Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de abril de 2014

. . . a sessão de hoje

--- 19:33 h. Já está atrasado o início da sessão. Não conseguem mesmo ser pontuais. Pelo menos a transmissão on line ainda está fora do ar. Pelo regimento interno a sessão é pra começar neste horário... Gozado, para algumas coisas tem que seguir o regimento à risca, para outras...
--- Começou às 19:45 h. e estão "rezando" o Pai Nosso... Não estão com mãozinhas dadas...
* Todos os vereadores presentes.
* Indicações, requerimentos, mensagens do Executivo...
* Excelente indicação para a Prefeitura dedetizar o Cemitério, mas ter que fazer indicação para um hotel tirar a caçamba da rua, só em cidade pequena mesmo...
* Mas duvido que o Prefeito Bimbo leia as indicações...
* Pequeno expediente: Usando a palavra o Ver. Eduardo falando sobre esportes e assuntos gerais.
* Grande Expediente: Requerimentos ao Executivo. Também duvido que o Bimbo leia algum...
* Até agora nenhuma interrupção comercial. Valeu a pena as reclamações da semana passada.
* Usando a palavra o Ver. Falcão sobre assuntos gerais, com aparte do Ver. Eduardo.
* O plural de troféu é troféus e não troféis...
* Ver. Paulo cumprimentando o Ver. Celso por ter mencionado a saudosa Profa. Haydée Padula.
* Ver. Marquezini com a palavra não se esquecendo de prestigiar e cumprimentar nominalmente o Blog-Comentando, a quem agradeço a especial deferência.
* Ver. Danilo como vice, assumiu temporariamente a presidência e assim pudemos ficar sabendo qual o vereador que está gripado e com tosse... Mas apesar da gripe lhe falta um pouco mais de prática e como o microfone fica ligado, ouve-se a Secretária Rita ficar ditando as palavras pra ele...
* Ocupando a tribuna o Ver. Marquezini mais uma vez agradecendo ao Blog-Comentando e ao programa "Cidade em Debate" da FM Onda Verde com apresentação de Paulo Scachetti, nos chamando de canais democráticos na imprensa serrana e recrimina veementemente o fato do jornal O Serrano não fazer um trabalho semelhante sobre os vereadores, apesar do repórter Valentino sempre estar presente nas sessões e disse literalmente que "o repórter fica ali sentado abrindo a boca de sono e não publica nada no seu jornal". O vereador cobra respostas de seus requerimentos e se tais respostas não vierem vai fazê-las através do Ministério Público. Quer respostas menos vazias sobre perguntas feitas ao Presidente Toco sobre o Secretário Dei Santi. Quer respostas completas por escrito, segundo foi prometido pelo presidente em sessões anteriores, o que o presidente reitera que o fará. E agora relata mais uma negligência no hospital com um paciente de idade que havia caído e não foi internado e estava com 4 fraturas de costelas, tendo ido a óbito. Chama os médicos de plantão de "robotizados contratados". Cita a morte de uma criança e diz que tem proposta de abrir uma CEI sobre o hospital e o repasse de 240.000,00 mensais que a Prefeitura manda para o hospital (pronto socorro), precisando de mais 3 assinaturas de vereadores, além da dele. Citou também a entrevista do Provedor João ao Blog-Comentando. Interessante notar que o Ver. Waguinho não fez nenhum aparte...
* Bate-boca entre o Presidente Toco e o Ver. Marquezini com os seguintes termos sendo usados: "mentiroso" e "covarde"... O que mais uma vez reforça minha tese de se acabar com a palhaçada da heresia de se obrigar a "rezar" o Pai Nosso. Parem com isso, literalmente PELO AMOR DE DEUS. Alguém ainda vai infartar numa hora dessa e vai ter que ser atendido onde? No Hospital Santa Rosa de Lima de Serra Negra, dando entrada por onde? Pelo Pronto Socorro...
* Ocupa agora a tribuna o Ver. Roberto (21:15 h), como não poderia deixar de ser, pois hoje é aniversário do Brasil e ele vai dar, como de costume nestas datas, sua aula de história, coisa que o Ver. Roberto o faz muito bem. Mas antes fala sobre assuntos ventilados e debatidos na sessão de hoje, como o hospital, trânsito, matéria da EPTV, faixas amarelas que realmente está um exagero na cidade tirando vagas de estacionamento perante determinados estabelecimentos comerciais. Seu tempo esgotou e os assuntos gerais devem ter impossibilitado sua aula de história sobre o descobrimento do Brasil.
* Com a palavra o Ver. Danilo dizendo que segundo pesquisa a maior reclamação é sobre o hospital e insiste em sua proposta de se ter dois médicos de prontidão. Pagando bem, que mal tem... Se tiver dinheiro sobrando dá pra por até dez médicos, mas com pagamento no mínimo decente. Sobre o trânsito fala sobre a necessidade de Zona Azul.
* Nenhuma interrupção comercial na transmissão on line de hoje. Cumprimento e agradeço o responsável por essa brilhante e necessária iniciativa.
--- 22:10 h - Ordem do Dia.
* Projetos do Executivo, sendo o segundo sobre verba de mais de 405 mil reais para reforma do Discão, a fim de a Prefeitura poder receber aquela verba do Dep. Carlos Sampaio, aqui divulgado.
* Ver. Marquezini pede a palavra e se desculpa com o Presidente Ricardo sobre sua exaltação e termos usados e confirma que tal projeto vem ao encontro da verba do referido deputado, como fruto da ida dos vereadores a Brasília em novembro.
* Ver. Roberto, com muita propriedade, recrimina o teor do projeto com apenas 3 páginas sem discriminar o que será feito no Discão, chamando de desrespeito para com o Legislativo por parte da Prefeitura. Uma coisa é certa, tem muita coisa pra se fazer, reformar e consertar no Discão e acho que 405 mil reais é pouco. 
* Mesmo sem ter sido oficialmente designado pelo prefeito, o Ver. Falcão está se portando como tal, mas cuidado vereador porque a cadeira que está usando para sentar não leva sorte..., está contaminada.
* Ver. Eduardo informando que 4 médicos (2 médicos e 2 médicas) do Programa Mais Médicos já se encontram na cidade. Passarão por treinamento e depois serão distribuídos.
* Explicações Pessoais: Com a palavra o Presidente Toco recriminando a matéria da EPTV de Campinas. Sugiro que a Câmara faça um documento oficial repudiando tal matéria e principalmente essa conduta que vem se repetindo já há tempos. Lembrando que há serranos em sua equipe, aquela apresentadora famosa, o Popo e a matéria, observem, vem assinada por Antonio Morgante (seria também serrano?). Encerrou aceitando as desculpas do Ver. Marquezini
--- 23:00 h - Sessão ordinária encerrada e iniciada a extraordinária.
* Votação dos 3 projetos do Executivo - aprovados por unanimidade.

--- 23:03 h - Sessão encerrada (3 horas e 18 minutos). Fim de papo.

. . . novamente a EPTV

--- E mais uma vez a EPTV vem a Serra Negra para uma matéria depreciativa de quase 10 minutos, porém verdadeira. Tanto que o blog recebeu por e-mail assinado esta reclamação e já colocando o link da matéria da TV para você que não viu constatar :


"Olá Lauro, menos de 24 horas após essa imensa reportagem da EPTV sobre nosso trânsito, me deparo com as motos invadindo as vagas dos carros porque uma perua kombi da Prefeitura ocupava as vagas das motos e parte dela fechando uma garagem." 


http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/04/motoristas-fecham-faixa-de-pedestre-para-estacionar-em-serra-negra-sp.html .


. . . o Blog e a Câmara

--- Hoje é dia, a partir das 19:30 horas se forem pontuais uma vez na vida, de sessão de Câmara em SN, transferida de ontem por causa do feriado. O Blog-Comentando estará presente on line acompanhando o andamento da sessão, como sempre faz quando possível e houver retransmissão. Será que isso é útil para alguma coisa? Não sei! O leitor que o diga. E os próprios vereadores o que será que acham disso? Fiz essa pergunta ao Secretário da Câmara João Dei Santi que está lá sempre. Vejam sua resposta :

. . . o dia de hoje

22 de abril

Os marinheiros de Cabral avistam o monte Pascoal e "descobrem" o Brasil

Divulgação/Editora Scipione
O monte Pascoal
Em 22 de abril comemora-se o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota portuguesa, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia. Isso aconteceu depois de atravessarem ooceano Atlântico durante cerca de 40 dias, sem saber com certeza o que iriam encontrar aqui.
A idéia de um "descobrimento" só é válida sob o ponto de vista dos europeus. Afinal, o território brasileiro já era habitado por seres humanos desde a Pré-história. Ao chegarem aqui, os portugueses foram recebidos por índios que assistiam - surpresos - a chegada daquelas canoas enormes, repletas de homens vestidos, o que devia ser espantoso para quem estava acostumado a andar nu.
As caravelas permaneceram nas novas terras por dez dias. Existe um relato detalhado do episódio, feito pelo escrivão Pero Vaz de Caminha. Ele escreveu uma carta ao rei de Portugal, dom Manuel, contando tintim por tintim. Brancos e índios trocaram presentes, cantaram, dançaram e dois portugueses - em especial - conquistaram a admiração dos indígenas: um por tocar tamborim e o outro por fazer malabarismos.
Não são somente esses fatos que comemoramos no 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse do nosso território pelo reino de Portugal.
--- Só não entendo o porquê é feriado no dia de aniversário da cidade e não o é no dia de aniversário do país...