Total de visualizações de página

domingo, 5 de fevereiro de 2023

. . . a "Tribuna do Povo" até em domingo

 "Boa tarde! 

Os horrorosos pontos de ônibus foram recém colocados e já tem nova licitação? Serra Negra está milionária e não sabemos!"

. . . as chuvas e a Câmara

--- Seguidores estão cobrando do blog comentários sobre uma possível inundação nas novas dependências da Câmara com as últimas chuvas. Conversei com o "construtor" da reforma feita quando presidente - o Nei - e ele me disse que a obra não tem nada a ver com isso. É uma questão de nível: "A água vem de cima e a Câmara está mais abaixo". E acrescentou dizendo da necessidade de se fazer mais uma boca de lobo acima, de forma que dê vazão e suporte o volume de água quando chove muito, como foi o caso destes dias. O interessante é que nunca ninguém comentou sobre isso em outros períodos chuvosos quando aquele prédio ainda não era também da Câmara. 

* A título de sugestão e/ou pedido, seria o caso do novo Presidente Waguinho, nesta segunda-feira próxima voltando do período de recesso parlamentar, desse uma explicação técnica sobre esse fato, uma vez que foram gastos mais de 800 mil reais na tal reforma. O povo quer saber! Lembrando que, evidentemente, esse espaço também está à sua inteira disposição para isso, além de sua possível explanação na próxima sessão. Aguardemos então tal pronunciamento e que seja esclarecedor, técnico, minucioso para não pairar dúvidas na população que comenta o fato!

. . . uma rápida retrospectiva dos carnavais de rua e seus prefeitos

 --- Final dos Anos 50: O início de tudo com os dois primeiros carros alegóricos da história, o Cavalo de Troia e a Locomotiva Maria Fumaça e montagem dos grandes arcos, do Rei Momo no largo central e do Palhaço na Coronel na mesma direção do primeiro. Corso só de automóveis. Final da década o pioneirismo do meu pai José Corrêa com suas fantasias individuais para divulgar os produtos carnavalescos de sua casa comercial como lanças-perfume, confetes, serpentinas, máscaras...

--- Anos 60: Em 1.963 considerado o primeiro grande carnaval serrano de rua na gestão Luiz Bulk, portanto completando exatos 60 anos, com palanque armado no largo da praça em frente do Cisne e surgimento da Equipe de Ouro (Galão) e progressivamente a Turma das Vertentes, Famílias Brambilla, Duzzi, Bassetto e a primeira equipe da Radio Transmissora de SN, ZYR-46 fazendo transmissão ao vivo direto da praça e assim o meu primeiro ano de apresentação. Posteriormente as Turmas da Fumaça, da JUS, entre outras. Os carnavais de salão que aconteciam no princípio no Clube XV, passando depois para o Cine República, garagem de ônibus na Rua 7, Panamá Linho (Sonave) e com a inauguração do clube em 64 passaram a ser no SNEC. Em 68 não houve carnaval de rua devido ao falecimento do Prefeito Enzo Perondini.

--- Anos 70 até 2.000: Os carnavais de rua dos anos subsequentes de 69 e 70 foram do Prefeito Braz Blotta somando-se até 1.978 ficaram por conta dos Prefeitos Ângelo Zanini e Jesus Chedid e foram brilhantes carnavais culminando com o melhor deles no Carnaval do Sesquicentenário. O de 79 foi do Sinésio que assumiu como presidente da Câmara porque seu titular não quis saber depois do sucesso do anterior. Chegou a era do Prefeito Bimbo que cancelou o carnaval de 1.982 para acabar com a farra financeira. De 83 a 88 foram bons carnavais do Prefeito Sinésio Beghini, bem como os dos quatro anos seguintes com o Prefeito Elias Jorge e mais quatro no retorno do Sinésio, continuando-se com o Prefeito Elmir Chedid que começou em 97 com a mudança dos desfiles para a Av. Laudo Natel.

--- Anos 2.000 até hoje: Até 2.008 foi a era do Prefeito Paulo Scachetti, menos o de 2.005 que ficou por conta do Presidente da Câmara (subst.) João Dei Santi e foi a era das Escolas de Samba e blocos predominantemente, passando pelos Prefeitos Bimbo, Sidney Ferraresso e agora novamente o Elmir. Carnaval 2.023... tudo é expectativa com a exclusão da juventude na programação oficial.

* Apenas uma rápida pincelada. Teria muito mais fatos, fotos e vídeos para contar e mostrar, sobre aquele que já foi considerado o MELHOR CARNAVAL DAS ESTÂNCIAS PAULISTAS!!!