Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de julho de 2021

. . . o e-mail do tópico anterior

 --- Fantástico e maravilhoso tal e-mail assinado pelo Nestorzinho, como sempre o chamamos desde pequeno, filho do saudoso Nestor Saragiotto. Um comentário muito bem escrito, ponderado, calmo, analista e certeiro. Veio ao encontro do que eu mesmo disse hoje pela manhã ao Presidente Nei para que adiasse a sessão extra de segunda-feira para poder agir com coragem e discernimento e não tudo de afogadilho como vem fazendo o atual prefeito, enfiando os pés pelas mãos. Você Nei, como sendo a autoridade máxima do Legislativo serrano tem poder e serenidade para assim agir, demonstrando independência do Legislativo em relação ao Executivo e que faz e fará sempre tudo pelo bem e união de todas as famílias serranas, não compactuando com atitudes injustas e apressadas. Se assim não o fizer Nei, estará decretando sua total dependência do clã feudal para onde se bandeou depois de ter sido oposição e será apenas mais um sob as rédeas do Sr. Adib...  E não me venha com chorumelas... 

. . . IRINEU X BIMBO

--- É exatamente esse o título do e-mail que o blog acaba de receber deste serrano que reside fora e que também pertence a Família Saragiotto :

Prezado Lauro, tudo bem?

 

Como faço normalmente, acessei seu blog esta manhã para ter notícias de nossa amada “terrinha” e levei um susto ao tomar conhecimento da Ordem do Dia da próxima sessão da Câmara Municipal, que já colocará em votação recentíssimo projeto do Executivo, dando o nome do Bimbo para o prédio onde se acha instalada a Prefeitura, desprezando, atropelando e pisoteando, sem a menor cerimônia, projeto anterior, que prestava idêntica homenagem a Irineu Saragiotto. Não me parecem necessárias grandes perquirições para concluir-se quão inoportuna e açodada é a votação. Não se trata de matéria urgente e não há razão para a pressa. Nas atuais circunstâncias, diante da existência de proposições colocando em campos opostos os nomes de figuras da maior respeitabilidade na história da política local, a prudência e a habilidade política aconselhariam um recuo, um aprofundamento dos estudos, um amadurecimento da situação, uma consulta às forças vivas do município, uma apresentação de explicações convincentes para as eventuais mudanças de rumo e só aí, depois de esgotada a avaliação, é que se recomendaria o arquivamento de um projeto, qualquer que fosse ele, e a submissão do outro ao plenário da Casa. A maneira como se deu a tramitação do assunto até aqui só demonstra inabilidade, insensibilidade e é profundamente ofensiva para a memória de Irineu e para a sua enorme família, à qual sempre tive a honra de pertencer. Ainda há tempo, Sr. Presidente. Converse com seus líderes, com seus pares e com a comunidade que o cerca. Seja humilde e perceba o momento delicado. Reflita, pondere, analise e suspenda a votação, até que avaliação mais cuidadosa seja levada a efeito. Com cautela, atenção, respeito, consideração e inteligência, uma solução que a todos satisfaça haverá de ser encontrada.

 

Obrigado pela atenção, Lauro. Se quiser publicar, esteja à vontade.

 

Um abraço do

 

Tôy.

. . . que ele também quer participar da questão

                       OPINIÃO  DO  BARÃO 

9 de julho
Um dia que é lembrado pela coragem e liderança dos Paulistas em defender uma nova Constituição.
Em Serra Negra, será lembrado como o Dia da Vergonha.

A figura que realmente merece ser homenageada, Prefeito Irineu Saragiotto.
Foi preterido por nunca ter se curvado covardemente ao Sr. Adib, como muitos fizeram e o fazem até hoje.
Nossas mais sinceras Homenagens à sua RETIDÃO  E  CONDUTA  ILIBADA.

Não pensem que o Time do Sr. Adib tem a intenção de  homenagear o "companheiro de jornada".

Quer mesmo, é semear o que sempre plantou aqui.
Já dissemos e iremos repetir:
Há mais de 50 anos, o Sr. Adib faz o mesmo:
destrói famílias e amizades.

                      Irineu Saragiotto e Bimbo.
Eram grandes e sinceros amigos.
Cremos que, onde eles estiverem certamente estão profundamente contrariados.

Mais uma para a extensa lista do Sr. Adib.

. . . o imponderável


PAULO  ROBERTO SCACHETTI    e   IRINEU SARAGIOTTO, depois deste episódio, sairão mais enaltecidos e lembrados do que o próprio homenageado. Saudades eternas.

. . . e também lembrando

 --- Lembrando que antes disso tudo, começou com a intenção de se colocar o nome do Dr. PAULO ROBERTO SCACHETTI, igualmente merecedor por ter sido eleito e reeleito prefeito, foi vereador e também presidente da Câmara. Mas como era opositor do grupo feudal, o projeto não foi adiante e os mesmos de sempre disseram: "Não é de bom tom colocar nome de pessoa". Agora, por pura conveniência política para mais uma vez lamber bota do prefeito que é do clã feudal, passou a ser de bom tom colocar nome de pessoa. Pura demagogia e hipocrisia barata dos eternos dependentes e puxas. Ainda bem que temos a certeza que HOMENS de verdade e LÍDERES políticos autênticos como Paulo Scachetti e Irineu Saragiotto se eternizam em nossa história não por terem seus nomes em placas, mas pela estirpe, idoneidade moral, liderança nata e independência política que sempre tiveram. Jamais foram vassalos e dominados por cabrestos de qualquer tipo ou espécie.

. . . que segunda vai ter P. I.

 ---Sim! E sem o V de virtual... Será uma extraordinária presencial. Eis a "Ordem do Dia" :

* Prestaram atenção no que será votado?
* Novamente repetindo, sem entrar no mérito do merecimento do nome do homenageado, que já foi homenageado EM VIDA, com seu nome imortalizado em uma de nossas ruas. 

* A questão em si é outra aqui já mostrada e demonstrada.  Que palhaçada é essa Presidente  Cesar Borboni??? Que desrespeito é esse para com o nome e a memória do Sr. IRINEU SARAGIOTTO??? Já existe um protocolo oficial para essa denominação, do qual o senhor fez parte e aprovou. Que arranjo que o senhor promoveu internamente para substituir o nome do homenageado? Só porque a ideia é de seu líder o prefeito? Como que o senhor põe em pauta isso deixando-se influenciar desta maneira? Vai dizer que tudo foi feito dentro da ética e da legalidade? Conversa pra boi dormir... E a família do ex-prefeito, ex-vereador, ex-presidente da casa, cuja foto está aí na parede ao seu lado? Você e quem votar a favor disso vai sentir um arrepio interno toda vez que olharem pra ela. E a Família de Irineu Saragiotto como pode ser assim tão tremendamente desrespeitada??? A mesma pergunta que fiz ao prefeito aqui perguntando-lhe qual seria sua reação se quisessem trocar o nome da atual rodoviária que leva o nome de seu pai, eu a faço agora ao senhor: qual seria sua postura se quisessem trocar o nome de seu pai na praça atrás da Prefeitura? Na dos outros sempre continuará sendo refresco...
 
* O Bimbo merece? Claro que merece! Talvez até ninguém mereça mais do que ele por tudo o que fez e participou de nossa história política, mas o Sr. Irineu Saragiotto iguala-se a ele também por sua participação, cargos e funções em nossa história. 

* Claro que essa atual Câmara de Vereadores vai aprovar, pois em sua grande maioria está sendo uma grande e enorme decepção com apenas 6 meses, totalmente inerte e passiva, algumas verdadeiras "moscas mortas", sendo facilmente manipuláveis, principalmente por esse presidente.  Não se presta uma homenagem enaltecendo a memória de um, desrespeitando e menosprezando a memória de outro!!!

* E o filho do Bimbo? Vai permitir isso já que não concordava que se desse o nome de alguém tanto no prédio da Prefeitura como no prédio da Câmara??? Mudou de ideia de repente???

* Desculpe-me Presidente "eleito" Cesar Borboni, meu amigo Nei, mas da mesma forma como não concordei com a maneira como você foi eleito presidente e por isso coloco sempre o termo "eleito" entre aspas, não concordo com essa homenagem devido aos antecedentes oficiais já citados. E da mesma forma que nossa amizade lhe permite que chame constantemente minha atenção até publicamente como já o fez, eu agora chamo a sua atenção. Só por isso fico convicto que JAMAIS você será considerado "o melhor presidente da Câmara de SN", como me prometeu. Será eternamente lembrado como promotor dessa homenagem justa para com o Bimbo, mas totalmente injusta para com o Irineu.

* E pingue-se o ponto. 

. . . que não se mexe em time que está ganhando

---  Nunca se errou tanto numa troca de funções na Prefeitura de SN como essa da Secretaria de Esportes. Em tão pouco tempo vejam já a primeira consequência:
*
Mais uma vez Prefeito Elmir, sua assessoria está um desastre... O pior cego é aquele que não quer ver.

. . . o dia de hoje

 ENTENDENDO O 9 DE JULHO - por Ivan César Belentani - Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.


O dia 9 de julho se tornou feriado no Estado de São Paulo no ano 1997, por força da Lei 9.497, promulgada pelo então Governador Mário Covas. Entretanto, muitos cidadãos paulistas desconhecem o que é comemorado nesse dia.
O dia 9 de julho é considerado a data magna de nosso Estado, ocasião em que se comemora a Revolução Constitucionalista de 1932. 
Pois bem. Vamos entender de forma simples o que aconteceu e porque essa data é tão importante para o Estado de São Paulo.
Em 1930 Getúlio Vargas, que era gaúcho, assumiu o poder da nação, depondo o então presidente Washington Luis e impedindo que Júlio Prestes, paulista, assumisse o governo. 
Vargas destituiu o congresso e retirou poderes dos Estados.
Muitos paulistas acreditavam que Getúlio convocaria uma assembleia constituinte e eleições presidenciais, fatos que não ocorreram, gerando revolta no Estado.
Na busca de um regime constitucional e com apoio de comerciantes, profissionais liberais, maçons e estudantes universitários, em 23 de maio de 1932 ocorreu um grande ato político na cidade de São Paulo pedindo a realização de eleições. 
Os estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antonio Camargo de Andrade, que participavam do ato, foram mortos durante tentativa de invasão a um local que se concentravam apoiadores do regime de Getúlio Vargas.
Surge aí a sigla M.M.D.C., referente à forma como os estudantes eram conhecidos – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Mais tarde acrescentou-se a letra A ao final da sigla, referente ao jovem Alvarenga, também morto no conflito.

Surge também a partir daí, já no dia 9 de julho, uma grande revolta armada, na qual os paulistas exigiam a saída de Vargas do poder, a realização de eleições e a elaboração de uma nova Constituição.
Utilizando os meios de comunicação existentes na época – rádios e jornais – foram mobilizados mais de 200 mil voluntários, dos quais cerca de 60 mil atuariam em combate. 
As tropas paulistas, incluindo-se o efetivo da então Força Pública, atual Polícia Militar – que participou com cerca 10 mil combatentes, 4 aviões, 5 trens blindados e diversos veículos também blindados – imaginavam que poderiam contar também com o apoio de militares mineiros, mato-grossenses e gaúchos, mas o apoio não chegou.
Cerca de 100 mil soldados aliados do governo federal partiram para o enfrentamento com os paulistas.
Após quase 90 dias de intenso combate e cercadas por tropas federais, as tropas paulistas, com necessidades de alimentação e armamento, se renderam ao governo federal.
Batalha perdida em campo e vencida na política. Vitoria moral para os paulistas.
Embora dados não oficiais indiquem a morte de cerca 2 mil soldados paulistas, o objetivo seria alcançado, já que em 1934 ocorreria a promulgação de uma nova Constituição, que ficaria em vigor até 1937, quando Vargas fechou o Congresso Nacional, cassando a nova Constituição.
Vargas ficou no poder até 1945, quando foi finalmente deposto. 
Em homenagem aos paulistas mortos na revolução, foi construído no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32. Maior monumento de São Paulo, com 72 metros de altura, abriga os restos mortais de mais de 700 combatentes, com destaque especial para Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (M.M.D.C.).
Entre várias inscrições existentes no monumento, a que mais se destaca é a constante de sua base:
"Viveram pouco para morrer bem,
morreram jovens para viver sempre."
Orgulho dos paulistas, a Revolução de 1932 jamais deverá ser esquecida, como forma de honrar a memória daqueles que lutaram e deram suas vidas por um Brasil mais justo e perfeito.



* Em SERRA NEGRA jamais poderemos nos esquecer nesta data principalmente, da figura magnânima de nosso amigo eterno, o Cabo BRAZ EDUARDO DE CASTRO BLOTTA, herói constitucionalista e prefeito, talvez  o único que saiu da Prefeitura mais pobre do que quando entrou e que percorria as obras da cidade e todos os bairros da periferia com seu próprio carro, uma Vemaguete. Enquanto viver, nesta data pelo menos, jamais deixarei de homenagear a memória de nosso querido Braizinho.