Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de agosto de 2017

. . . a justificativa do vereador

--- O blog recebeu via zap, enviado pelo próprio, o compartilhamento do que foi postado na página do face do Ver. Edson Marquezini :

"Na última sessão de Câmara usei por várias vezes a palavra 'APOLOGIA' e fui criticado pelo Blog-Comentando por não saber  o significado da palavra .

Sim eu sei, é quando uma pessoa defende com paixão, veemência algo ou alguém. No caso específico, quis dizer em plenário que o Vereador em questão defende apaixonadamente o desemprego de chefes de famílias em nossa cidade, espero ter justificado!!!"

* Tudo bem... Se levarmos em conta a segunda frase do significado do termo que transcrevi do Google no referido tópico, acho que pode sim ser usado na situação explicada pelo Marquezini, lembrando que também pode ser ELOGIO, ENALTECIMENTO, na dependência do quê se estiver colocando.

. . . um dos mandamentos

--- Se seguíssemos à risca os 10 Mandamentos, todos seríamos perfeitos. Dentre os 10, há uns mais fáceis e outros mais difíceis de serem seguidos e obedecidos. Vou me referir hoje apenas ao segundo "NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO". Pelo menos esse eu sigo à risca e só pronuncio o nome de Deus em raríssimas ocasiões. Isso porque tenho auto-crítica e sei de minhas limitações humanas e assim não me julgo digno de pronunciar seu santo nome em nenhuma situação e com nenhuma das expressões abaixo, expressões essas que pululam em muitas bocas sujas por aí. Por isso não tolero quando vejo bandidos camuflados de honestos pronunciando seu santo nome como se suas bocas fossem limpas e santificadas. É um tal de "Deus te abençoe", "Vai com Deus", "Pelo amor de Deus", "Deus te proteja", "Pedindo as bênçãos de Deus", etc... Expressões deste tipo quando partem das bocas de bandidos reconhecidos e declarados, entendo que é fruto da ignorância e das circunstâncias. Mas quando partem das bocas de falsos, hipócritas, mentirosos, dissimulados, aqueles que se fazem de bonzinhos, humildes e simpáticos e até gozam de certa posição social ou política numa comunidade, então percebe-se a falsidade, a hipocrisia e a heresia. Até nessa hora se portam como bandidos disfarçados de honestos. Dá nojo, dá asco, dá ânsia, dá pena. São lobos vestidos de cordeiros e sepulcros caiados --- belos por fora e podres por dentro. É um sacrilégio. Cada um vista a carapuça até onde lhe couber e é claro que tem endereço certo.

. . . que tudo terminou em pizza . . .


--- E tudo aconteceu como estava previsto. Foi mais uma vez o jeitinho brasileiro que imperou. O "boca mole fala mansa" traçou seus pauzinhos e junto com a promotoria pública foi feito um arranjo de acertos de cargos e os apaniguados dormiram sossegados. Senão vejamos:

* Sessão de Câmara de ontem cuja Ordem do Dia constava somente de projeto de lei concedendo nome a via pública (pra variar, pois novamente a sessão durou pouco mais de 2 horas e meia e mais da metade deste tempo foi gasta com homenagens, congratulações e aplausos). Aí, embora o projeto do enquadramento de cargos já estivesse pronto há cerca de 40 dias, conforme afirmou o Leandro em plenário, o "inho" colocou, segundo plano nitidamente premeditado, de última hora para que fosse votado e aprovado de afogadilho, sem tempo adequado para a devida análise, discussão e votação. Só um idiota não percebeu isso. Fizeram até uma reunião prévia nos bastidores para se acertarem os ponteiros... E depois ainda criticam atitudes semelhantes nos escalões superiores da desacreditada política brasileira. 

* Vamos para a votação que garantiu os comissionados apaniguados. A chamada "oposição" novamente se fechou em copas e outra vez enfiou o rabo no meio das pernas: Roberto votou favorável, embora criticando a pressa e falta de tempo para melhor análise. Ora nobre edil, se não teve tempo para melhor análise pedisse vistas ou votasse contra fosse qual fosse a desculpa para se votar correndo, pois tudo foi preparado de antemão pra isso  --- decepção!!! Paulão, que na legislatura passada foi um dos mais atuantes vereadores, nesta está um zero à esquerda. Votou a favor --- decepção!!! Ricardo --- ficou em cima do muro para não se comprometer. Absteve-se --- decepção!!! O único que votou conscienciosamente reprovando a imediatice da necessidade de aprovação foi o Leandro. O único coerente ao votar contra por causa desse motivo, pois não havia tempo suficiente para se entrar no mérito da questão. E, como não poderia deixar de ser, foi criticado agressivamente pela sua atitude plenamente justificável --- parabéns!!! E a situação? Ora a situação... Amém... belém... amém... belém... O único que comentou o projeto foi o Renato que disse ter lido com atenção o texto do projeto e não viu nele absolutamente nada que pudesse indicar alguma suspeita de algo ilícito, pois se encontrasse algo assim não votaria a favor... Ora nobre edil, você acha que seus pares situacionistas de topo (os que não são do topo mal sabem ler direito um projeto) iriam deixar algum vestígio neste sentido, ainda mais sob a vigilância da promotoria??? Santa ingenuidade... Me engana que eu gosto... E tudo terminou em pizza mais uma vez!!!

* Novamente a observação sobre o senta-levanta, principalmente ontem, na cadeira da presidência. E desta vez teve consequência. Quando o "inho" voltou depois de 3 ou 4 levantadas, chamou a leitura dos requerimentos de congratulações e aplausos, que é o que mais tem, às vezes até superando as indicações e demais requerimentos, cuja leitura já tinha sido anunciada pelo vice-presidente e aí descobriram no meio da papelada do secretário que havia mais um punhado destes requerimentos... Quer dizer, se ficasse quieto em seu lugar com atenção e respeito às leituras, não aconteceria esse tipo de bagunça. Ridículo se não fosse hilário...

* Só pra terminar acho que o termo APOLOGIA muito usado na sessão de ontem foi muito mal empregado de acordo com seu real significado. Acho que quem quer falar chique usando termos diferenciados deveria consultar antes o dicionário ou o Google:

apologia
substantivo feminino
  1. 1.
    ret discurso ou texto em que se defende, justifica ou elogia (esp. alguma doutrina, ação, obra etc.).

    "fez a a. do catolicismo"
  2. 2.
    p.ext. defesa apaixonada de (alguém ou algo) [ger. pessoa singular, incomum]; elogio, enaltecimento.

    "religiosa, fez a a. do santo do qual era devota"



Portanto, ontem o Leandro não fez APOLOGIA nenhuma a nada...