Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

. . . mais uma prova do baixo nível do jornalismo brasileiro

--- Abaixo apenas algumas manifestações populares pelo Brasil neste Dia da República com fotos e vídeos postados por vários usuários do Facebook:


* À noite assisti os telejornais da Band e principalmente o JN da Globo. Não vi sequer uma referência a isso. 

* PERGUNTO: Isso é jornalismo sério, honesto, imparcial, livre, limpo e independente???

. . . o plantão da previsão neste calorão

. . . as semelhanças

--- Depois da matéria do tópico anterior reproduzindo o que disse o prefeito em seu discurso, apenas como tópico hilário, é de se perguntar: Quais as 3 semelhanças entre as autoridades executivas máximas do nosso país e da nossa cidade? Vamos a elas:

                          1) Ambos são turrões.

                          2) Ambos não têm vice.

                          3) De ambos o(a) vice é a mulher.


* Apenas uma bricadeirinha pra descontrair, com todo respeito aos nobres casais.

. . . Pão e Circo

--- Num momento em que parece que tudo e todos tiraram pra enaltecer "heróis" de determinado clã, eis que surge um novo colunista no Portal Viva Serra Negra e chegando botando pra quebrar. Aí está sua matéria publicada no referido Portal hoje, aqui transcrita com a devida autorização de seus editores. A ilustração é nossa:

Durante evento de inauguração natalina nesta terça 14 de novembro, na Praça Central, o prefeito Elmir Chedid posicionou o turista como único responsável pelo sucesso econômico da cidade, com apoio do vereador César Augusto Borboni, o Ney, do PSC. Concluindo sua fala reduzida, de aproximadamente dois minutos, utilizou sua esposa, Deborah Aguilar Molina Abi Chedid, como ferramenta para autopromoção política.

"A minha palavra sempre está à frente, e por último, digo 'sim senhora'", declarou. Finalizou sua agenda de marketing ao lado de um agente da Romu, interrompendo o intenso fluxo de veículos da Rua Coronel Pedro Penteado ao atravessar fora da faixa de pedestres. 

Responsável pelas três praças (Sesquicentenário, João Zelante e Fórum), a prefeitura alocou um motorista de caminhão como eletricista para finalizar a iluminação da Árvore da Sesqui. Na Coronel, principal eixo turístico da cidade, a decoração dos pinheiros ficou por conta dos comerciantes: "Minha patroa arcou com o custo desses enfeites que estou colocando. Do outro lado, os proprietários optaram por não investir nisso neste ano, por isso os pinheiros dali estão estragados”, relatou uma vendedora que preferiu não se identificar. 

A novidade trazida pela prefeitura para este ano é a iluminação dos ônibus Fênix, viação monopolizada pelos Chedids desde os mandatos de Jesus Adib Abi Chedid (1973-1979). Nomeado prefeito de Serra Negra maneira antidemocrática durante a ditadura militar, em setembro de 2005 teve seu mandato como prefeito de Bragança Paulista cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) ao se autopromover utilizando programas de televisão custeados com recursos públicos. 

A cassação foi mantida em 2007 com unanimidade no julgamento do recurso em que os acusados pediam reforma da decisão. Vale lembrar que a obra mais recente de Elmir Chedid em Serra Negra é o novo Paço Municipal, inaugurado em 11 de novembro no Centro de Convenções, nomeado como  “Centro Administrativo Municipal Prefeito Jesus Adib Abi Chedid”.

As estratégias políticas utilizadas em Serra Negra pelo prefeito Elmir Chedid são do pão e circo, com a finalidade de manter currais eleitorais, prática comum no início do século XX. A lógica é entregar comida medíocre (pão) e cultura supérflua (circo) para encantar o povo e conseguir votos. Se você apoia esses nomes, sinto  lhe dizer, leitor, mas está encantado por palhaços.

----------------------------------------------

Lucas Campos Patrício é graduado em arquitetura e urbanismo pela USP

Contato: lucascampospatricio@gmail.com

. . . que nunca dão pontos sem nó...

--- No podcast de ontem, ao ser comentada a transferência de local da Prefeitura, foi evidenciada a contratação da empresa de ônibus Fênix, de familiares do prefeito, para o transporte de munícipes da cidade até o Centro de Convenções-Prefeitura (às margens de uma rodovia movimentada), com várias linhas diárias. A iniciativa é válida, mas também foi solicitado que seria um ato benemerente do Prefeito se tal contrato empresarial e suas despesas mensais, ficassem por conta da Prefeitura, portanto com TRANSPORTE GRATUITO para a população, o que seria o ideal, porém, em última forma, que pelo menos os ônibus rodassem pela catraca e não por quilômetro rodado. Ficam aí os apelos da população neste fim de ano que precede um ano eleitoral (pra bom entendedor...). 


*
Solicitamos para a "Rainha dos Requerimentos", Vereadora Anna Beatriz, que já na próxima sessão de Câmara elabore um requerimento minucioso e detalhado sobre os valores de tal contrato destas linhas para a "nova" Prefeitura.

. . . nosso grande e eterno Papai Noel

. . . um show de imagens

--- Ontem à noite a apresentação da Parada de Natal promovida pela Prefeitura, com essa decoração:



. . . e começaram os festejos natalinos


. . . o dia de hoje


 A Proclamação da República é celebrada no dia 15 de novembro e é um feriado nacional. Em 1889, o marechal Deodoro da Fonseca assinou o Decreto 1º, ato que derrubou a monarquia e instaurou o republicanismo como forma de governo do Brasil.