Total de visualizações de página

sábado, 3 de maio de 2014

. . . que me pediram para esclarecer esta dúvida


--- O Blog-Comentando também é cultura :

Você já viu em hospitais, ambulâncias, prontos-socorros e postos de atendimento, placas com os enunciados: 
urgência   ou   emergência? 

Creio que respondeu “sim”, pois são termos muito comuns aos tipos de ambientes citados acima.

Mas como diferenciá-los? Parecem ter o mesmo significado, não é mesmo?
Como diferenciar algo que é urgente de algo que é emergente? Não é tão simples, pois os significados destes vocábulos são semelhantes, porém, no âmbito da saúde, são totalmente diferenciados, até por uma questão de encaminhamento.

Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”.

Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. Esta palavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”: O tempo urge, não importa o que você faça para tentar pará-lo.

No entanto, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem se prolongar.

A diferença concentra-se mais no campo da medicina. Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.
Atualmente, na maioria das ambulâncias só vem escrita a palavra AMBULÂNCIA, já que o encaminhamento é feito na chegada ao hospital, e ao motorista só basta saber que deve abrir caminho.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

. . . um "grande" amigo e leitor


--- Antes da paralisação do Blog-Comentando durante 6 meses, a noite do sábado eu dedicava a dar notícias sobre o GPCTA. Com isso muitos serranos liam aqui sobre este meu grupo de futebol e vice-versa, ou seja, vários peladeiros joseenses ficavam sabendo as coisas de Serra Negra. Com a paralisação do blog continuei fazendo a mesma coisa que fazia aqui no blog próprio da pelada, como acabei de fazer nesta noite sobre o que aconteceu lá à tarde. Acontece que há quem continue entrando neste blog para saber coisas serranas. É o caso do meu bom amigo Romeu, carinhosamente chamado de Romeuzinho por causa de sua altura. Observem na foto que a bandeirinha de escanteio de nosso campo é quase mais alta que ele. Mas o Romeu não perde uma. Comentou hoje comigo sobre as paralisações nas transmissões das sessões da Câmara de SN dizendo que quando o assunto está fervendo entra o comercial... O Romeu também aprendeu a ser fã incondicional das matérias do Dr. Sebastião Pinto da Cunha, insistindo que está sentindo falta de seus artigos, com os quais aprendia muito. Minha saudação a você caro Romeu e muito obrigado pelo seu prestígio.

. . . uma ideia pra se pensar e agir

--- Mesmo sem pedir sua licença estou trazendo aqui para o blog a opinião e sugestão do Chicão dita no face sobre o trânsito em SN para que, quem quiser, dê sua opinião. Uma coisa é certa, se não tentar nunca se ficará sabendo se daria certo ou não. É pra se pensar. Só fica a minha dúvida: quem seria contra e por quê?

Carlos Alberto Salomão Eu falo sempre a mesma coisa: o fluxo de veículos em Serra Negra é na mão contrária, sentido anti-horário, sem contar as principais vias de acesso estão do lado errado. É só inverter a direção das principais ruas, Cel. e rua 7, fazendo a principal entrada passar por detrás da praça sesqui, que o negócio melhora em 70% segundo falou na época o ex-pref Elmir. Depois por pressão voltou atrás rapidinho. Outra questão, as vagas de estacionamento precisam de um prefeito sacudo que mude a praça de alimentação e a rodoviária da Sesqui para o final da praça, depois do espelho d´agua e crie vagas por ali. Outro ponto é atrás da concha acústica, existem ali dois platôs em condições de fazer também estacionamentos, mas não querem né, apenas ficam com a intensão de criar a zona azul que em Serra Negra vira uma verdadeira Zona por culpa dos espertinhos. Uma maneira de arrumar "receita" com a intenção de contratar outra empresa nos moldes da Metropolis para extorquir os cofres públicos. Colocar a mão na massa ninguém quer, querem colocar a mão no bolso dos munícipes e turistas. Pronto falei, DE NOVO!