Total de visualizações de página

sábado, 15 de agosto de 2020

. . . as dúvidas e as certezas do cidadão Edison

 Candidato a vereador em Serra Negra sem salário

 
Estive no cartório eleitoral esta semana e fiquei assombrado com os fatos.
Minhas primeiras perguntas foram: Quais são as regras e requerimentos para me candidatar a um cargo público nesta cidade? Existe alguma brochura ou panfleto orientando sobre o que fazer? Posso me candidatar sem estar amarrado pelo pescoço a algum partido? A resposta veio a seguir. "O chefe não está e você precisa voltar aqui outro dia que ele esteja aqui. Não era hora de almoço e era um dia normal de trabalho". Deduzo então que o objetivo de tudo era pedir a bênção ao chefão da política na cidade. Onde estaria o chefão então se seu lugar hora e compromisso público era dentro do cartório? Não posso acreditar que no processo de me candidatar eu tenha obrigatoriamente que ser visto examinado e aprovado por um testa de ferro do governo. Sempre pensei que havia leis que regulam estes procedimentos e que estas leis são legais e constitucionais. Pensei também que todos os brasileiros tivessem os mesmos direitos. Por que cargas d’água eu tenho que me sujeitar às regras e regulamentos de um partido qualquer que a meu ver não representam os anseios da população???  Ficou claro que candidatura a um cargo público é concedida de acordo com a cara do freguês. As leis são feitas em função do candidato. Candidato manipulável recebe aprovação imediata, outros mais íntegros observadores que pedem para ver as leis que regulam o tema ficam na espera.
Pode um candidato ser aprovado (candidato a vereador) se não tiver diploma superior ou se não estiver qualificado para exercer a função. Quem dirige bicicleta não pode pilotar avião, ou carpidor de café não pode ser vereador. Que lei ou direito tem um político eleito de contratar outras pessoas no mundo privado para fazer seu trabalho e intimar o seu patrão (nós mesmos), pagar o salário deste que sempre é muito maior que o nosso e até mesmo maior que seu próprio super-salário de vereador de $17.050,00 por mês. 19 inúteis consomem $2.250.000,00 do nosso suor e nem sequer sabem o que sejam leis, constituição, igualdade, direitos iguais. Acham que funcionários têm mais direito adquiridos (direito adquirido, que diabo e isso?) aonde esta escrito que funcionário tem mais direito que o patrão?
TSE gasta cerca de R$ 365 milhões por ano com o pagamento do auxílio para mais de sete mil juízes e promotores eleitorais.
Aonde vai esta fortuna de auxilio a 7000 juízes? A meu ver completamente inúteis que nem sequer fazem plantão nos seus locais de trabalho. Que poder tem estes juízes eleitorais para fazerem leis que é de competência do Congresso e Senado? Em outras palavras, cartório eleitoral não faz leis eleitorais, o Congresso faz. Nem os cartórios eleitorais, nem o Executivo, nem o próprio Judiciário faz leis. Cada um no seu lugar pela constituição. O mais notório e esdrúxulo é que Câmara é apenas um puxadinho do prefeito que dita todas as leis da cidade passando por cima até do Judiciário.

 

Edison...  

. . . a previsão para sábado