Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de março de 2020

. . . que quem quiser pode ler por aqui

CORONAVÍRUS: DECRETO IMPÕE NOVAS RESTRIÇÕES DE CIRCULAÇÃO EM SERRA NEGRA

 19/03/2020 20:20:28

A Prefeitura da Estância de Serra Negra irá ampliar as restrições de circulação de pessoas para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, após decisão em conjunto com representantes de associações de empresários do município, em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 19, pelo comitê de prevenção do Poder Executivo, no gabinete do Paço Municipal. As medidas visam proteger a população do contágio do novo coronavírus (Covid-19). O decreto nº 5.029, que valerá a partir desta sexta-feira, 20 de março, suspende o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e o funcionamento de estabelecimentos voltados à realização de festas, eventos ou recepções.
Empresas de comércio e alguns serviços serão fechadas, incluindo bancos e quaisquer instituições financeiras, além de salões de beleza, barbeiro e cabeleireiro. As exceções são farmácias, hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, lojas de água mineral, padarias (desde que não funcionem os setores de lanchonete e restaurante), posto de combustíveis, serviços automotivos, sempre limitando a distância de no mínimo um metro entre as pessoas, disponibilizando álcool gel, intensificando a limpeza e divulgando informações sobre o Covid-19.
Bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, pet shops, lojas de materiais para construção e distribuidoras de água e gás poderão realizar apenas o serviço de delivery ou retirada no local.
Fica suspenso também o funcionamento de casas noturnas e demais estabelecimentos dedicados à realização de festas, eventos ou recepções, academias de ginásticas e cultos religiosos.
Cabe ressaltar que os equipamentos turísticos, como Monumento ao Cristo Redentor, represas Adib João Dib (Santa Lídia) e Dr. Jovino Silveira (Barragem), Alto da Serra, Fonte Santo Agostinho entre outros também estarão fechados.
Estará proibida também a circulação de vans, ônibus, micro-ônibus e todo e qualquer tipo de transporte de passageiros no município, com exceção do transporte público urbano, intermunicipal e táxis aqui constituídos.
Os estabelecimentos que não cumprirem o decreto terão o alvará de funcionamento cassado.
A restrição será válida a partir desta sexta-feira, 20 de março, com exceção dos hotéis, pousadas, chalés e similares, que serão fechados a partir de segunda-feira, 23 de março. O prazo do decreto se encerra em 3 de abril, podendo ser prorrogado de acordo com a evolução do cenário epidemiológico.
Na segunda-feira, 16 de março, o Prefeito Sidney Ferraresso (DEM) já havia editado um decreto, nº 5.022, que continua em vigor, criando o comitê de prevenção e dispondo sobre medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), tais como: suspensão de aulas da rede pública municipal de Ensino, eventos culturais e esportivos e restrição de atendimento ao Paço Municipal apenas no setor de protocolo. 

. . . que as medidas começam amanhã

--- E o Prefeito Sidney já fez. Na foto a Secretária de Saúde Teresa Cristina Fernandes que junto com outras autoridades do município e representantes dos hotéis e estabelecimentos comerciais elaboraram o que consta do link abaixo. É só acessá-lo para que o leitor possa ler na íntegra o que foi e o que será feito em relação aos temas abordados no tópico anterior.


. . . que um drama atrai o outro

--- O blog acaba de receber telefonemas de serranos muito preocupados com outro aspecto desta crise do Coronavírus. Verdade que Serra Negra depende da visita de turistas que sempre foram e sempre serão muito bem-vindos, porém neste período não podem ser. Acontece que a cidade tem muitas casas de veraneio e o que está acontecendo é muito preocupante para os moradores locais. Muitas destas casas estão ocupadas porque os seus moradores escolheram fazer seus confinamentos nelas e para isso estão se abastecendo exageradamente esvaziando as prateleiros dos mercados, armazéns e supermercados da cidade. Hoje foram vistos turistas saindo de um supermercado com 5 carrinhos lotados. Isso sem contar os hotéis que estão hospedando sem limites!!!

* Só pra ilustrar, esse da foto ao lado é o prefeito de Ubatuba. Os prefeitos das cidades do Litoral Norte estão tomando medidas iguais e o Prefeito Sidney Ferraresso precisa urgentemente fazer algo semelhante pelo bem da população local.  Disciplinar e limitar tais abusos dos irresponsáveis que não pensam no bem coletivo. 

* Também deve haver um meio para que nossos visitantes sejam devidamente monitorados para não servirem de transmissores em potencial do Coronavírus para os serranos. Pra isso com a palavra o Dr. Rodrigo Magaldi Vice-Prefeito

* E isso tudo já AMANHÃ CEDO !!! E se for o caso extremo, fechar as entradas da cidade como estão fazendo tantas outras, inclusive cidades turísticas. 
     
                  U-R-G-E-N-T-E-M-E-N-T-E !!! 

. . . e apelando URGENTEMENTE

--- Independentemente de qualquer outra coisa a população serrana solicita às autoridades municipais, ao prefeito e seu vice que arrumem verbas especiais e emergenciais para compra imediata de alguns respiradores (caso já tenha algum, que adquiram mais) que é a única coisa que pode salvar casos de Coronavírus em seu estado mais adiantado. Prevenção!!! Precaução!!! Não é despesa, é investimento!

                     AJAM  URGENTEMENTE  PELO  AMOR  DE  DEUS !!!

* As cenas mostradas nos vídeos abaixo são dramáticas e apavorantes mas é necessário que se mostre para que doentes neste estágio não tenham um tipo de morte horrível por falta de aparelhos respiradores, rezando para que nunca tenham que ser usados. 

. . . o que ficou decidido

                                  

Ficou decidido que TODO o comércio de Serra Negra entra em quarentena já a partir de sexta (20/03). O decreto terá validade por 15 dias, podendo ser estendido ou antecipado, conforme evolução, ou critério do poder público.

Exceções: hotelaria fecha as portas na segunda, para atender os hóspedes que já se encontram na cidade. As operações de entrega, delivery, tanto para alimentos quanto produtos, ficam permitidas. As farmácias, postos de gasolina, supermercados e pet shops podem funcionar, com restrições sanitárias, respeitando a diminuição do fluxo, espaçamento entre pessoas, a fim de minimizar o contato social. O principal critério da decisão foi a situação da saúde pública, e as projeções de agravamento da crise. Foi pleiteado junto ao poder público, prorrogação no pagamento dos tributos, como IPTU e ISS, sem geração de multa ou juros. Essa medida será analisada pela gestão e informada na sequência.

. . . cenas fortes

--- Aconteceu com caminhão vindo de Amparo, chegando em Itapira:

. . . o dia de hoje




--- Eu também sou ZÉ -- Lauro JOSÉ -- então hoje também é meu dia.

. . . que isso tem um nome

--- Hoje logo cedo navegando pelo facebook me deparei com essa postagem abaixo. Isso tem um nome e se chama SOLIDARIEDADE num momento de paz e união entre todos, esquecendo guerras, brigas, desavenças, disputas políticas, religiosas e até esportivas. Esquecendo-se até das eleições que se aproximam, mesmo porque a continuar neste ritmo elas nem poderão acontecer, isto é, não haverá campanha eleitoral e as eleições serão adiadas. Pensem e ajam de acordo com o momento crucial que estamos vivendo pois até isso, a VIDA, não saberemos se ainda continuaremos a ter até o final deste ano.