Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de outubro de 2019

. . . a Tribuna do Povo

--- E não só do povo em geral como principalmente a Tribuna dos Funcionários Municipais que encontram neste espaço o único local da atual mídia serrana para fazerem seus desabafos, críticas e reclamações porque confiam na garantia da segurança da liberdade de expressão garantida pela Constituição Brasileira. Agora à noite chegou  este desabafo de funcionários. Eu queria acreditar que ia bem mal das pernas apenas o atual Legislativo e que o atual Executivo nem tanto. Mas não é bem assim. O Prefeito Sidney, excetuando-se os apadrinhados lambe-botas, está com a barra bem suja com seus funcionários, principalmente os mais simples que vivem o dia-a-dia nos departamentos da Prefeitura. Vejam essa que chegou agora via zap, portanto plenamente identificado:

                         " Desabafo:
Em tantos anos de Prefeitura, nunca vi um prefeito tão desumano, tão omisso e de tanta incapacidade. 
O pior dos piores para nós funcionários, para a cidade, para os turistas .
A cidade está às moscas, lojas aos montes fechando, pessoas desempregadas , falta de funcionários.
Mas dinheiro para vereadores viajarem, jantinhas e gastos inúteis sempre tem.
É um relaxo total, desvio de cargos aos montes, erros em cima de erros. Todo mundo quer ver ele fora.
Vai embora prefeito, você já provou que é um zero à esquerda. Nós funcionários públicos não queremos mais você nem sua equipe sem competência. 
Chega logo 2.020.
Oposição: Unam-se que vocês ganham, 'humildade' é a palavra chave.
                   Ass: Funcionários Revoltados"

* Observem que a crítica e desabafo são contra a figura pública do prefeito, uma autêntica decepção de um pessoa com mais de 50 anos de militância nas entranhas da Prefeitura, que já foi vice-prefeito e vereador e de quem se esperava muito mais como administrador. Que tinha o sonho de ser prefeito, sem imaginar que tal sonho se tornaria um pesadelo. Que não foi capaz de se desatar dos grilhões de seu superior político que um dia ele mesmo como vereador o intitulou oficialmente como "persona non grata". Nada contra a figura do Sidney como  pessoa, como cidadão que continua pacato, cordial, solícito, simples. Totalmente o oposto do Sidney prefeito que tem ainda pouco mais de 1 ano de "reinado", que agora ele mesmo não vê a hora de passar rápido. Conseguiu empatar com aquele da porcentagem que era considerado o pior de nossa história contemporânea. Não adianta Sidney você se revoltar e mandar seus críticos para o inferno, pois o seu inferno astral foi você mesmo quem o construiu. Tinha tudo pra fazer história, mas apenas vai deixar a Prefeitura e entrar pra história sem deixar saudades.   

. . . os pitacos do Carneiro

Sobre a sessão de Câmara de ontem 14/10/2019.

= O que mais me interessou na sessão de ontem foi a resposta que o Vereador (..... não vou escrever seu nome porque ele não mencionou o meu. Será que ele se dirigia a mim?) emitiu sobre meu comentário no Blog Comentando  PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO. Ou teria que ser Plano de Carreira de todos os residentes, contribuintes, trabalhadores, funcionários da cidade de Serra Negra.
Nota: Quadro de apoio da educação é igual a faxineiro, atendente, motorista, merendeira, pintor, eletricista, guardas de segurança etc.  Como disse ele: Plano de Carreira é quadro de apoio e jamais faxineira (veja no vídeo anexo). Ué faxineira não faz parte do quadro de apoio?

= Ele disse que as leis de outros países não se aplicam na nossa sociedade, mas que concorda que muitas leis neste país e nesta cidade estão erradas e deveriam ser corrigidas (será que a Constituição está errada quando diz: "todos os brasileiros têm os mesmos direitos e deveres"? Ora bolas senhores homens da lei advogados e vereadores por que então os senhores não se empenham em fazer aquilo que são pagos a peso de ouro para fazerem (nos custam $17.045,00 por mês cada um): Novas leis, emendas, eliminação de leis arcaicas, retrógradas, conflitos com as leis de trabalho (CLT), parágrafos feitos pelos próprios interessados as professoras (raposas cuidando de galinha). Não, não e não, os pobres desta cidade não pagam aos senhores o valor acima para que os senhores troquem lâmpadas e tapem buracos. Qualquer trabalhador da garagem faz o mesmo por um salário mínimo. Isto não é função de homem da lei, isto é função de garagista. Pagamos $2.250.000,00 por ano à Câmara para que elaborem um Plano de Carreira para a cidade inteira, não somente para certos funcionários.

= A obrigação primordial, mais importante de todo homem público (vereador, prefeito, deputado) é zelar pelo futuro, segurança, bem estar, justiça, igualdade, conforto da cidade inteira, não somente de meia dúzia de apaniguados. Já disseram na Câmara que eu insultei o prefeito quando postei comentários e vídeos anteriormente criticando seus atos. Será que estou insultando os vereadores aqui também? Ou seria o caso de homem público empregado do povo que não queira ser insultado então que não saia de casa, não use o microfone da Câmara ou que renuncie de imediato. Tem mais de mil nesta cidade que iriam adorar fazer leis por $17.045,00 por mês (o que nos custa, mais toda mordomia e pagamento para terceiros fazerem seu trabalho funcionalismo da Câmara).

= Nota: O prefeito me acusou de sonegador e me processou na Justiça para receber o que segundo ele é de direito do povo da cidade. Acontece que ele disse que tem $5.743.527,74 em dívida de sonegadores e perguntamos: E as outras centenas de sonegadores foram processados também? Quem é o fiscal do prefeito, os senhores ou nós mesmos seus patrões, contribuintes? Onde está a lista de sonegadores no site de transparência, onde estão no site os valores pagos por ele mesmo e pelos vereadores e prefeito fiscais da receita? É muito fácil ir ao cartório de protestos com um RG e CPF e dizer que um cidadão qualquer deve tanto e precisa ser punido por esta dívida.

= Não acredito que um homem da lei com OAB e eleito legislador pelo povo e que tenha colocado duas vezes a mão na bíblia (como advogado e como vereador) e jurou defender as leis deste país venha dizer que as leis estão erradas, que há muito a fazer, mas não faz absolutamente nada. Mantendo leis retrógradas do passado discriminando o quadro de apoio, faxineiras, merendeiras, atendentes.  Se não é de sua competência legislar sobre o assunto (somente deputados e senadores), então não use nosso preciosíssimo tempo falando abobrinha. Fiscalize o prefeito então.
Foram mais de dez minutos totalmente desperdiçados criticando seu patrão (eu mesmo), quando deveria ter empregado este preciosíssimo tempo para fiscalizar outros empregados deste patrão, o que é pago para fazer.

= Eu não sou especialista em leis, sou apenas um ouriço das ruas que reclama de seus direitos. Como não sou advogado não poderia debater com o senhor assuntos deste tipo. Apesar de tudo me lembro de um cidadão que para provocar seu vizinho (inimigo figadal) colocava adesivos no seu carro dizendo: Meu filho é o primeiro da classe na escola que estuda, meu filho foi designado aluno número 1, meu filho ganhou tal prêmio na escola. Ao que o vizinho retrucava: Meu filho deu um tremendo cacete no seu filho no pátio da escola. 

Edison Carneiro…

. . . e perguntando: E aí prefeito?

--- Esse ofício acima é do Dep. Barros Munhoz ao Pref. Sidney Ferraresso comunicando a verba de 350.000 reais para a reforma de parte do Parque Fonte São Luiz. Aí na sessãozinha de ontem o líder do governo comunica que não poderá ser usada tal verba com essa finalidade porque já existe planejamento de verba do DADE (que ainda não veio) para isso. Portanto, mais uma vez corre-se o risco de se perder tal verba (isso ninguém pode negar), confiando-se numa verba que ainda não veio. Pergunta-se: Se fosse verba de emenda do Dep. Edmir Chedid estaria acontecendo a mesma coisa? Nesta atual Câmara, pelo menos os edis da situação estão brincando de ser vereador. A maioria nem sabe o que está fazendo ali e apenas recebe ordem de cima com a desculpa esfarrapada de que é decisão de grupo. Eleitores vocês são os grandes culpados disso tudo estar acontecendo com esta pior legislatura de todos os tempos. Aliás, a pior dentre as piores desde o primeiro biênio quando estava ainda pior. Melhorou um pouco neste biênio pois estão sendo pontuais para o início de cada P.I. E aí Prefeito? Como o senhor vai se sair desta vez? Será que novamente o São Luiz é que sairá prejudicado?

* Se escrevi alguma mentira, besteira, bobagem, inverdade ou qualquer coisa que o valha, corrijam-me por favor que eu me retrato se for o caso. Mas que o façam por escrito e assinado.

. . . o dia de hoje


                                                               Dia dos Professores 
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

Origem do Dia dos Professores

A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto define a razão do feriado:
"Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Esta a mais nobre de todas as profissões, pois sem ela a grande maioria das demais não existiria. Numa época em que a classe é tão injustiçada, desrespeitada e muito mal remunerada, além de agredida por tantos alunos irracionais e animalescos, reverencio, enalteço, homenageio e agradeço a todos aqueles que um dia foram meus professores, a começar pelas freiras do Externato Sagrada Família onde fiz meu Jardim da Infância, as minhas professoras do Grupo Escolar Lourenço Franco de Oliveira, Nesinha Silveira e Beti Magalhães (1º ano), Marta Perondini (2º ano), Aparecida Freitas (3º ano), todas elas aqui representadas nas fotos de Araci Sodré Marchi (4º ano) e pela Diretora Maria José Magalhães:













* O curso de Admissão ao Ginásio foi ministrado no antigo prédio da Prefeitura, pela Neli Perondini.

* Os cursos Ginasial e Científico foram no prédio do alto da Rua Tiradentes, sempre sob a direção de Corina Falleiros e sua foto bem como as demais fotos representam aqueles que não consegui suas imagens.









Um espaço especial reservado para minha querida professora particular Olga de Souza Vichi.



* Também estão indelevelmente marcados em minha mente e no meu coração todos os inúmeros responsáveis pela minha formação profissional (Medicina), seja em seu início em Serra Negra, os Irmãos Cavenaghi, como no Curso Objetivo na capital e posteriormente na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em seguida em minha especialização em São José dos Campos.

--- A todos ainda vivos e aos que já partiram, indistintamente, minha imensa gratidão e saudade.
                                  **** AO   MESTRE   COM   CARINHO ****