Total de visualizações de página

domingo, 20 de novembro de 2022

. . . a "Tribuna do Povo" até na Copa do Mundo

"Bom dia.

Observe. Mais uma bola fora!
Recebido de uma mãe de creche:
É o fim da picada fechar as creches por causa de jogo. A escola mandou bilhete avisando que temos que nos virar com as crianças porque vai fechar para os jogos. Quando reclamei falaram que é o prefeito que decretou que creche não é serviço essencial. Como é que é cidadão?
Muitas famílias não são dispensadas para jogo não, tem patrão que nem no rádio coloca para o funcionário ouvir, a creche é essencial sim. As mães xingando as tias de vagabundas, mas eu já falei que não é culpa delas não, minhas mais velhas assistiram jogo na creche com as tias, com direito a pipoca e enfeite para torcer, elas só fazem o que mandam só isso, se antes era assim quem manda deveria pensar melhor nos pobres que precisam da creche. Depois a gente precisa deixar os coitadinhos em casa sozinhos além de correr o risco de acontecer alguma coisa. Pode ser denunciado para a polícia e o conselho tutelar. Fim da picada.
Esses vereadores nem pra isso prestam, pra verem também."

. . . que ELA voltou

--- A CBD (Confederação Brasileira de Desportos) gostou tanto da recepção serrana em 62, que 4 anos depois nos preparativos de concentração da Seleção Brasileira para a Copa da Inglaterra em 1.966, retornou para SN para nosso gaudio! E novamente o repórter em campo e com credencial especial permitindo o acesso ao gramado de nosso Estádio, a exemplo do que já havia acontecido em 62. Eis as páginas de meu álbum mostrando-me lá e todas as demais fotos que foram por mim tiradas com aquela maquinazinha de fole que aparece na foto maior. E foi realmente como me disse o saudoso, competente e famoso fotógrafo na época Paulo Lugli ao meu lado no gramado: "Parece um sonho!".

* Apenas a título de informação, além das fotos tenho também gravado em áudio entrevista com todos os jogadores no saguão de entrada do hotel em que ficaram hospedados, na época Grande Hotel Pavani.

. . . agora uma passagem interessante e curiosa.




--- Em 1962 o Edifício Cisne bem no largo central da cidade estava quase em sua fase final de construção com seus 9 andares. Um de seus empreendedores era o ex-Prefeito Sr. Luiz Bulk que inclusive foi um dos batalhadores na vinda da Seleção para Serra Negra. Durante a estada dos atletas, ele colocou na fachada do Cisne esta faixa vertical já saudando os "Bi-Campeões", no que foi veementemente criticado pela Gazeta como mostra a foto. Retirou-a! Na bateria de rojões no centro da cidade festejando a conquista do título, a primeira coisa que ele fez foi liberar de novo a mesma faixa!

. . . que nunca se esqueçam disso





--- Repetindo essa foto que tem como título "SEIS ANOS DE LUTA FIZERAM ESTE 'BRINCO'".

* Sim!!! Nosso Estádio Municipal foi erguido exatamente para este primeiro evento internacional. Lembrem-se sempre disso! Hoje está judiado, maltratado, com arquibancada coberta abandonada. Isso no mínimo é um desrespeito para com sua história gloriosa! Hoje infelizmente é "um brinco" enferrujado!!!

. . . que hoje o assunto é Copa do Mundo

--- Começa mais uma Copa do Mundo em nossas vidas. Sobre a atual e as recentes passadas, todos sabem e se lembram. Vamos viajar no tempo e retrocedermos exatos 60 anos - 1962. Foi quando nossa SERRA NEGRA entrou nesta história recebendo a Seleção Brasileira em concentração para a conquista do Bi-Campeonato Mundial em Santiago do Chile. Vivi de muito perto isso. Serra Negra foi destaque na imprensa nacional. Extraindo de meus arquivos exemplares do principal jornal esportivo da época "A Gazeta Esportiva" cujo seu principal articulista era o Solange Bibas. A Seleção saiu de SN direto para o Aeroporto de Viracopos em Campinas para a conquista do Bi-Campeonato no Chile e lá estava eu acompanhado. Fui até a escada do avião na pista junto com o centroavante Vavá...

Vejam alguns momentos históricos, gloriosos e saudosos de nossa terra e de nossa gente.