Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

. . . a comemoração da Grande Imagem

O Cristo Redentor comemora 65 anos!  As celebrações para comemorar a data de construção do monumento acontecerá neste sábado, 30 de setembro, às 10hs, com apresentações do coral da Igreja Nossa Senhora do Rosário e do Concerto da Corporação Musical Lira de Serra Negra. 

Encravado no Pico do Fonseca, o Cristo Redentor está elevado a 17 metros de altura e é considerado um lugar de peregrinação para fiéis e turistas que a cada ano chegam para ver a estátua, cuja visita pode ser feita pela estrada de rodagem ou pelas cadeirinhas do teleférico.

Segundo o historiador Alcebíades Félix e o jornalista Odilon Souza Lemos, ambos in memorian, a ideia da construção desse monumento nasceu numa reunião do extinto Moto Clube de Serra Negra, através de seu presidente Joaquim da Silva Lima. Contudo, mediante as dificuldades financeiras, o Prefeito da época José Pedro Salomão, rotariano, enviou o projeto para ser votado em plenário na Câmara Municipal de Serra Negra.  

No recente relato do Rotariano Oswaldo Saragiotto, fundador do Rotary Club de Serra Negra ,hoje com 97 anos de idade, vereador da época  juntamente com o colega Joaquim da Silva Lima, autores do projeto de Lei, ficaram sabendo  por companheiros rotarianos de Campinas, que a empresa Papais localizada  em Campinas, tinha confeccionado um cristo para a cidade de São José do Rio Pardo, e estava pronto para ser vendido , contendo 92 peças montáveis, pelo preço de CR$ 40.000 (quarenta mil cruzeiros).

Assim, Antônio Barbosa Pinto da Fonseca, também rotariano, secretário de Governo no período, sugeriu que fosse estabelecida a criação de taxa de turismo e hospedagem, a ser cobrada por hóspedes dos hotéis locais, sobre as notas fiscais de despesas feitas, para com ela juntar os fundos necessários para a construção da imagem do Cristo Redentor. 

O contrato para execução da obra, pela empresa Otaviano Papais, foi assinado em 15 de julho de 1950. A inauguração do monumento aconteceu no dia 6 de julho de 1952, com Missa Campal celebrada pelo Bispo Diocesano de Campinas, D. Paulo Tarso Campos, com a presença do Padre João Batista Lavello, o Cônego Olavo Barra, o prefeito de Serra Negra na época Luiz Barra, o Juiz de Direito Dr. Edesio Pestana Franco, o médico Dr. Jovino Silveira, Joaquim de Moraes Junior, deputado Amadeu Narciso Pieroni, vereadores, todos os rotarianos e um grande público. 

O valor da obra foi cerca de CR$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil cruzeiros),  custeado inteiramente pela taxa de turismo de hospedagem. As peças que formam o conjunto da imagem do Cristo Redentor são em número de 92, tendo sido consumidas na construção cerca de 80 toneladas de concreto armado. Toda revestida de massa fosforescente, a imagem, sob a luz dos refletores, torna-se um espetáculo à noite, podendo ser vista a longa distância de todos os lados.

O atual Prefeito  e seu vice, sentem-se privilegiados por celebrarem os 65 anos do monumento. “Vocês terão a oportunidade de homenagear àquele que , desde 1952,recebe a todos de braços abertos em Serra Negra”, ressaltou o Chefe do Executivo.   


* Assim o Prefeito Sidney Ferraresso cumpre sua promessa a mim feita que comemoraria os 65 anos de inauguração da Grande Imagem. O Prefeito Bimbo se esqueceu de comemorar os 60 anos em 2.012. A última comemoração foi a festa dos 50 anos em 2.002 realizada pelo Prefeito Paulo Scachetti, cujo Mestre de Cerimônias fui eu, no maior show pirotécnico que assisti em Serra Negra.

* Ambas as fotos deste tópico fui eu que bati em épocas  e em horários do dia diferentes.

. . . outra vez um drama no setor da Educação

--- Chegou por e-mail agora à noite, assinado e identificado:

"Boa noite Dr. Lauro, eu sou uma mãe do Parque, não divulgue meu nome por favor, tenho medo do que possa acontecer com minha filha na segunda-feira depois desta semana.
Dr. Lauro, o que está acontecendo nesta Educação? Estou assustada com as injustiças que estão acontecendo principalmente com as funcionárias, minha filha estuda no Parque desde pequena e quando chego ontem na sua salinha fui informada que a tia Sônia não vai mais estar na sala porque ela foi transferida porque a diretora não quis mais ela na escola. Como assim ?
Minha filha ama tia Sônia, conhece ela desde pequena, vamos na mesma igreja, como podem pegar tanto no pé dela desse jeito? Uma mulher sofrida com a vida, uma ótima funcionária. Por que fazer isso com ela?
Quem tinha que sair é essa diretora chata sem educação que não tem um pingo de coração, que vive inventando coisas da tia Sônia .
O povo da Educação funcionárias boas vocês não dão valor né? Faça o favor, tratem de pôr a tia Sônia de volta viu! Essa diretora não pensa no bem estar das nossas crianças que se acostumam com as tias. 
Meu Jesus o Senhor está vendo tudo isso, que a justiça de Deus chegue logo. Tia Sônia amamos você. 
Obrigada Dr. Lauro."

* Primeiro quero agradecer a confiança desta mãe acreditando neste blog. Segundo quero dizer que não sei quem é essa diretora referida, mas o espaço está aberto a ela ou a quem de direito que queira fazer uso dele.

. . . a previsão para sábado

 --- Pelo Jornal da Band :












--- Pelo Jornal Nacional :



. . . um telefonema importante

--- Hoje à tarde recebi gentil telefonema do Sr. Leandro Borella proprietário das empresas Borella Turismo e Serra Negra Turismo que têm contratos com a Prefeitura de SN neste serviço de transportes de pacientes ao qual blog se referiu sobre o acidente desta semana. Tomou a iniciativa depois de colher referências a respeito do blog e de seu responsável e só obteve elogiosas referências às quais agradeço. Pareceu-me se tratar de uma pessoa do bem, idônea e de muita responsabilidade. Justificou o ocorrido dizendo que o dito cujo motorista já foi afastado de suas funções, mesmo porque já havia recebido outras reclamações do mesmo. Quanto à dificuldade de mudanças de marcha no veículo disse que tal dificuldade era por problema físico do próprio motorista e não do veículo, pois todos eles são revisados periodicamente com rigorosa fiscalização de manutenção. Assim sendo, a falha foi exclusivamente humana e não mecânica. Acredito que foi uma fatalidade pontual.

. . . que o leitor estraçalhou os fariseus do sec. 21 (*)

Em linguagem popular se diz que em “boca fechada não entra mosquito”. Ou “o peixe morre pela boca”. Por estas e mil outras razões “medíocres” nunca passam no teste de ídolos, heróis, líderes com capacidade de comando, de controle de massas, de homens sábios com poder de sedução e aptos a ter centenas dando até mesmo a “sua vida” por eles. Quem diz que carpia café, ou que seu pai lhe ensinou a trabalhar duro, não entende que todos na sociedade fazem ou fizeram o mesmo e está praticamente chamando o resto da sociedade literalmente de “vagabundos”. Quem diz que seu patrão, o contribuinte é “parasita” e recebe $4.700,00 por mês para fazer certo trabalho (leis) e não faz este sim é um parasita pendurado nas costas de seus eleitores patrões. Quem chama seu patrão de “paraquedista”, está na verdade tentando intimidar o mesmo e construindo uma parede de granito entre ele que tem QI baixíssimo e outro que sem dúvida tem QI superior. Eles têm medo, muito medo de pessoas mais inteligentes. Eu não sou na verdade melhor que ninguém, nem mais trabalhador, nem mais inteligente e tampouco já chamei qualquer pessoa de “parasita paraquedista”. O que eu tenho tentado fazer aqui é desmascarar “fariseus” do século 21 como Lula e os da Câmara de Serra Negra. Fariseus procuram o local onde a corda é mais fraca e pode arrebentar, e esta corda na Câmara é representada pelo Leandro. Eles se esquecem de que o Leandro tem suas centenas de eleitores para emendar a corda outra vez e até mesmo substituir esta com um cabo de aço que não pode ser quebrado facilmente. Desta vez serão centenas de serranos puxando o cabo de aço de um lado e alguns vereadores do outro. Vamos ver quem ganha essa. Edison...

(*) Destacando em tópico o comentário feito no penúltimo tópico.

. . . que é de se pensar na justiça imparcial em primeiro lugar

--- Esta noite fiquei a murmurar com meus botões... Com que direito moral alguém na Câmara pode impedir que durante 90 dias (3 meses) os munícipes-eleitores do Leandro Pinheiro, da oposição, fiquem sem representação no Legislativo? Afinal os senhores edis não dizem sempre que representam os seus eleitores? Pode isso Arnaldo? Principalmente e especificamente neste caso em que há notória e declarada perseguição e injustiça a ponto do mais sensato colega de bancada qualificar como severo demais tal "julgamento" e até injusta tal punição. Vide antecedentes senhores, de quantas vezes o Leandro foi agredido e provocado verbalmente nas sessões públicas que antecederam tal julgamento e depois, incitado por um presidente que também participou  das mesmas agressões ao Leandro, é julgado por uma "Comissão" integrada somente por 3 elementos da situação contra um oposicionista, sendo 2 novatos sem qualquer experiência, presididos por um vereador declaradamente do lado situacionista já em seu segundo mandato. Tal "julgamento" é altamente suspeito levando-se tudo isso em consideração. Tem que ser revisto, até pela própria Justiça Eleitoral se for o caso ou pelo Judiciário local. A JUSTIÇA IMPARCIAL TEM QUE PREVALECER EM PRIMEIRO LUGAR!!! Os eleitores do Leandro Pinheiro não podem e não devem aceitar isso pacificamente e não podem se calar por não estarem sendo representados por tanto tempo e injustamente!