Total de visualizações de página

domingo, 13 de outubro de 2019

. . . que "Papai Noel ainda existe". Existe?

--- Papai Noel na verdade nunca existiu. Foi uma figura folclórica do mundo profano europeu, inspirado em São Nicolau que ajudava as pessoas com dificuldades financeiras  colocando moedas de ouro em um saco e os deixava na chaminé dos necessitados. Daí criaram essa figura que se espalhou pelo mundo como o Bom Velhinho. Desta maneira confunde-se com o nascimento de Cristo, esse sim o real significado do 25 de Dezembro em cada ano.

* Em Serra Negra, embora Papai Noel sempre tenha sido uma figura imaginária, figurativamente o radialista Professor Paulo Faria inspirou-se nela para promover um evento que perdurou por vários anos, inclusive trazendo personagens conhecidas do mundo esportivo e artístico para alegrar as crianças, principalmente as mais necessitadas e aí o Papai Noel existiu sim na mente fértil da criançada serrana que se alegrava, se divertia e saía feliz e presenteada em todos os finais de ano. Eu mesmo fiz parte de algumas de suas apresentações. Foi um evento benemerente de grande sucesso e que sempre contou em sua organização e realização com a ajuda, apoio e patrocínio da Prefeitura em gestões subsequentes, com cessão de local público, palco, segurança, infraestrutura enfim.

* Colocado este preâmbulo, diga-se de passagem que o evento "Papai Noel ainda existe", por motivos vários deixou de acontecer para frustração de muita gente, principalmente do Paulo seu criador. O tempo passou, nosso mundo político local deu voltas e seu grande promotor Prof. Paulo Faria neste 2.019 foi lançado nele e pinta aí como provável candidato à Prefeitura. Com certeza o atual Secretário de Turismo Cesar Borboni (Nei) participou ou testemunhou várias vezes este evento em sua infância e juventude.  Em sua crescente popularidade Paulo Faria enxergou a oportunidade de voltar a realizar seu tão importante evento ainda neste ano e foi solicitada a mesma cobertura e apoio da atual Administração Municipal, que não foi negada, mas apenas no que diz respeito à cessão do local e não da maneira total como no passado, o que, convenhamos, dificulta muito e até impossibilita a realização do mesmo. Acontece que outros futuros pretensos candidatos na eleição do próximo ano e seus mais chegados vislumbraram aí uma possível mistura de objetivos e uso de tal realização deste evento com a malfadada política. Seria no caso uma possível propaganda eleitoral antecipada, usando a Prefeitura que irá lançar candidato próprio. Posso garantir que na cabeça de seu criador isso jamais passou, tanto que chegou a declarar que, caso tudo voltasse a acontecer como outrora, ele, Paulo, não iria nem aparecer no local, justamente para não ser acusado disso. O Secretário Nei apoiou a realização da volta do evento mas com essas limitações impostas, alegando, de viva voz ao blog, que já tinha outras programações elaboradas para as festividades de fim de ano por parte de sua secretaria. 

* Resumindo e encerrando o papo, atendendo pedido do Prof. Paulo Faria a sua decisão é: "Papai Noel ainda existe", não acontecerá mais neste ano. Portanto, Papai Noel vai continuar não existindo. Não nestes moldes. Ano que vem, se o povo serrano quiser, e ele há de querer, o Bom Velhinho ressuscitará em nossas ruas no mês do Natal, com, sem ou apesar da política!