Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

. . . a sessão de hoje

 --- Nunca conseguem ser pontuais... 19:45 h e está aquele papo no plenário... 
--- 19:48 h - Começou... e já foi interrompida por 20 minutos... para que situação e oposição se reúnam para discutirem o orçamento 2.015... Será que não dava pra se reunirem antes???

* Pelo que estou informado existem 5 ou 6 emendas bombásticas da oposição no orçamento, que foram protocoladas às 16 horas, isto é, em cima da horas, para não haver tempo hábil do prefeito retirar o projeto. Deve ser isso que está causando essa reunião.

* Tempo esgotado... E o plenário totalmente vazio ainda...

* Estão voltando aos poucos quase 40 minutos depois... Mas por que já não fala de cara que haverá um intervalo de uma hora???

* Agora a reunião está sendo só do G6...  Será que vão afinar?

* 20:33 h. Retornaram e recomeçou com o presidente pedindo desculpas pela demora. É sempre assim.

* Todos os edis presentes. Leitura da ata anterior que eu nunca vi não ser aprovada por unanimidade...

* Leitura das respostas do Executivo aos requerimentos solicitando informações. Valeu André ao chamar atenção que um dos requerimentos não estava adequadamente respondido. Por isso senhores edis é que é importante prestar atenção na leitura da secretária, sem papos paralelos.

* Indicações, etc...

Pequeno Expediente: 
* Eduardo com a palavra recriminando a falta de atendimento no PS do Hospital a uma criança com febre. Como se explica isso??? Com repúdio justificado dos edis Marquezini e André.

* Roberto lamentando o ocorrido e continua a criticar a forma como os requerimentos são respondidos pela Prefeitura...

--- Houve breve interrupção na transmissão e voltou na leitura dos requerimentos.

* A fim de evitar que a Câmara não interfira muito na conduta do Executivo porque agora a situação é minoria, o prefeito lançou mão da manobra de ter o poder de manipular por decreto até 20% do orçamento sem autorização da Câmara, enquanto nas outras cidades é no máximo de 10 a 12%. E é claro que os edis da situação não querem abrir mão disso. Coisas de Bimbo... Vamos ver no que vai dar.

* Marquezini defendendo sua tese sobre o desenvolvimento de empresas e indústrias para aumentar o número de empregos na cidade, que foi o motivo de seu vídeo da semana, sobre o LOTEAMENTO INDUSTRIAL e sua viabilização.

* Requerimento do Toco sobre faltas  abonadas para funcionários da área da saúde. Equivocadamente a Rita disse que isso já existe, mas é na área da educação. Este abono foi na realidade uma promessa de campanha do vice-prefeito. Então que se cumpra. Excelente aparte do André, sem entrar no mérito dos funcionários e com a devida veemência diz com muita propriedade que não é justo um candidato em campanha fazer promessas com o dinheiro público, dizendo que isso É UMA VERGONHA. Todos os funcionários merecem isso, mas não através de promessa de campanha. Marquezini diz que o vice-prefeito está sem moral nenhuma para qualquer coisa!!! E lembra que a Prefeitura prestigia muito a educação e se esquece dos demais setores. Todos os funcionários merecem ser tratados iguais em tudo.

* Requerimento do Toco querendo que seja chamada auxiliar atendente de dentista que está sendo necessário e o Roberto lembra com toda razão, todos os casos em que há concursos públicos e quem passa não é chamado e diz que isso também É UMA VERGONHA.

--- Essa é uma reclamação antiga aqui no blog, ou seja, aprovados em concursos da Prefeitura e não são chamados, contratam pessoal fora do concurso e abre novo concurso para as mesmas áreas. Problema muito antigo e um verdadeiro absurdo!!!

Ordem do Dia:
1) Orçamento 2.015 (é agora...). Aguardemos as emendas da oposição. Será que vão afinar aprovando os 20%? Ficará em 10% ou bate-se o martelo no meio e aprovam em 15%? Esperemos.

* André outra vez recriminando erros em projetos de lei. Isso já está virando novela. Será que o prefeito e quem de sua equipe cuida disse não sabe ler e escrever? Ou é total incompetência do prefeito e sua equipe ou é feito de propósito pra irritar mesmo a oposição e isso se não for ordem de sapo de fora. Já deu flor isso aí!!!

 * O orçamento foi aprovado por unanimidade e agora as emendas em número de 6. A pedido da situação a sessão está suspensa por 10 minutos porque só agora as emendas chegaram em mãos dos vereadores da situação. Será mesmo??? 

* Voltaram... para as emendas.

1ª) Correção do ano de 2.014 para 2.015 (erro básico e puro relaxo de quem redigiu). Aprovado por unanimidade.

2ª) Em relação ao turismo, emenda essa já apresentada no ano passado e foi rejeitada. O CONTUR possui o FUNTUR (Fundo de Turismo). A Secretaria de Turismo tem uma verba de 2 milhões e 520 mil reais. Disso 10% vai para o CONTUR e essa emenda direciona da verba do CONTUR, 10% para o FUNTUR (25 mil reais). Aprovado por unanimidade.

3ª) Foi aprovada por maioria de votos. Vereadores da situação votaram contra = 5 a 5 com voto favorável do presidente. Essa é mais complicada de entender. O limite de gastos do prefeito por decreto inclui todos os incisos especificados, como excesso de arrecadação, verba suplementar, etc. Portanto, ele vai ter que fazer contas em cada gasto por decreto que queira lançar mão para não superar o permitindo. Sofreu arroxo de despesa. Mais ou menos isso.

4ª) Mais um erro de redação. Emenda corretiva de data. Absurdo.

5ª) Remaneja verbas, melhorando situação de algumas secretarias que são pouco remuneradas (dentre elas a de esportes) como incentivo, sem que estas secretarias pouco gratificadas não sofram alterações negativas durante o ano. Aprovado por maioria de votos com voto de minerva favorável do presidente. Eduardo que é defensor do esporte, votou CONTRA.

6º) Essa é aquela que o prefeito age por decreto e quer 20% pra isso, ou seja, 18 milhões para as manobras do prefeito. A emenda reduz pra 15% que assim mesmo ainda está acima das cidades da região. Claro que a votação vai ser a mesma. A turma do amém contra, a oposição a favor e o voto favorável do presidente. Querem ver? NÃO DEU OUTRA!!! Há mais de 20 anos não havia tal redução na autonomia do prefeito. 

    VITÓRIA  ESTRONDOSA  DA  OPOSIÇÃO
                        V I V A     O     G6

2) Projeto de resolução da mesa para aprovar a viagem a Brasília esta semana dos Vereadores Roberto e Marquezini em busca de recursos junto a deputados. Aprovado por unanimidade.

* Como de praxe, antes do encerramento, o Presidente Toco ocupa a tribuna. Dentre outras coisas se refere sobre notícia no jornal local. Critica o Secretário de Turismo que fala da programação já do carnaval e se esquece das festividades de fim de ano, decoração natalina, etc. Muito bem lembrado Toco.

--- 23:38 horas. Sessão encerrada. Transmissão ao vivo excelente. Obrigado e parabéns!

. . . que a Dilma está fazendo escola

--- Guardadas as devidas proporções, da mesma maneira que a Dilma está monopolizando o poder em suas mãos, querendo ficar totalmente independente de decisões que não sejam somente as suas, o mesmo parece estar acontecendo no Executivo municipal. Um passarinho me contou que o Executivo elaborou um orçamento prevendo possíveis dificuldades em sua passagem pela Câmara, tentando manobras para que ele não tivesse que passar pela Câmara (seria isso possível?), por ser hoje a oposição maior que a situação. Vamos aguardar o comportamento da atual oposição no estudo e fiscalização do orçamento 2.015. Chega de farra do boi... Será que era esse o rodeio anunciado para a segunda quinzena de novembro?...
              
                                          ****** E DÁ-LHE  G6 ******

. . . que hoje é noite de sessão

 --- Hoje acontecerá uma das sessões mais importantes do ano, senão a mais importante, pois será discutido e votado em 1ª votação o orçamento do município para 2.015. É de suma importância o munícipe estar presente na sessão ou, pelo menos, acompanhá-la da maneira que melhor lhe aprouver.

RECEITA  BRUTA      =  R$95.991.713,58
RECEITA  LÍQUIDA  =  R$89.262.973,58

Nota-se que dinheiro não falta!!! O que falta então???