Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de novembro de 2016

. . . as festividades do Centenário



--- O Blog-Comentando parabeniza o Pe. Sidney pelas suas últimas realizações. No último domingo pela bonita missa cantada na Matriz na 1ª Eucaristia de muitas crianças, entre elas minha neta. Pelas festividades comemorativas do Centenário de nossa majestosa Matriz e agora também pela iniciativa da significativa placa marcando para a posteridade este evento, da mesma forma como aconteceu com placa semelhante há muitas décadas afixada logo na entrada da Igreja, comemorativa do Centenário da Capela Curada. As fotos mostram as placas e os locais em que foram instaladas.


 

. . . o dia de amanhã

                             *****DIA DOS MORTOS*****

                                  RESPEITO AO CEMITÉRIO

         Toda cidade possui um cemitério. Cada um com seu formato, sua topografia, seu tamanho, sua história. Porém, numa coisa todos eles se igualam. É o local mais tranquilo, mais calmo, mais sereno e principalmente, mais autêntico que existe e não há lugar melhor para a meditação. Lá estão todos os protagonistas dos antepassados de uma localidade. Cada foto, cada nome, cada data teve sua vida, sua história, seu cotidiano, suas alegrias, suas tristezas, seus problemas. Amaram e foram amados. Uns foram fortes políticos brigando pelo poder. Outros, cidadãos da sociedade. As mocinhas perfumadas, as senhoras respeitadas, o grande com seu rico mausoléo, o pobre diretamente na terra sem ao menos com a numeração de sua última morada, os nossos entes mais queridos, todos, terminam e terminarão ali. Materialmente restaram a foto, o nome, a data. Espiritualmente, a nossa lembrança pelo que cada um foi e fez.
          Por isso tudo, um cemitério deve ser visitado com muito respeito.
         Amanhã o calendário aponta o dia dedicado aos mortos --- Dia de Finados. Quase toda a população estará lá reverenciando seus mortos. Túmulos serão lavados, lustrados, floridos. Muitos que no ano passado prestavam esta homenagem, este ano estarão sendo homenageados.
         Não são todos que estão preparados para visitar o cemitério. Isso mesmo.  Faz-se necessário uma preparação, uma afinidade, um objetivo. Dia de Finados no cemitério não é hora e local para papos alegres entre compadres e comadres que há tempos não se vêem. Não é local para namoros, amassos e paqueras. Tampouco é local para detalhar negócios ou se fazer comércio.
          Muitos não gostam de ir ao cemitério sob a alegação de que tal homenagem pode ser prestada em casa, pois no cemitério estão apenas os restos mortais, sem mais significado algum. É uma opinião que deve ser respeitada. O que não deve ser admitido é que a pessoa deixe de ir ao cemitério por medo. Se aquele que morreu não aparece para você no meio da rua, não irá aparecer no cemitério. Acredito em tal encontro somente após a morte e não no aparecimento do morto ao que ainda vive, nem sob a forma de reencarnação, pois a vida e a morte não permitem exame de segunda época! Incrível, ignorância, burrice ou bestialidade mesmo, é alguém desrespeitar o cemitério, às vezes profanando túmulos, a fim de fazer macumba com o objetivo de causar o mal a outros ou até mesmo para roubar!!!
            O médico norte-americano Dr. Raymond A. Moody Jr. em seu livro "Vida depois da vida", relata uma coletânea de depoimentos de pessoas que por um motivo ou outro foram declaradas como mortas e que voltaram a viver. São relatos fantásticos que acabam de vez com o medo que muitos sentem da morte. A passagem, a transição é tão boa, calma e maravilhosa que não há a mínima vontade de voltar. Dentre muitas coisas relatadas, há uma espécie de "Comissão de Recepção" de amigos ou entes queridos que partiram antes. Isso não tem nada de espiritismo e não fere em nada nenhum preceito religioso. São relatos verdadeiros e perfeitamente concebíveis.
              Só quem viveu ou vive a dor de uma saudade pela perda de um ente querido é que sabe o que tudo isso representa. E foi no auge desta dor que passei para a perenidade do bronze, a homenagem que renovo a cada dia e que está imortalizada no túmulo de minha mãezinha querida :



Cemitério --- jardim santo, jardim do amor, da paz, do respeito, da veneração.
Finados --- dia sagrado do silêncio, da meditação, da lágrima.

. . . o cúmulo da impunidade local

--- Hoje está fazendo exatamente 1 (HUM) ANO que escrevi o tópico abaixo. NADA MUDOU, NADA SE ESCLARECEU  E  O  PREFEITO  BIMBO  NADA  FEZ :


domingo, 1 de novembro de 2015

. . . que a peteca não pode cair

--- No caso da gaveta, é de fácil compreensão de que quando se tem conhecimento da ocorrência de uma infração penal, qualquer pessoa do povo poderá comunicá-la à autoridade policial, que verificando a procedência das informações, mandará instaurar o respectivo inquérito. Também é de mediano conhecimento que se essa infração ocorreu nas dependências de um prédio público, os responsáveis pela repartição deverão comunicar a ocorrência ao seu superior, que deverá instaurar procedimento administrativo visando apurar os fatos. Assim, espera-se que o caso seja averiguado tanto na esfera administrativa quanto policial, com o objetivo de identificar os responsáveis pelo arrombamento da gaveta, conforme versão relatada pelo Dr. Atílio, que como se sabe é o procurador jurídico da Prefeitura Municipal de Serra Negra. Em nome de sua propalada HONESTIDADE Prefeito Bimbo, esclareça por favor este caso para a sua população, para o seu eleitorado que confiou em seu nome HONESTO ou então retire de seu currículo esta que sempre foi sua qualidade maior. Vamos continuar cobrando aqui e no facebook, em nome da verdade, da honestidade e da justiça, sem pizza, sem jogar a sujeira embaixo do tapete e sem deixar a peteca cair!!! Se existe BANDIDO (para usar a expressão que você sempre gostou de usar) dentro de sua (da nossa) Prefeitura, ele precisa ser desmascarado, denunciado, execrado e punido, seja quem for e doa em quem doer!

. . . o dia de hoje


--- Dia da Padroeira de Serra Negra N. Sra. do ROSÁRIO, feriado municipal.


--- Hoje também é Dia de Todos os Santos, portanto, Dia dos Homens (rs...).