Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

. . . as respostas do outro candidato

--- As respostas do candidato

Dr. NELSON EDISON DE AZEVEDO


ELEIÇÕES OAB/SP – 147ª SUBSEÇÃO DE SERRA NEGRA/SP

CHAPA Nº 02 – “VADE MECUM”

1 – Por que você se candidatou à presidência da OAB Serra Negra?
– Novamente sou candidato à Presidência da 147ª Subseção da OAB/SP – Serra Negra/SP, por um motivo muito simples: objetivo a complementação e concretização de projetos já em andamento, após a Construção e Entrega parcial do Prédio Próprio da OAB/SP local.

2 – Quem são os demais integrantes de sua chapa?
– A Chapa nº 2 – “Vade Mecum”, é composta pelos seguintes membros:
Presidente: Nelson Edison de Azevedo
Vice-Presidente: João Baptista Amoroso Jr.
Secretário Geral: Luciano Cunha
Secretária Geral Adjunta: Natália Corégio
Tesoureiro: Antonio Guilherme Catanezzi Bacchin

3 – Quais são os seus principais objetivos caso eleito?

– O principal objetivo, para o qual nossa Candidatura pleiteia mais 03 anos na Direção da OAB/SP local, é o término das obras da Casa da Advocacia, inaugurada em março p.p., em cuja área ainda há para término de construção, o andar térreo aos fundos da entrada principal, no qual funcionará: três salas de atendimento para “advogadas e advogados”, uma sala da Diretoria, banheiros masculino e feminino, além de uma ampla área de lazer e confraternização, que servirá, inclusive, para pequenas aulas e palestras, caso o auditório principal esteja ocupado. Dinamização das Comissões de Apoio, com implementação de outras comissões ainda necessárias, visando o aprimoramento da advocacia local, com ênfase na Comissão de Eventos, objetivando uma maior quantidade e diversidade de palestras, e cursos interligados a uma das ESA’s locais.

4 – Quais são os maiores problemas enfrentados hoje pela advocacia serrana?
– A experiência revela que, hoje, a Advocacia em geral enfrenta uma senda de problemas. Em primeiro lugar, pela falta de planejamento do Estado para se dinamizar na área do Direito, cuja máquina se desincumbiu de suas responsabilidades, jogando na OAB uma responsabilidade que não é dela, mas sim do Estado, tais como, os custos para ingresso de uma demanda judicial, que se sabe, no Estado de São Paulo, é um dos maiores da Federação; a ausência de política pública eficaz para aperfeiçoamento da Justiça Gratuita; a baixa remuneração às advogadas e advogados que trabalham pelo Convênio de Assistência Judiciária Gratuita; a necessidade de Cursos de Aperfeiçoamento, mormente os voltados à inclusão digital, que hoje se tornou um dos “fantasmas” da Advocacia, especialmente pelos profissionais de vanguarda;

5 – Qual a diferença de seu plano de gestão para o que foi feito até hoje?
– Não existe diferença de plano de gestão do que foi feito até hoje, pois, às advogadas e advogados, precisam e merecem cada vez mais a proteção e empenho da Diretoria da Subseção em busca de melhores condições de trabalho e facilidades no desempenho ao múnus que lhe é atribuído em defesa de seu constituinte, ainda, fazer com que sejam protegidos os direitos dos jurisdicionados em busca da Justiça sem o valor das custas tão exorbitantes quanto é hoje. A única diferença é que estamos em luta há muitos anos, e com certeza continuaremos a lutar. 


--- O Blog-Comentando agradece aos dois advogados serranos candidatos, pela recepção democrática com que atenderam ao nosso convite.

. . . e cumprindo o anunciado

--- Conforme o anunciado e prometido o Blog-Comentando divulga hoje as entrevistas com os dois candidatos à Presidência da OAB Serrana, com eleição no próximo dia 18. Adotando como critério a ordem alfabética do primeiro nome do entrevistado, primeiro a entrevista com o 
                            Dr. LEANDRO  TOMAZI :


Caro Lauro Corrêa,
            Primeiramente agradeço imensamente o interesse em discutir questões sociais de nossa cidade, como a Eleição da OAB, em especial o pensamento de cada uma das chapas concorrentes. Desta forma, nos termos do Provimento 146/11 da OAB, que rege as eleições, peço que somente torne público a entrevista abaixo concedida junto a seu Blog no momento em que o fizerem ambas as chapas, para assegurar a igualdade de propaganda.
Atenciosamente,
Leandro Affonso Tomazi
Chapa 01 – “União, Renovação e Trabalho”

1 – Por que você se candidatou à presidência da OAB Serra Negra?
A formação de uma chapa para a disputa da 147° Subseção da OAB não é um ato isolado, e sim a consolidação por vários colegas do pensamento de que a OAB pode oferecer mais aos advogados do que vinha sendo feito até hoje. Nosso principal desejo é de mudança. Lutamos para que os advogados tenham uma maior união em torno da OAB, e que esta possa fazer a diferença em sua atuação, buscamos que todos deem as mãos para gerir essa instituição que é um patrimônio de todos os advogados de Serra Negra. E claro, nosso sentimento é o de mudança, de renovação. Acreditamos que toda e qualquer instituição, associação, ou órgão de classe precisa oxigenar, alternar sua gerência administrativa. Não é saudável para qualquer grupo a manutenção do poder por tanto tempo. Assim renovar é preciso, pois precisamos trazer o advogado para esta nova era de advocacia, e só alcançaremos isso com muito trabalho.

2 – Quem são os demais integrantes de sua chapa?
Buscamos a formação de uma chapa jovem, experiente e principalmente unida. Priorizamos a integração de advogados que atuam no dia-a-dia da advocacia em Serra Negra, pois acreditamos que somente podemos gerir nossa ordem, quando sabemos como é efetivamente advogar, com seus ônus e bônus. Assim, o grupo optou por uma chapa de formadores de opinião, advogados experientes, alguns pós-graduados, pessoas que se prestam a dispor de seu tempo e experiência profissional para trabalhar pela união e renovação de nossa classe. Isso fez com que a chapa se formasse com Dra. Cintia Aparecida Neves Negro – Vice Presidente; Dr. Rafael Luiz Siloto Guizo – Secretário Geral; Dra. Joseane Barros Cardoso – Secretária-Adjunta e Dra. Viviane Baldini Catezani – Tesoureira, todos atuantes, radicados e conhecidos em nossa comarca por sua atuação ética e profissional.

3 – Quais são os seus principais objetivos caso eleito?
Trabalhamos com objetivos concretos para os advogados e também para a sociedade de Serra Negra. Na verdade nosso plano hoje se constitui de mais de 15 itens, já conhecidos por todos os membros da classe, que buscam renovação do papel institucional e social da OAB. Citamos porém, alguns temas principais deste projeto, como: Implantação do núcleo da Escola Superior da Advocacia, com a instituição de cursos regulares de reciclagem, atualização e especialização;  Realização de reuniões trimestrais com todos os Advogados no intuito de aproximar a diretoria do dia-a-dia profissional, trazendo transparência e democracia às decisões e posicionamentos da OAB; Implantação do projeto “OAB vai à escola”, levando cidadania e conhecimento legal aos nossos munícipes e estudantes; Implementação de uma Central de Auxílio e Monitoramento de peticionamento eletrônico, processo digital adaptação ao novo CPC; Publicação periódica da prestação de contas da subseção; Por fim a implementação e renovação das seguintes comissões de trabalho e serviços da OAB que encontram-se em inoperância.

4 – Quais são os maiores problemas enfrentados hoje pela advocacia serrana?
Acreditamos que a maior dificuldade hoje da advocacia em Serra Negra esteja na adaptação para com o Processo Digital, implementado efetivamente em Agosto/2015 na comarca; e com as mudanças legais trazidas pelo novo Código de Processo Civil. Essas duas vertentes se combatem com atualização e estudo. A OAB tem obrigação de dar um suporte efetivo aos advogados, especialmente aos que mantém mais dificuldade em lidar com os avanços da informática. Devemos nos adaptar a essa realidade, porém sempre, cobrando do poder público a estrutura mínima básica para esta atuação. Mais do que simplesmente termos palestras ou seminários de atualização, precisamos de uma central efetiva para dar suporte a esse colega que precisa de auxílio. Temos um posicionamento de que o Estado não pode se eximir de oferecer condições para o andamento dos processos judiciais. Citamos também a necessidade de um bom relacionamento entre as instituições e poderes públicos. Lutamos para que a convivência seja cordial, salutar, porém, que o advogado seja respeitado de suas prerrogativas como lhe assegura lei.

5 – Qual a diferença de seu plano de gestão para o que foi feito até hoje?
Nosso plano de gestão tem uma visão para o futuro da advocacia, e achamos a que a OAB pode mais. Montamos não um projeto para assumir o poder da OAB, mas sim um projeto de gerência para trazer mais efetividade as atividades da OAB. Assim, colocamos objetivos concretos para o que queremos para nossa subseção. Buscamos com este plano a união dos advogados, retomar seu orgulho pela advocacia e aproximá-lo da ordem. Buscamos também fazer com que a OAB encontre seu papel de agente social, colocando-se a disposição da população como instrumento de busca para o conhecimento e a justiça social, para efetivamente representar, com dignidade a classe da advocacia perante os órgãos públicos e poderes constituídos, especialmente lutando pelas prerrogativas dos advogados e fazendo valer seu papel de agente indispensável na administração da justiça, como assegura o Art. 133 de nossa Constituição Federal. Em suma nosso grupo não se apresenta por se apresentar, mas sim, se apresenta com um projeto concreto de união, renovação e trabalho, para retomar ao advogado o orgulho de ser advogado e de fazer da OAB efetivamente a sua casa.

. . . os dois pontos polêmicos da sessão de ontem

--- Não estou mais (por enquanto) dando pitacos ao vivo durante as sessões de Câmara, mas assisto on line sempre que possível, porque gosto e sempre foi assim em todas as legislaturas. Antes da internet costumava dizer que se morasse em SN não perderia nenhuma sessão. Ontem aconteceu mais uma delas, que depois de um bom tempo voltou a ter discussões e debates entre os edis, apesar de ser uma sessão (mais uma) a princípio, só para fazer homenagens. Na sessão anterior o Presidente Danilo disse, indiretamente, que eu gosto de ver o circo pegar fogo. Vejam bem que foi o próprio presidente que usou o termo CIRCO. E ontem quase que o circo pega fogo mesmo. Vamos ver se entendi mais ou menos o que aconteceu.

* Primeiro bate-boca foi em relação a um requerimento do Nei pedindo informações urgentes ao CONISCA numa série enorme de perguntas e documentações, pois parece que pode estar havendo irregularidades neste órgão que congrega 5 municípios da região na área da saúde, abrangendo cerca de 100 mil pessoas. Uma espécie de consórcio intermunicipal, em que apenas as cidades de Serra Negra e Socorro estão rigorosamente em dia com suas prestações. Nei e seus pares da situação queriam respostas imediatas devido a gravidade da questão, dizendo que não há mais tempo a perder. Marquezini em nome da oposição defendeu o ponto de vista que, devido a quantidade de respostas a serem dadas, deveria ser dado prazo maior para isso, tipo 30 dias. E o Nei disse que isso é só porque o Marquezini é amigo pessoal do prefeito de Monte Alegre... Foi mais de uma hora de debate, às vezes com acusações mútuas entre o Marquezini e o Demétrius, além de bate-boca acirrado entre o Roberto e o Eduardo. E isso depois da sessão ter sido suspensa por cerca de meia hora para reformulação do texto. Conclusão, na votação houve empate e o voto de minerva do presidente, que é situação, deu ganho de causa ao seu grupo. Ficou nítido que ambos os grupos já vieram de casa com seus votos combinados, fechando a questão. Acho que esse assunto ainda precisa ser melhor explicado, de maneira clara e resumida, para a população.

* O outro ponto polêmico foi a apresentação de fotos no telão feita pelo Toco mostrando basicamente que o comerciante Paulo Gianini, possível candidato a vereador pela situação, amigo pessoal do prefeito e do vice, apareceu como "impostor e papagaio de pirata", como foi chamado várias vezes pelo Toco e pelo Marquezini, trabalhando no rodeio pela ONG Reviver, como demonstram as fotos exibidas e como disse o Pedro Giovany em seu twitter.
  1. Pedro GiovanyGostei de ver o Paulinho Gianini ajudando a ONG REVIVER ontem, durante a arrecadação de doações em dinheiro para o Hospital.
 Lembrou o Toco que o Juiz de Direito da cidade PROIBIU qualquer forma de política partidária nesta ONG. Conclusão: ou esta ONG sai prejudicada e arranhada com a atitude do Paulo Gianini se ele sair como candidato no ano que vem OU ele assina um documento já afirmando que não será candidato a nenhum cargo eletivo, limpando a barra da ONG. Isso pode queimar a possível candidatura do nome preferido do Vice Felipe (candidato em potencial a prefeito), segundo foi dito ontem. Jogadas e artimanhas políticas... 

* O resto da sessão foi água com açúcar.