terceiro ou quarto dia da doença e surgem hemorragias em função do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Quando acaba a febre começam a surgir os sinais de alerta:
  • Dores abdominais fortes e contínuas
  • Vômitos persistentes
  • Pele pálida, fria e úmida
  • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
  • Manchas vermelhas na pele
  • Comportamento variando de sonolência à agitação
  • Confusão mental
  • Sede excessiva e boca seca
  • Dificuldade respiratória
  • Queda da pressão arterial.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória. A baixa circulação sanguínea pode levar a pessoa a um estado de choque. Embora a maioria dos pacientes com dengue não desenvolva choque, a presença de certos sinais alertam para esse quadro:
  • Dor abdominal persistente e muito forte
  • Mudança de temperatura do corpo e suor excessivo
  • Comportamento variando de sonolência à agitação
  • Pulso rápido e fraco
  • Palidez
  • Perda de consciência.

Gripe x Dengue

Muitos casos de dengue são descobertos e tratados tardiamente pelas semelhanças que a doença possui com a gripe, deixando o paciente menos preocupado em encontrar um tratamento adequado. Há situações também em que a pessoa pode desconfiar de dengue, mas que uma simples análise dos sintomas pode eliminar essa suspeita. A principal diferença entre a febre da dengue para a da gripe é que, no caso da gripe, surgirão sintomas respiratórios normalmente nas primeiras 24 horas após o início da febre. Além disso, espirros, tosse e a produção de muco no nariz são sintomas comuns da gripe. A dengue não causa sintomas respiratórios por que o mecanismo da doença não afeta o sistema respiratório, como é o caso da gripe.

Respondendo a pergunta feita por leitor(a) em "comentários" :

Pacientes com dengue ou suspeita de dengue devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos.

--- Ajudando na divulgação. Esta notícia saiu ontem no face da Prefeitura. Só vi hoje depois de meu comentário no tópico anterior. ANTES TARDE DO QUE NUNCA. Não vejo escola nenhuma no cronograma.
Prefeitura dará início AMANHÃ ao cronograma das operações especiais contra a Dengue nos bairros do município
Dando continuidade às ações de combate à Dengue por toda a cidade, a equipe da secretaria da Saúde em parceria com a Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, bem como a secretaria de serviços Municipais e secretaria da Educação e Cultura darão início amanhã (11/03) ao cronograma das operações especiais contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, nos bairros do município.
As equipes da Saúde estarão nas ruas dos bairros de segunda a sábado, das 8h às 16h, durante todo o mês de março, uniformizadas com um jaleco cor de laranja com logo da Prefeitura Municipal de Serra Negra e munidas de crachá pessoal, cujo objetivo da operação é visitar as residências, distribuir panfletos com orientação sob o combate à Dengue e com toda uma programação da operação Cata Bagulho (veja o dia do seu bairro na tabela abaixo) para recolher recipientes como baldes,tanques, pias, latas velhas, bacias, garrafas, pneus, dentre outros acumulados nos quintais e terrenos, na tentativa de eliminar possíveis focos de criadouros do mosquito da Dengue.
Acompanhe o cronograma da Operação Especial no seu bairro:
Dia 11/03 – Vila Dirce – panfletagem e visita casa a casa;
Dia 12/03 – Alto das Palmeiras e Colina dos Ypês- panfletagem e visita casa a casa;
Dia 13/03 – Alto das Palmeiras e Colina dos Ypês - panfletagem e visita casa a casa;
Dia 13/03 – Operação Cata Bagulho Vila Dirce;
Dia 14/03 – Operação Cata Bagulho Alto das Palmeiras;
Dia 16/03 – Locais Públicos;
Dia 16/03 – Operação Cata Bagulho Colina dos Ypês;
Dia 17/03 – Locais Públicos;
Dia 18/03 – Três Barras - panfletagem;
Dia 18/03 – Centro - panfletagem;
Dia 19/03 – São Luís - panfletagem e visita casa a casa;
Dia 19/03 – Centro - panfletagem;
Dia 20/03 – São Luís - panfletagem e visita casa a casa;
Dia 20/03 – Centro - panfletagem;
Dia 20/03 –Operação Cata Bagulho Três Barras;
Dia 21/03 – Operação Cata Bagulho São Luís;
Dia 23/03 – Locais Públicos;
Dia 24/03 – Bairro da Serra - panfletagem;
Dia 25/03 – Ramalhada - panfletagem;
Dia 26/03 – Refúgio e Posses - panfletagem e visita casa a casa;
Dia 27/03 – Refúgio e Posses - panfletagem e visita casa a casa;
Dia 28/03 –Operação Cata Bagulho Refúgio e Posses;
Dia 30/03 – Locais Públicos;
Dia 31/03 – Locais Públicos.
Curtir ·  ·  · 761074

. . . a Dengue na região

--- Ontem a cidade da região serrana, Itapira, foi mencionada no JN da Globo por mais uma morte por Dengue. Também aconteceu a morte de uma menina em Amparo. No Vale do Paraíba são 572 casos em São José dos Campos e no Litoral Norte Caraguatatuba lidera a lista com mais de 300 casos registrados. São 32 mortes no Estado e a "epidemia" é a maior desde 2010. E em Serra Negra como estão as providências para combater a doença preventivamente? Pelo que se sabe nosso Hospital felizmente não tem nenhum caso registrado, mas isso não seria desculpa para a Prefeitura não fazer uma campanha ostensiva de informação à população sobre a doença, seus sinais e sintomas, prevenção e tratamento. Está sendo feita tal campanha??? Pelo que se sabe NÃO!!! A Secretaria de Saúde deveria estar indo em TODAS as escolas, municipais ou não, dar estas informações exaustivamente. Mutirões deveriam estar percorrendo sítios, fazendas, cemitério, a cidade toda. E se algo já está sendo feito, com certeza é muito pouco perto da gravidade do fato. Vão esperar a situação se agravar e começar a morrer gente também em SN? Outra coisa muito importante é a divulgação da real e verdadeira situação da Dengue no município. Você se lembra da absurda nota escrita a mão PROIBINDO informações a respeito da doença na Secretaria da Saúde, que o blog mostrou aqui? Se tal atitude continua, ela precisa acabar pois é obrigação manter a população bem informada, sem necessidade de protocolos, requerimentos ou pedidos escritos para se obter tais informações. Prevenir sempre é melhor que remediar! A população está se virando sozinha pois dificilmente se encontra nos supermercados da cidade os produtos relacionados com tal prevenção.