Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de julho de 2015

. . . que SN está com novo Secretário de Turismo

--- Serra Negra está desde a semana passada com seu novo Secretário de Turismo, que é o jovem EDSON RODRIGO. Há um tempo conversei com ele quando ainda era o gestor do Consórcio de Turismo do Circuito das Águas e pude sentir o seu potencial no setor. Se o deixarem trabalhar em paz, sem aquelas interferências negativas por parte de quem não é do ramo e não começarem com economia que sempre é a base da porcaria, como diz o ditado popular, então acho que a escolha foi correta e tem tudo para dar certo. O Blog-Comentando está ao seu inteiro dispor sempre que quiser fazer uso dele.

. . . o dia de hoje

--- Dia 14 de Julho. Em Serra Negra há uma rua com essa data em seu nome. Queda da Bastilha e fim da Revolução Francesa, que teve influência na Proclamação da República Brasileira, exatos 100 anos depois.

História da queda da Bastilha durante a Revolução Francesa

 A Bastilha era uma fortaleza situada em Paris, capital da França. Começou a ser construída no ano de 1370, durante o reinado de Carlos V. Foi concluída, doze anos depois, em 1382.

No século XV, foi transformada pela monarquia francesa numa prisão de Estado, ou seja, um local onde eram presos aqueles que discordavam ou representavam uma ameaça ao poder absolutista dos reis. 
Tornou-se um símbolo do absolutismo francês, sendo que vários intelectuais e políticos foram presos em seus cárceres. Entre os prisioneiros mais famosos, podemos citar: Bassompierre, Foucquet, o homem da máscara de ferro, duque de O’rleans, Voltaire, Latude entre outros.
Durante a Revolução Francesa (1789) foi atacada e tomada pelos revolucionários, em 14 de julho. Os presos políticos foram libertados. A Queda da Bastilha tornou-se um marco e símbolo da queda da monarquia francesa. Inclusive, o 14 de julho foi escolhido pelos franceses como feriado nacional e data de celebração da Revolução Francesa.

--- O bonito Hino da França "La Marseillaise" na voz da grande Edith Piaf (a voz feminina da França) :